quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Temple Grandin

temple

ASSUNTO

Autismo, inclusão, superação

SINOPSE

Dirigido por Mick Jackson e com Claire Danes como Temple, o filme conta a história e a trajetória de uma das autistas mais conhecidas no mundo. Mostrando de forma intensa e detalhada como foi difícil o caminho desde o inicio do diagnostico  até receber o titulo de mestre em psicologia, o filme emociona e encoraja.Outro ponto forte do filme é mostrar como funciona a mente e a percepção visual de Temple.


TRAILER


O OLHAR DA PSICOLOGIA

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento. Uma deficiência nos sistemas que processam a informação sensorial recebida faz a criança reagir a alguns estímulos de maneira excessiva, enquanto a outros reage debilmente.  O autismo é uma anomalia da infância que isola a criança de relações interpessoais. Ela deixa de explorar o mundo à sua volta, permanecendo em vez disso em seu universo interior. Os sintomas parecem surgir nos primeiros meses de vida. O bebê não responde da mesma forma que os demais. Não é surdo, pois reage aos sons. Mas suas reações a outros estímulos sensoriais são inconsistentes. O perfume de uma rosa recém-colhida no jardim pode provocar um ataque na criança – ou fazê-la recolher-se a seu mundo interior. Outros sintomas do autismo são esquivar-se ao toque alheio, ausência de fala com significado, comportamentos repetitivos, acessos de raiva, sensibilidade a barulhos altos ou incomuns e falta de contato emocional com as outras pessoas. Temple foi diagnosticada   aos 4 anos de idade. Na escola era chamada de "gravador", por repetir o que era dito sem parar. Dizer que uma criança autista não apresenta reação absolutamente nenhuma às outras pessoas é um equívoco, uma criança autista pode apresentar reações sociais numa determinada situação, mas não em outra. As crianças autistas manifestam tanta variação de talentos, Inteligência, gostos e atrativos sociais quanto as crianças ditas “normais”. Temple Grandim é um exemplo de que o diagnóstico não restringe o ser!
Depois de sair do colégio, Temple seguiu seu desenvolvimento, com notas para frequentar diversas universidades e escrever uma  de artigos sobre o comportamento animal.  A história acompanha desde o período no qual estava prestes a ir para a universidade até o reconhecimento nacional de seu trabalho, que muito esclarece sobre autismo. O roteiro, baseado no livro “Uma Menina Estranha”, da própria Grandin, conta uma história fascinante sobre como as crianças autistas percebem e reagem de forma incomum ao mundo estranho que as cerca – o mundo ao qual tentam desesperadamente impor alguma ordem. Importante ressaltar  o valor das relações na vida da protagonista. A relação com sua mãe é peculiar, sua indiferença parece causar prejuízo ao desenvolvimento da menina. Entretanto, no colégio interno, o encontro com o professor promove descobertas interessantes sobre  suas habilidades e o grande segredo de sua mente: ela se organiza por imagens, e não por palavras.  Se referindo a ela como “uma incrível pensadora visual” ele passa a trabalhar com ela, respeitando seus limites e desenvolvendo suas capacidades.Tanto o professor quanto os tios foram relações importantes para o desenvolvimento de seu potencial. Aqui, destacamos a importância das relações nutritivas movimento do ser, em seu fluir. Independente do diagnóstico ou rótulo utilizado, as relações tóxicas irão contribuir negativamente para o indivíduo, engessando seu potencial. O filme revela um pouco de como ela interpreta o mundo, através de imagens e animações, uma perspectiva diferente que interpreta, por exemplo,  expressões idiomáticas ao "pé da letra".  Altamente esclarecedor, o filme é indicado para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!