domingo, 6 de janeiro de 2013

O Exótico Hotel Marigold

imageASSUNTO

Luto, terceira idade, autodescoberta, homossexualidade, recomeço, amizade

SINOPSE

Já aposentados, sete ingleses, até então desconhecidos (Bill Nighy, Maggie Smith, Judi Dench, Tom Wilkinson, Penelope Wilton, Celia Imrie e Ronald Pickup), são aliciados a viver o resto dos seus dias num suntuoso hotel na Índia. Uma vida luxuosa a um preço acessível, segundo a agência que lhes vende o pacote. Porém, lá chegando, descobrem que o antigo palácio, agora transformado Hotel Marigol, já não tem o esplendor do passado. Desiludidos e sentindo-se enganados, os sete revelam algumas dificuldades em adaptar-se a uma cultura totalmente diferente da sua. Porém, será ali mesmo, com a preciosa ajuda do jovem indiano Sonny (Dev Patel), que cada um descobrirá que não existe idade limite para redescobrir a alegria de viver.

(...) eles serão transformados por suas experiências compartilhadas, descobrindo que a vida e o amor pode começar de novo quando você deixar de viver no passado. Cinema 10 - leia mais clicando aqui.

A chegada à Índia fará com que cada personagem se aproxime cada vez mais, enfrentando – ou se refugiando – de todas as diferenças que envolvem as díspares culturas: caos, pobreza, fé, culinária, poluição, clima, entre tantos outros. E o convívio dos acolhedores e solidários indianos será capaz de quebrar a barreira dos reservados britânicos em um filme que toca de forma delicada e sincera em temas como morte, solidão e amizade, além da chegada à velhice aliada ao confronto direto com o próprio passado, presente e futuro. Politicamente falando, o longa ganha ainda mais créditos ao nos colocar diante de britânicos e indianos convivendo em harmonia. Afinal, o passado recente da colonização britânica na Índia, que durou quase um século de conflitos. A ideia de mostrar personagens diferentes que acabam por descobrir mais um sobre o outro já rendeu numerosas obras, mas “O Exótico Hotel Marigold” faz isso com uma qualidade acima da média. Cinema com rapadura, crítica completa aqui.

TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA

A falta de perspectiva ou as questões inerentes à idade desses aposentados são a motivação necessária para que realizem essa viagem para um luxuoso hotel com custo baixo. Suas expectativas giram em torno de tudo aquilo que era oposto ao que viviam, ou seja, conforto, luxo e lazer. Entretanto, encontram um hotel decadente e precário. Foram seduzidos com visões de uma vida de lazer, mas chegam para encontrar no palácio um espelho de suas vidas. É exatamente este o ponto que dará início à jornada pessoal de cada um dos personagens.

Com tantos personagens diferentes em suas experiências de vida e personalidades, “O Exótico Hotel Marigold” nos apresenta as principais características de cada um deles. Seja o luto da viúva Evelyn e o medo de ser um fardo na vida de casado do filho, o preconceito de Muriel com qualquer pessoa que não seja branca e inglesa ou a libido de Norman, que se recusa a assumir a própria velhice, aproveitando o que ainda lhe resta de tempo para se divertir. Clichês a parte, o filme ilustra de forma bem humorada muitas das possíveis crises da terceira idade. Tudo acontece sem maiores aprofundamentos, tornando o filme um entretenimento leve. No entanto, não podemos deixar de destacar assuntos despertados na trama, ainda que de forma superficial. Pequenas pinceladas ilustram questões comuns à terceira idade, como: a dificuldade na elaboração do luto de um parceiro de toda vida; O desprezo à opinião dos mais velhos; A desconsideração e crítica que lhes são dirigidas; A ausência de suporte médico e financeiro no momento que o ser humano mais precisa; A negação do processo de envelhecimento, e, a homossexualidade revelada após uma vida inteira de repressão. Todas as questões são suavizadas no filme, que se revela como um passatempo descompromissado sobre as velhas mensagens de “nunca é tarde para recomeçar” e “a vida é curta demais para ser desperdiçada”. Nem por isso deixa de ser uma experiência deliciosa.

Patrícia Simone de  Araújo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!