quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bicho de 7 cabeças

bico de sete cabeças ASSUNTO
Saúde mental, luta antimanicomial, relações familiares
O filme aborda a grande polêmica do processo de socialização. Poderia ser o sistema penitenciário, poderia ser o exilo, a extradição, mas o foco é o sistema manicomial. Também relata a falta de informação de algumas pessoas sobre o uso de entorpecentes e a falta de diálogo entre pais e filhos. Pai e filho possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema manicomial desumano. O filme denuncia a violência praticada contra os doentes mentais dentro dos hospitais psiquiátricos, além de reivindicar mudanças rápidas no campo da saúde mental, além de escancarar a política de fabricação da loucura e o tratamento do louco através de práticas desumanas e violentas, como o eletrochoque e a aplicação de doses maciças de medicamentos. Outro recado importante que é dado no filme é tentar (eu sei que é difícil) não enxergar os doentes como doentes. No fundo eles apenas desviam do padrão estabelecido pela sociedade.

SINOPSE
Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisséia vivida por Neto, um jovem de classe media baixa que leva uma vida comum até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso. O fato é a gota dágua que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade, com pequenas rebeldias incompreendidas pelo pai, como pichar muros e usar brincos. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. No manicômio, Neto conhece uma realidade absurda e desumana, onde os internos são devorados por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista.
A história foi baseada em fatos reais vividos por Austregésilo Carrano Bueno. Até os 20 anos, ele foi internado em várias instituições psiquiátricas, sempre tendo todos os seus direitos desrespeitados. Austry passou dias e dias amarrado à cama ou trancafiado em cubículos escuros e imundos, semelhantes às solitárias das penitenciárias.
“Este filme é duro, chocante, cruel. Duro porque apresenta a realidade dos hospícios manicomiais com uma transparência que parece de documentário e não de filme; chocante porque os espectadores no mini cinema de um shopping ficaram sofrendo o impacto "da medicina manicomial", e cruel porque as cenas de violência desumana em nome de um tratamento psiquiátrico mostravam sem alegorias ou metáforas como o homem pode ser o lobo do homem.” Leia mais clicando aqui
TRAILER

Um comentário:

  1. Gostaria muito de saber se vc possui este filme em dvd?
    Silvia Arantes
    silviaaranteslopes@hotmail.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!