quarta-feira, 2 de abril de 2014

FILMES SOBRE AUTISMO

Autismo-DAY-EMKT
Em homenagem ao DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, OUTROS FILMES SOBRE AUTISMO:
O MENINO E O CAVALO
imageDurante uma viagem do Texas às estepes da Mongólia em busca de cura xamânica para seu filho autista, o casal Isaacson é visto lutando contra as dúvidas e comemorando as pequenas vitórias. Mas os vemos também no stress dos retrocessos e nos momentos de profundo cansaço e desânimo perante um desafio hercúleo. O pequeno Rowan tem uma relação especial com animais, principalmente cavalos, e esse é o fio condutor tanto da experiência, como do filme. A câmera viajante capta os comentários imediatos dos pais, em vez de reflexões ponderadas a posteriori. Daí um sentido de urgência, temperado pelo lirismo com que são tratados lugares e sentimentos.
TRAILER
Para assistir o filme completo online: clique aqui.

O Nomimagee dela é Sabine (Elle s’appelle Sabine) – 2007

A atriz Sandrine Bonnaire narra a história da irmã Sabine, que é autista, através de imagens filmadas ao longo de 25 anos. Sandrine testemunha o momento atual de Sabine, que depois de uma estadia infeliz num hospital psiquiátrico, passa a viver numa estrutura adaptada a ela. E, dessa forma, numa casa na região de Charente, na França, reencontra a felicidade. A partir desse episódio, o documentário mostra a penúria e o despreparo de algumas instituições especializadas e as dramáticas conseqüências que podem causar aos doentes.
TRAILER

 Mais filmes a seguir

Prisioneiro do Silêncio (David’s Mother) – 1994

imageKirstie Alley, a estrela de “Olha Quem Está Falando”, faz aqui um drama original, premiado com três Emmies (o Oscar da TV americana): Melhor Atriz (Kirstie Alley), Coadjuvante (Michael Goorjian) e Roteiro(Bob Randall). Sally Goodman tem um filho adolescente, David (Goorjian), mentalmente retardado. Sua excessiva dedicação a ele fizeram-na perder boa parte de sua vida e felicidade. E agora o marido e a filha ameaçam afastar-se dela. Sally então conhece um homem (Sam Waterston) que parece ter grande e saudável influência sobre David.
 
TRAILER
Completo:



Autismo – O Musical (Autism: The Musical) – 2007

image
Henry, filho de Stephen Stills (do Crosby, Stills e Nash), refere-se ao mundo através de um conhecimento quase enciclopédico de dinossauros. Lexy Quatorze anos de idade, à beira da adolescência, tem um novo interesse nos meninos. Wyatt, precocemente verbal e aterrorizada por bullies, tem uma paixão por orquídeas. Adão aprendeu sozinho a tocar gaita blues, antes que ele tinha dois anos, e atualmente tem levado o violoncelo. Além de seus interesses e atividades, todas essas crianças também têm alguma forma de autismo.
O documentário de Tricia Regan rebitagem segue cinco famílias diferentes, participantes do Projeto Miracle (um programa de teatro criado especificamente para crianças com necessidades especiais), como seus filhos escrever e realizar sua própria produção musical. O filme é muito sobre como os pais de crianças autistas, pois é sobre as próprias crianças. Como se comunicar com uma criança que não vai falar? O que você faz quando seu filho só dorme duas horas por noite? Como você lida com um mundo que h como pouco ou compaixão para as crianças que são tão diferentes? Estas são apenas algumas das perguntas que os pais devem lidar, com as questões ilustradas por uma série de encontros quase dolorosamente honesto e franco. Talvez a mais surpreendente das crianças perfiladas é Neal, o filho de Elaine Hall, que fundou o Projeto Milagre. Profundamente autista, ele quase não fala, e é propensa a birras violentas, mas quando ele finalmente está equipado com um teclado voicebox, uma personalidade doce, inteligente é revelado. Um triunfo completo!
TRAILER
 
 

A Mother’s Courage: Talking Back to Autism (Sólskinsdrengurinn) – 2009image

Narrado por Kate Winslet, este inspirado filme mostra a busca de uma mulher para desbloquear a mente de seu filho autista. Margret, cujo filho de dez anos de idade, Keli, é autista, começa sua jornada em sua Islândia natal, mas rapidamente se expande para os Estados Unidos e Europa. Ao longo do caminho, ela encontra os principais especialistas em autismo e advogados e se conecta com várias outras famílias tocadas pelo autismo. Como ela se depara com terapias inovadoras com potencial para quebrar as barreiras do autismo, Margret encontra esperança de que seu filho possa ser capaz de expressar-se em um nível que nunca pensou ser possível.

TRAILER

À Sombra do Piano (Under the Piano) – 1996

imageFranny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação.

TRAILER
Para assistir o filme completo clique aqui.

Adam – 2009

image

Adam é um rapaz com Síndrome de Asperger apaixonado por astronomia, que passa a morar sozinho após a morte do pai. Tem um único amigo para apoiá-lo, Harlan. O filme trata do seu relacionamento com uma nova vizinha, a professora Beth.

TRAILER









3 comentários:

  1. Estou encantada com o blog, você tem feito um ótimo trabalho! Tenho TPB. Meu marido e eu somos cinéfilos e adoramos filmes com esse tipo de conteúdo. Os comentarios e resenhas sao importantes. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Obrigada pelos comentários, volte sempre! Fique à vontade também para sugerir um novo filme ou comentar sobre sua percepção dos filmes já postados. É sempre interessante acontecer trocas, que só podem enriquecer nosso trabalho, Neste post, reuni outros filmes sobre o tema, sem tempo para elaborar artigos, mas apenas com a intenção de enaltecer o dia da consciência mundial sobre o autismo. Existem outros filmes no site sobre o assunto. Aliás, qualquer assunto que seja de interesse, basta mencionar na caixa de busca, que os filmes com temas semelhantes serão listados. Obrigada!
      Abs,
      Patrícia Simone

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!