sexta-feira, 30 de julho de 2010

O menino de pijama listrado

o menino de pij list ASSUNTO
Inocência, guerra, amizade, infância, preconceito.
O filme mostra, de maneira emocionante, duas realidades destoantes, vivenciada na Alemanha Nazista, na época da segunda guerra. Bruno, menino puro, de oito anos de idade, filho de um oficial nazista, muda-se com a família para uma nova casa, próxima a um campo de concentração e ali acontece toda a trama. O garoto não consegue entender o ódio que sua nação sente pelos judeus, apesar de toda uma educação que tentava convencê-lo de que isso era adequado e necessário. O filme mostra três lados, o do ódio dos alemães contra os judeus, a inocência da infância que não consegue assimilar a lógica dos adultos e o de alemães que desconheciam ou eram contra os verdadeiro horrores cometidos no campo de concentração. O menino do pijama listrado’ é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
SINOPSE
Drama, 2008Um filme sensível, emocionante e triste. Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.
ARTIGO AQUI
OUTRO ARTIGO AQUI
TRAILER:

6 comentários:

  1. Esse filme tem alguma relação com a teoria das relações humanas? Gostaria de saber já que em minha mente diz que sim mas não consigo buscar bem essas ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até consigo entender seu olhar, mas devo lembrar que a Teoria das relações humanas nasceu na depressão, e ,foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Assim, favoreceu o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente em sua aplicação nas organizações. No filme, acredito, ó pensamento humanista estaria mais próximo do tema explorado.
      Abs

      Excluir
  2. E qual relação este filme tem com a teoria kurt Lewin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Adorei sua pergunta, o que me inspira a reescrever o post, acrescentando uma perspectiva que inclua a teoria de campo de Kurt Lewin. Posso adiantar que o campo é do organismo, inclui toda experiência individual, (os contatos que contribuem em ser quem é), sua natureza de ser (pessoa), e, o meio ambiente. Ou seja, cada um tem seu mundo, que ao encontrar com outros tantos mundos, vive um eterno vir a ser... Em breve, respondo melhor sua pergunta. Logo que possível!
      Abraços, volte sempre!!

      Excluir
  3. Alguém pode me falar a descrição psicológica do personagem principal?

    ResponderExcluir
  4. por favor, estou escrevendo sobre a visao ética desse filme, poderia me ajudar citando alguns topicos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!