sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como água para chocolate





ASSUNTO




Mitos familiares- Relações familiares

O filme fala do papel da morte, traição, paixão, filhas que são obrigadas a carregar os complexos das mães, irmãs que sufocam irmãs em busca de felicidade, a postura do masculino frente os relacionamentos.

Como água para chocolate narra a história de 3 gerações de uma família mexicana e seus mitos. Há riqueza na história familiar e a possibilidade de analisar sistemicamente as heranças míticas e suas conseqüências nas 3 gerações apresentadas.
SINOPSE
Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família,quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo emseguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer, Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.

Cenas do filme

4 comentários:

  1. Esse filme é muito louco rssrsrs.... Quando eu fazia curso de espanhol a professora usou alguns trechos dele, depois o assisti na íntegra, achei interessante a cena em que ela faz o bolo, triste, chorando, e suas lágrimas carregam seu estado de espírito ao bolo que acaba 'contaminando' as pessoas que dele comem. Outra cena legal é aquela que a casa pega fogo e ela foge num cavalo, nua, muito louco aquilo... rsrss

    ResponderExcluir
  2. Erótico? Não. Muito delicado e metaforico. Os costumes e tradições locais da época nos fazem refletir em como é hipócrita o repetir mecanicamente oque gerações se acostumaram . E como dá medo em sair desses costumes em quem é o reprimido na questão. Profundo, tocante, e mostra as tragedias psicológicas que se formam nesse efeito dominó. As metáforas são o ponto alto do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente participação, obrigada! Na ocasião do post, a proposta era de trocas, ainda não desenvolvia muito minha percepção. Boa dica para rever o filme e desenvolver um novo post sobre, vale a pena, gratidão!

      Excluir

Sua opinião é muito importante!