domingo, 22 de abril de 2012

Albert Nobbs

 
clip_image002ASSUNTO
Idendidade de gênero, repressão, abuso, relações afetivas e sociais.

SINOPSE
Numa sociedade rígida e intolerante, Dublin de épocas passadas para ser mais claro, uma mulher se disfarça de homem para sobreviver. O longa é ambientado na Irlanda do século 19, quando mulheres se travestiam de homens para poder trabalhar e sobreviver dignamente numa época em que certas funções eram proibidas para o sexo feminino. Glenn Cloose interpreta uma dessas mulheres. Ela é Albert Nobbs, o mordomo de um Hotel, sempre atencioso com os clientes e com as pessoas ao seu redor. Porém, ninguém sabe do seu segredo e sobre seu verdadeiro sonho: juntar dinheiro para abrir o próprio negócio. Mas tudo muda quando Hubert descobre a farsa. Ele, na verdade, também uma mulher. Sua história dá esperanças para Nobbs, pois, para conquistar certa liberdade, Hubert se casou com uma mulher. Assim, Albert vê uma nova possibilidade para seus planos. Sua intenção é casar-se com Helen Dawes e começar uma nova vida, já que passou 30 anos vestido de homem. No entanto, a jovem se envolve com Joe Macken, outro empregado do lugar.
TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA
Albert Nobbs retrata outra forma da mulher lidar com o universo machista. Diferente do que ocorre no filme DIAS E NOITES, para sobreviver ao sistema, a personagem decide se adaptar as regras. Ou seja, para sobreviver no mundo masculino irlandês do século XIX é preciso se passar por um homem. A trama gira em torno dessa mulher, que depois de sofrer abuso nas ruas, decide se vestir de homem e consegue um trabalho de garçom. Profissional impecável, somente na calada da noite é possível despir o papel masculino e soltar sua intimidade feminina. A mulher só existe por alguns instantes, quando conta suas economias e sonha com seu empreendimento que talvez possa dar espaço para sua verdadeira identidade. Albert Nobbs é o seu papel masculino que não permite emoções, trabalhando como uma máquina e servindo aos seus propósitos mais íntimos. Até então, seu projeto de vida gira em torno da realidade conhecida. Toda estratégia tem como objetivo a autonomia financeira, que poderá ser adquirida pela compra de sua tão sonhada tabacaria. Em dias e noites de trabalho árduo, vivenciando uma identidade que não lhe pertence, ela poupa cada centavo para que seja possível realizar seu sonho. Seu projeto é alterado quando encontra Page, outra travestida que vive como pintor e é casada com outra mulher que a faz feliz. Diante dessa nova verdade, Nobbs se convence a permanecer em seu papel masculino e buscar sua realização no casamento. Depois de 20 anos, não lhe parece difícil permanecer no papel masculino e projetar alguma felicidade nesse papel. O que antes foi uma máscara para encontrar seu lugar no mundo, agora é possibilidade. Sua feminilidade pode ser frustrada eternamente? De fato, seria possível ser feliz com outra mulher?

Nobbs quer somente alguém para dividir sonhos, não há conotação sexual, seu desejo é apenas constituir família e compartilhar seus sonhos com alguém, mesmo que para isso tenha que abrir mão de sua identidade feminina. O filme não foi bem recebido pela crítica, que considerou a belíssima atuação de Glenn Close sua única salvação. A proposta é pouco aprofundada, tornando seu desenvolvimento pouco convincente. Trata-se de um filme que nos remete a troca de sexo como solução para questões humanas. Nobbs aceita o papel masculino como única força possível, ela não luta pelo papel feminino, ao contrário, decide se adaptar para buscar sua felicidade. Gosto muito da crítica de Francisco Russo, especialmente quando afirma: E, por se apaixonar pelo sonho, não consegue perceber o quão insólito seria caso se tornasse verdadeiro. O brilho no olhar a cega para a realidade de forma definitiva. Faz parte da vida. (leia mais em Adoro cinema/). Pela atuação de glen Close, que nos revela algo sobre as questões que envolvem identidade de gênero, vale a pena conferir!
Seu personagem é pura auto-repressão, treinado em jamais revelar qualquer sentimento. Clique aqui para ler mais
Descobrimos que Albert Nobbs na verdade sofre com sua identidade, e não tem a menor experiência no campo do amor. Seus sonhos são idílicos e intangíveis, e seus momentos de felicidade resumem-se a contar o dinheiro acumalado por anos de trabalho. E através de uma trama nada empolgante, sua trajetória vai ganhando tons cada vez mais trágicos. Continue lendo...
Mas a grande questão por trás de Albert Nobbs é o feminismo frustrado que acomete suas personagens. É um filme de mulheres mascarado por falsos personagens  – o sexo masculino é apenas uma máscara. (...)Ter de admitir que, querendo ou não, precisam desses homens em um mundo que é regido pelas leis deles, é o grande sofrimento de nossa pobre Albert Nobbs – tanto que se viu obrigada a ser um deles para poder ser alguém. É esse mesmo mal que sempre acometeu mulheres de inúmeras gerações, como nos é mostrado emShakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love, 1998), quando a personagem de Gwyneth Paltrow é obrigada a se fingir de homem para poder exercer a sua tão sonhada profissão de atriz de teatro. Crítica completa, clique aqui.
A sociedade é que dita quem ela quer que você seja. Mas o filme não aproveita muito disso. Deixando a sexualidade de Nobbs em segundo plano, ele foca nos desejos dessa mulher perdida em corpo de homem, sejam eles trabalhistas ou amorosos. Crítica, continue lendo..
Albert Nobbs é muito mais que um homem em um corpo de mulher, é uma sonhadora que deseja ter uma tabacaria e junta cada centavo que ganha para realizar esse desejo. Esse espírito empreendedor é despertado de forma inesperada. É uma forma de encarar a vida, através de seus desejos. Quando o Sr. Page descobre o segredo de Nobbs isso muda a história, o controle e o descontrole da peculiar situação andam lado a lado nesse drama. clique para ler mais.

2 comentários:

  1. Olá Patricia,

    Q legal q você já assistiu este filme! Não tem como não gostar, não é? A gente acaba saindo cheio de reflexões. E, afinal, é isto q o cinema tem que fazer pelo expectador....


    Um abraço
    Juliana Matias

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!