domingo, 1 de julho de 2012

Vincent quer ver o mar

clip_image001ASSUNTO
Anorexia, Síndrome de Tourette, TOC, luto, relações afetivas e familiares.



SINOPSE
Vincent, um rapaz que sofre de síndrome de Tourette, foge de uma instituição junto com outras duas pessoas, uma moça anoréxica e um rapaz com TOC, para viajar à Itália e realizar o último desejo de sua mãe.


TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
Trata-se de um filme alemão de 2010, que apresenta a aventura de três pessoas com diferentes transtornos psiquiátricos. Ainda que retrate fielmente os comportamentos correspondentes a cada um dos transtornos, a trama nos presenteia com um olhar diferenciado e bem humorado. A viagem, que para Vincent tem a finalidade de atender ao desejo da mãe falecida, se torna um aprendizado para todos. Fora dos muros da instituição, as relações vão sendo desenvolvidas de forma surpreendente. Com humor e fotografias belíssimas, o enredo revela o desenvolvimento de novos sentidos para conceitos como respeito, amizade e solidariedade, sem que seja omitido o sofrimento e os conflitos pessoais de cada um.

Alex tem TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, nele caracterizado por crises recorrentes de obsessões e compulsões relacionadas à higiene. A obsessão é uma mania, um pensamento fixo invasivo e repetitivo, que provoca um comportamento ou ato mental, que a pessoa é compelida a executar em resposta. O TOC não define a pessoa, pois para cada pessoa tem sua forma particular de vivenciar o transtorno. A obsessão de Alex por higiene é razão para sua dificuldade de contato físico com as pessoas. Marie tem anorexia, um transtorno caracterizado por sua recusa em manter um peso corporal na faixa normal mínima associado a um receio em ganhar peso. De fato, a questão principal da anorexia nervosa está na distorção de sua autopercepção da forma e ou tamanho do próprio corpo, ou seja, na percepção do esquema corporal. Vincent é portador de um transtorno raro denominado Síndrome de Tourette, caracterizado pela presença de vários tiques motores associados a um ou mais tiques vocais, isto é, movimentos involuntários, surgidos antes da idade adulta. (Para saber mais sobre o assunto, assista o documentário postado na aba VÌDEOS). Além de acompanhar a viagem desse trio,  somos convidados a conhecer um pouco mais sobre os conflitos familiares de Vincent e os esforços profissionais da responsável pelos pacientes. O pai de Vincent e a terapeuta, apesar de divergirem sobre a forma de conduzir os problemas, acabam por compartilhar a viagem em busca dos pacientes.  Ao se afastar do lugar comum, cada um dos 5 envolvidos terão também a possibilidade de viajar  para dentro de si, o que poderá promover novas descobertas.  O filme nos faz refletir sobre conceitos caros como solidariedade, amizade e respeito às diferenças. Recomendo para toda a família, por ser um drama leve, encantador e por vezes bem humorado. Vale a pena conferir!
Para saber mais sobre a estória, clique aqui.

2 comentários:

Sua opinião é muito importante!