segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pelos olhos de Maisie

imageASSUNTO
Relações afetivas e familiares, separação, alienação parental.
SINOPSE
Em meio ao conturbado divórcio dos pais, Maisie (Onata Aprile), uma garotinha de sete anos, tenta entender o que se passa. De um lado a mãe, Susanna (Julianne Moore), uma estrela do rock. Do outro o pai, Beale (Steve Coogan), um influente galerista. Unindo os dois, a menina, que logo descobre um novo significado para a palavra "família".
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
Em muitos momentos o filme parece confuso, imprevisível. De fato, compartilhamos do olhar de Maise diante das mudanças que ocorrem em sua vida. Também, pudera, ela é transformada em joguete das relações afetivas conturbadas de seus pais, no momento da separação. Após a batalha judicial, Maise passa a ter 4 pais e duas casas, mas isso não torna sua vida mais estável. As atitudes inconsequentes de seus pais, com relações sociais pautadas no interesse, nas aparências e também no narcisismo afetam o cotidiano da menina. Notamos que o comportamento da menina aparenta certo distanciamento, uma provável defesa diante dos fatos. O processo de desmoralização e afastamento do ex-cônjuge, denominado alienação parental, é bastante explorado no longa.
Interessante notar que, após a guerra judicial e os novos casamentos, os pais retornam a seu universo individual, deixando de priorizar a menina. Por sorte, ela descobre o amor e cuidado de pessoas que também foram “usadas” pelo egoísmo de seus pais. Talvez, tenha sido a humilhação, que ambos sentiram, o fato que favoreceu também a aproximação deles. Triste mesmo, é assistir a forma com a qual esses pais usam, abusam e descartam as relações afetivas de suas vidas. A criança é doce, cativante, encantadora, e, mesmo diante de tantos atropelos, encontra seu caminho. Preparem-se para sentimentos confusos, incluindo a raiva dos pais e vontade de chamá-los para uma prosa nada amigável. Entretanto, Maise compensa tudo, ela é adorável! O filme é promove a discussão sobre os cuidados necessários em caso de separação, principalmente com os filhos.




2 comentários:

  1. Filmão, gostei demais e seu olhar é tão peculiar que parece que vimos o filme juntas, realmente dá vontade de bater um longo papo com esses pais... Muito obrigada por mais essa dica de filme imperdível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise,
      Obrigada pela participação, volte sempre, comente. sugira! Legal compartilhar experiências!
      Patrícia

      Excluir

Sua opinião é muito importante!