sábado, 13 de fevereiro de 2016

Juventude

ASSUNTO

Relações afetivas, familiares e sociais, terceira idade, cinema, juventude, vida e morte.

SINOPSE
Fred (Michael Caine) e Mick (Harvey Keitel), dois velhos amigos com quase 80 anos de idade cada, estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado, Mick é um cineasta em atividade. Juntos, os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventude. Enquanto Mick luta para finalizar o roteiro daquele que ele acha que será seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música. Entretanto, muita coisa pode mudar. 


TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA
Do que pode falar um filme que exibe o título juventude e apresenta em seguida a imagem de corpos enrugados, exatamente o oposto do que é anunciado? Paolo Sorrentino parte de opostos, e, com um toque de ironia dá início a uma reflexão séria sobre a vida. Falamos de opostos ou de partes de uma coisa só? As polaridades são o ponto de partida para compreendermos um pouco mais sobre a necessidade de uma visão mais ampla sobre integração, sobre aquilo que se completa e não são de fato opostos. Vida e morte são parte da discussão, tendo em vista que passado, presente e futuro são temas de dois amigos: Fred e Mick questionam a idade, a proximidade da morte e o tempo, com reverência e aceitação. O que é juventude, afinal? Jovens que desejam aparentar mais idade, idosos que querem rejuvenescer, onde está a vida? Se no presente se vive o futuro e no futuro investimos a energia no passado, onde fica o presente da vida?
Dentre outras discussões sutis ou explícitas, outros personagens surgem, como a filha do maestro que está em crise pelo fim de seu casamento, ou, o ator em busca de um personagem mais complexo do que os heróis de quadrinhos que lhe deram sucesso. Atravessando as crises existências dos dois amigos, outros personagens sugerem um pequeno desvio, não para se afastar da questão em foco, juventude, momento de escolhas que irão influenciar nossas vidas. Aí, teremos o jogador de futebol, que na juventude foi exemplo de sucesso exibindo excelente forma física, se apresenta obeso, seria Maradona? Quais as escolhas o levaram para a obesidade mórbida? Surge também a miss, que surpreende ao fugir do estereótipo de “burra” e o representante da coroa, homem que insiste em convencer o maestro a atender ao pedido da rainha. Quando pensamos ter esgotado a fonte de pequenas e importantes participações, surge Brenda Morel (Jane Fonda) e seu choque de realidade. Entre diálogos e silêncios, passeamos nos caminhos e descaminhos que a vida oferece, e, as reflexões possíveis diante deles. Dentre outras reflexões, destaco a dicotomia aparência e/ou atitude, o que pode definir melhor a palavra juventude? Eis um filme para refletir sobre o tempo, sobre a vida, afinal, a aproximação ou aceitação da morte, é o que nos faz valorizar o momento presente, único lugar onde há vida! Preencher o momento presente tem tudo a ver com se deixar afetar, ou melhor dizendo, se permitir afetar e ser afetado pelas emoções que nos tocam e com as quais tocamos o outro. Como bem pronunciado no filme: “As emoções são tudo o que temos!”


2 comentários:

  1. muito interessante vai me ajudar muito no meu trabalho com idosos. estudante de psicologia nono semestre. Distrito Federal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manassés! Boa sorte em seu trabalho, seja bem vindo em breve ao nosso universo profissional. Volte sempre, obrigada pela participação!!
      Abs,
      Patrícia Simone

      Excluir

Sua opinião é muito importante!