quarta-feira, 5 de abril de 2017

Estrelas além do tempo

ASSUNTO

Relações sociais, familiares e afetivas, racismo, preconceito.

SINOPSE

1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

TRAILER


O OLHAR DA PSICOLOGIA

Ser mulher nos anos 60 não era fácil, muito menos quando se for negra. O foco do longa está na trajetória de 3 mulheres negras, que conseguiram conquistar um espaço profissional dentro da NASA. Obviamente, precisaram lutar para isso. A segregação era explícita, até os banheiros e locais de alimentação eram separados, independente do cargo que ocupassem. Elas tiveram que enfrentar preconceitos sociais, raciais e de gênero. O filme não as coloca no lugar de vítimas, pelo contrário, temos a apresentação de verdadeiras heroínas, que precisaram suportar diversas pressões para mostrar sua competência. O que nos faz refletir sobre quantos potenciais gênios foram e ainda são perdidos por puro preconceito, das mais diferentes formas. Ainda vemos pessoas competentes serem discriminadas, pouco ou nada aproveitadas, e, quem perde é a humanidade. Acompanhar a luta dessas mulheres durante uma época em que o preconceito racial era explícito nos remete ao momento atual, como se tudo tivesse mudado o bastante. Não, não é o suficiente. Qualquer diferença da massa é alvo de preconceito, estigmas, rótulos de todas as espécies. Ainda é possível, por exemplo, encontrarmos dependência de empregadas em imóveis das grandes metrópoles. O diagnóstico físico nos mostra o quanto ainda estamos longe de permitir direitos iguais a todos os seres humanos. A luta está longe de acabar, seja para negros, para mulheres, para pobres, doentes mentais, homossexuais, etc.
A força das personagens está na capacidade intelectual, o que não foi suficiente, tinham que se destacar no que faziam. Elas lutaram para provar o quanto eram necessárias, o que abriu portas para outras. Na verdade, a dificuldade pode ser um obstáculo difícil de ser superado, entretanto, pode ser também o responsável por tornar fortes as pessoas que enfrentam e descobrem o próprio potencial. O filme fala disso, de pessoas que não se intimidaram frente às dificuldades e humilhações possíveis. Ao contrário, cada novo impedimento as tornavam mais fortes e decididas a superar a si e aos empecilhos. O filme nos fala de garra, de vontade, de coragem, de determinação e fé em si mesmo. Tudo é retratado de forma leve, prestando homenagem às personagens anônimas de uma época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!