ASSUNTO
Relações sociais e afetivas, realização profissional,
relação eu-mundo, passado-presente, razão-emoção, conceitos Gestálticos: totalidade, contato, estética, "boa forma", processo criativo.
SINOPSE
Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz
Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois
se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na
competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo
enquanto perseguem fama e sucesso.
TRAILER
O OLHAR
DA PSICOLOGIA
Aclamado pela crítica, o longa encanta pelo conjunto da obra. O musical
traz o ‘colorido da vida’ ligado pela ponte da cena inicial, ligação que pode
ser o lugar da busca pelo sonho, o lugar da vida, o lugar do encontro, o lugar
da existência . Temos uma bela metáfora, ligando passado e futuro (presente,
caminho, momento), realidade e sonhos, razão e emoção, dentro e fora, eu-mundo,
etc. Será que existe mesmo uma ponte que une/separa ou tudo é uma coisa só, uma
totalidade? Lalaland toca o coração do espectador, contando uma estória
simples, que resume muito bem o roteiro da vida de qualquer um. Como buscar a
realização profissional e o amor, como escolher, como seguir ou não as receitas
de felicidade? Oscilamos o tempo todo entre nossas necessidades e as
necessidades do mundo que nos cerca, somos parte e todo, e, é nesta relação, nesta
dança, neste lugar de ir e vir que vivemos e nos desenvolvemos. A ponte,
lugar de ligação e de paralisação do trânsito, é também lugar de dança, música e movimento.
Um recorte excepcional para expressar o processo da existência. Este é apenas o
ponto de partida, ou uma perspectiva inicial, para falarmos de Lalaland, que
canta e encanta em sua evolução, tocando o público de forma sutil, evidenciando
o lugar de encontro como tempo-espaço de ganhos e perdas, o lugar de escolhas. Não se trata de um
simples musical, e, sim, de uma forma poética de expressar resumidamente a
vida. Acompanhamos encontros e desencontros dos protagonistas em busca de seu lugar no mundo. O processo de conhecer a si mesmo e ao outro, descobrir-se,
descortinar-se a cada encontro, faz de Lalaland uma obra excepcional. Não
falamos apenas de estética cinematográfica, que inclui cores e sons para
englobar sua beleza, falamos da estética da vida, que supera os requisitos
exigidos pela academia da sétima arte, pois prioriza o fluir como condição necessária para
a busca da “boa forma”.