sexta-feira, 27 de maio de 2011

Diário de uma paixão

o diario de uma paixão ASSUNTO
Alzheimer, relações de casal e família, relações afetivas e sociais
O filme conta a linda história de um casal, em que, ela atingida pelo Mal de Alzheimer é convencida através da leitura do seu diário- por ele, a relembrar ou recordar a história de amor vivida pelos dois. A perseverança está na ida dele diariamente a clínica onde ela está internada para tratar da doença e ele ler para ela, relatando tudo que foi vivido por. É uma amor que transpõe obstáculos diários, onde o reconhecimento chega em poucos segundos e num estalo quando ele consegue com ela uma conexão com o presente, tudo volta ao esquecimento, pois ela se assusta por não reconhecê-lo e apavora-se diante do desconhecido.O amor é abnegado tanto pelo marido quanto pelos filhos e os netos que sabem que nunca serão reconhecidos, mesmo assim a visitam. Diário de uma Paixão retrata de forma bastante romântica a vida de uma pessoa com demência e de sua família. Como em muitos outros filmes que abordam o tema, a perda de memória é um dos poucos sintomas mostrados, e a reação da família à doença é sempre muito boa. O personagem de Duke, que fica pacientemente ao lado de Allie com a esperança de que ela recupere a memória,é bastante diferente dos familiares da vida real. Alguns estudos mostram que a família ou o cuidador, normalmente, se cansa e/ou perde a paciência com a pessoa doente, já que é preciso responder muitas vezes as mesmas perguntas e, às vezes, ainda ser acusado de mentiroso. “... Às vezes ela acabou de almoçar e ela diz que ninguém deu comida pra ela”, reclama um familiar. Um dos aspectos da perda de memória que é abordado no filme é o triste e comum fato de a pessoa doente não reconhecer os familiares próximos. A cena em que Allie não reconhece os filhos é muito tocante, e de forma sutil, mostra uma maior realidade com relação ao sofrimento dos familiares. “Ela não se lembra de nada, de nada, de nada, só do passado. Se você conversar com ela agora, nem dois minutos ela já esqueceu. Além disso, a cena mostra como os filhos de Allie discordam da atitude de Duke de morar na instituição só para ficar com ela, já que ela sequer lembra-se deles. Vemos nesse filme uma linda e emocionante história de amor, mesclada com uma triste realidade, mesmo que contada de forma romântica. Além do tema corriqueiro de amor impossível entre pessoas de classes sociais diferentes, e da distância da realidade quando o tema da demência é abordado, esse é um filme realmente emocionante, e sem dúvida vale a pena ser visto.
SINOPSE
Baseado no romance best-seller The Notebook de Nicholas Sparks, o filme Diário de Uma Paixão é uma história sobre oportunidades perdidas, amadurecimento e a força de um amor duradouro.
Quando a adolescente Allie Hamilton (RACHEL McADAMS) vai passar o verão com a família na cidade litorânea de Seabrook, na Carolina do Norte, nos anos 40, conhece o garoto Noah Calhoun (RYAN GOSLING), que mora na cidade. Noah sente que é amor à primeira vista. Embora a menina seja de uma família rica e ele seja um operário, os dois se apaixonam profundamente durante um verão repleto de emoção e liberdade.Eles são separados pelas circunstâncias - e pela súbita eclosão da Segunda Guerrra Mundial -, mas ambos permanecem assombrados pelas lembranças um do outro. Quando Noah volta para casa após a guerra, Allie se foi para sempre de sua vida, mas não do seu coração. Embora Noah ainda não saiba, Allie voltou a Seabrook, onde eles se apaixonaram. Ocorre que agora Allie está noiva de Lon (JAMES MARSDEN), um soldado abastado que conheceu quando foi voluntária num hospital. Décadas mais tarde, um homem (JAMES GARNER) lê um caderno antigo para uma mulher (GENA ROWLANDS) que visita regularmente no asilo. Embora a memória dela esteja prejudicada, ela se deixa envolver pela emocionante história de Allie e Noah - e por alguns breves momentos consegue reviver uma época de paixão e turbulência, em que eles juraram que ficariam juntos para sempre.
TRAILER

6 comentários:

  1. Muito legal sua iniciativa de criar um cantinho com todos os detalhes dos filmes. Sou leiga no assunto, mas admiro bastante temas relacionados a psicologia.

    ResponderExcluir
  2. Patricia, só uma breve correção: ele não a visita na clínica, ele se muda para ficar o mais próximo possível dela, pois ela é o "lar" dele. E a clínica também não é a mesma casa que ele construiu, só uma similar. Mas achei mto interessante seu site! Meu namorado é psicólogo, eu sou advogada e somos ambos cinéfilos e sempre discutimos a mensagem dos filmes e seus impactos... Vou dar uma olhada no que mais vc tem por aqui... Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento a demora, só recentemente, descobri que existiam varios comentários numa caixa de spam, que ignorava a existência.Quanto a correção, creio que se refere a sinopse, que uso aque tem disponivel na divulgação do filme. Obrigada, por sua observação, volte sempre!

      Excluir
  3. E eles ficaram separados por 7 anos, não 14...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!