terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O amor e outras drogas

o amor e outras drogas ASSUNTO
Relações afetivas e sociais, Mal de Parkinson, sexualidade.
Não há grandes mergulhos nos assuntos propostos, mas é na leveza temos um desdobramento cativante e até provocador. A fita nos convida a pensar, seja sobre os mecanismos de defesa apresentado pelos personagens, ou sobre os bastidores das indústrias farmacêuticas .Misturando comédia e drama, o filme discute questões sérias. Jamie largou a faculdade de medicina para trabalhar em uma loja de eletrônicos, como que competindo com o pai para mostrar-se no controle de sua própria vida. Mas Jamie acaba sendo despedido da loja, e passa a vender produtos bem menos inofensivos quando entra para o time de representantes da gigante farmacêutica Pfizer. A falta de ética é usada para efeito cômico em diálogos e os personagens obedecem a um único objetivo: fazer com que médicos receitem o medicamento da Pfizer ao invés do concorrente. Entra em cena Maggie, personificando uma das fantasias masculinas como a garota que quer só sexo, dispensando as complicações de um relacionamento - fachada que proporciona escape fácil, evitando assim o risco da dor que todos corremos ao amar. A garota compartilha de sua filosofia anti-romântica, mas é vítima do mal de Parkinson, mesmo tendo apenas 26 anos. Ao se relacionar com Maggie, ele vai descobrindo seu lado “humano”, palavra essa usada pelos próprios personagens como forma de entender que o amor entre os dois estava por florescer. Maggie, por sua vez, é bem mais explícita em suas atitudes e também tem no sexo casual e selvagem o escape da tristeza de sua doença precoce. Nisso, acompanhamos a evolução do relacionamento dos dois, enquanto a doença de Maggie progride e, graças ao advento do Viagra, a carreira de Jamie ascende. Torna-se muito interessante para o público (e para o próprio Jamie) descobrir, aos poucos, as origens da aversão da moça ao conceito de romance, processo que também faz com que o vendedor passe a entender muito mais sobre si mesmo.
SINOPSE
2011- Jamie (Jake Gyllenhaal) é um vendedor que usa seu charme tanto no trabalho quanto com as mulheres para se dar bem. A história transcorre na segunda metade da década de 1990, período em que o Viagra era a sensação do momento. O carismático e mulherengo Jamie inicia um emprego como representante de uma poderosa indústria farmacêutica. Em uma visita ao consultório médico, esbarra com a charmosa e atraente Maggie (Anne Hathaway), que, com 26 anos, sofre de Mal de Parkinson. Ambos descobrem afinidades e, a partir do encontro inicial, estabelecem uma relação descompromissada, na qual o sexo, somente o sexo, é o "protagonista". Mas não demora até que o caso se transforme em uma história de amor. O relacionamento enfrenta barreiras na resistência de Maggie em assumir o namoro, por causa da prematura doença.
TRAILER

O búfalo da noite

o bufalo da noite ASSUNTO
Relações afetivas, psicodiagnóstico, traições, paixões, desrazão.
Nada fácil de assistir, o filme não é recomendado para qualquer público. Trata-se de um filme pesado, muito longe de ser apenas um entretenimento prazeroso.
Um triângulo amoroso, mas dos menos convencionais que se possa imaginar, uma vez que um dos vértices é formado por Gregório, rapaz esquizofrênico que entra e sai de hospitais psiquiátricos. Ele namora uma moça, Tânia, e tem em Manuel seu melhor amigo. Nas ausências de Gregório para tratamento, Tânia e Manuel se aproximam. Então… E então é isso, um universo em desequilíbrio. O filme é impulsivo, como os personagens. Isso se traduz em linguagem nervosa, áspera, instável, com movimentos de câmera bruscos, sem ponto de estabilidade a propor para o espectador. Búfalo da Noite não deixa de ser uma fonte de inquietação, e é bem a isso a que se propõe. Não se trata de registrar a história de Gregório como caso isolado em uma ilha de normalidade mas, pelo contrário, buscar nele o sintoma de um meio já patológico em si. Será assim colocado de maneira mais clara quando Tânia e Manuel recebem a estranha herança deixada por Gregório, uma caixa contendo fotos e cartas. E que dá início à trip na qual culpa e loucura não deixam de se misturar em coquetel explosivo. É perceptível, nesse tipo de filme, a expressão de traços contemporâneos. Já não se acreditam em projetos coletivos, a ação individual parece a única alternativa. E, nela, o processo amoroso ocupa posição central. O indivíduo o vive de maneira exacerbada, como se a salvação ou a danação dele dependesse. O fato de um dos três vértices do triângulo ser diagnosticado como insano não impede que a loucura (entendida de maneira prosaica como desvio da norma ou da razão) contamine os outros. Clique aqui para ler mais
Apesar do personagem esquizofrênico, o filme quase nada acrescenta aos estudos psiquiátricos, pois a história gira em torno do seu amigo e da namorada. Contudo, a história em si, apesar do filme ser pouco envolvente, serve para lançar alguns ganchos sobre questões atuais, sobre relacionamentos, fidelidade e moral. O relacionamento de Manuel e Tania parece ter como único vínculo a atração física, como costuma acontecer entre amantes. Manuel parece não saber bem com quem quer ficar: "pegou" a namorada do amigo, a irmã do amigo e mais uma garota compromissada. As mulheres do filme não ficaram atrás, portanto. Nenhuma era "santa": a irmã de Gregório fica com o amigo dele enquanto este já era comprometido com Tania; Tania trai o namorado com o amante e o amante com o namorado; e a outra garota compromissada, por fim, recebe um telefonema de Manuel enquanto está com o namorado, Manuel pede que ela o mande embora, ela então fica nua para Manuel e diz que será a última vez que se verão, porque ama Manuel e prefere não vê-lo mais para não sofrer...Bem-vindos à modernidade... Clique aqui para ler mais
o longo do filme transparece a intenção de discutir o plano ético das relações (as escolhas e suas conseqüências sempre marcadas pelo inesperado, as paixões em seus excessos e limites, o ponto elas deixam de conduzir à expansão dos corpos e subjetividades, a construção-desconstrução dos laços e os valores que os sustentam) e junto com isso surge a possibilidade de refletir sobre o trinômio sexo-loucura-paixão (com a inevitável presença da morte) de uma perspectiva mais aguçada. Não que encontremos algo radicalmente novo. Ao contrário, nas várias cenas em que o casal protagonista comparece o filme faz jus ao famigerado estilo drama-mexicano. Mas o tratamento dado ao entrelaçamento das estórias sugere um deslocamento quanto aos valores que são apregoados na atualidade. Clique aqui para ler mais
SINOPSE
Gregorio é um rapaz esquizofrênico de 22 anos, que tem dois grandes amores: a namorada Tania, que ele adora, e o melhor amigo Manuel, a pessoa em quem ele mais confia. Enquanto Gregorio entra e sai de hospitais psiquiátricos, Manuel e Tania começam a se encontrar secretamente e vivem um intenso romance pelas suas costas.Pouco a pouco, o relacionamento vai se tornando mais profundo, e Manuel e Tania acabam se apaixonando. Tania decide terminar com Gregorio e começa a namorar Manuel. A amizade entre Manuel e Gregorio é rompida.Tempos depois, os médicos dão alta a Gregorio. Numa tentativa de se reconciliar com Gregorio, Manuel vai visitá-lo. Eles se abraçam, demonstrando carinho. Parece haver uma reconciliação. Dois dias depois, porém, Gregorio se suicida com um tiro na cabeça. Tomados de culpa e angústia, Manuel e Tania descem aos abismos da loucura e da desesperança.Alguns dias após o suicídio, Manuel recebe uma caixa que Gregorio deixou para ele. Nela estão cartas, fotos e mensagens cifradas. Manuel vai desvendando os segredos e, com muito sofrimento, descobre uma verdade que o fere, oriunda do túmulo de Gregorio, que se faz presente na vida de Manuel e Tania, levando-os aos mesmos territórios obscuros em que ele viveu. Sentindo-se perdido, Manuel tenta encontrar um sentido para sua vida, e o encontra quando se dá conta da importância do amor.
TRAILER OFICIAL

Inconscientes

inconscientes ASSUNTO
Relações afetivas, familiares, psicanálise.
Filme polêmico que alcançou críticas opostas, como segue.
O que era pra ser uma inteligente comédia de erros torna-se um infame pega-pega. As teorias freudianas servem apenas de pretexto para o truncado jogo de gato-e-rato. O filme é pontuado por frases tiradas dos compêndios literários que indicam mudanças de passagem. Engraçadinho, até. Mas tudo muito nivelado por baixo, tornando-se difícil abstrair um conteúdo mais rico do que meras considerações edipianas baseadas em tratados folhetinescos sobre sexo. Sobram até tiradas constrangedoras, como uma abordagem nada subliminar ao tema do tamanho do órgão viril masculino.  Leia mais  clicando aqui
O argumento da obra foi muito bem conseguido pois com um sutil humor analisa o impacto das teorias psicanalíticas freudianas no seu tempo sem cair nem na exploração sexual brejeira nem em elucubrações intelectuais demasiado aprofundadas. Leonor Watling constrói na perfeição a personagem de Alma, uma mulher bonita, inteligente, séria, super-grávida, bastante esclarecida para o seu tempo e cheia de iniciativa. Esta força da natureza choca permanentemente com as inibições do seu cunhado, que controla como pode os seus mais recalcados instintos sexuais que o fazem adorar Alma. Para além destas interpretações, o guarda-roupa e toda a reconstituição dos ambientes do início do século para além de muito ricos são historicamente absolutamente perfeitos. Leia mais clicando aqui
SINOPSE
Na capital espanhola, em 1913, vive Alma (Leonor Watling). Possivelmente, ela é uma das mulheres mais modernas de Barcelona. Seu marido, Dr. Leon Pardo (Alex Brendemühl), é um psiquiatra que, durante o verão, visita Viena e conhece o Dr. Sigmund Freud e suas teorias revolucionárias sobre sexualidade. Mas a crise no relacionamento dos dois começa quando Leon tem idéias de sumir. Sem maiores explicações, ele realmente desaparece, abandonando sua esposa que, não bastando, está grávida. O filme conta-nos a história do misterioso desaparecimento do psiquiatra. Certa de que este desaparecimento estava relacionado com a tese do marido, Alma pede ajuda ao seu cunhado Salvador (Luis Tosar), também ele psiquiatra. Ambos iniciam uma rocambolesca investigação que conduzem às mais profundas perversões sexuais e tabus bem ao gosto de Freud.
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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

De pernas pro ar

de pernas pro ar ASSUNTO
Relações afetivas, sociais, familiares e sexualidade.
“Descobri que não sei o que é ter orgasmo!”. Esse foi o início do discurso de uma cliente, que mal entrou no consultório, disparava comentários sobre o filme. É claro, tive que ir ao cinema. Leve, divertida e engraçada, a comédia romântica não foi 100% aprovado pela crítica e até criou algumas polêmicas. O filme discute com leveza e humor os deliciosos conflitos femininos modernos, portanto é indicado principalmente para as mulheres. Mesmo porque, a libertação feminina tão propagada, não é unanimidade quando se fala de sexualidade. A linguagem do filme é bem light e não abusa de termos sexuais. Em cena, estão os conflitos da mulher contemporânea: dividir-se entre o trabalho, a casa e ainda achar tempo para ser feliz. Muitas mulheres hoje em dia fazem de tudo para conseguir conciliar suas atividades e serem boas mães, boas profissionais e boas donas de casa... mas acabam se esquecendo de seus maridos e de si mesmas. E quanto a sexualidade, independente da idade, há muita divergência sobre o auto conhecimento feminino nesse aspecto.
Para a produtora, De Pernas Pro Ar é muito mais que uma comédia romântica. É uma história universal sobre alguém que quer ser feliz e viver melhor. “É um filme que fala sobre as questões de todas nós, mulheres contemporâneas, que tentamos nos equilibrar para dar conta da vida profissional, amorosa, dos filhos, da família e, nas horas vagas, ainda achar tempo para cuidar de nós. O filme é ainda um retrato contemporâneo do quanto o comportamento feminino provoca grandes questões e inseguranças no homem”. Leia mais clicando aqui
SINOPSE
Espécie de fábula realista sobre a vida da mulher moderna, De Pernas Pro Ar conta a história de Alice, uma executiva que trabalha demais e não tem tempo para nada: filho, casamento, sexo... Tudo parece em ordem até que seu marido resolve pedir um tempo do casamento no mesmo dia em que ela é demitida. Depois de perder o emprego, ela se une à vizinha Marcela, a exuberante dona de uma sex shop falida. Tudo que Alice queria era ajudar a nova amiga a salvar seu negócio, mas ela acaba descobrindo um novo universo e aprende que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado.
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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A questão humana

a questao humana ASSUNTO
Relações sociais, Psicólogo em RH
Denso, difícil, polêmico, o filme está longe de ser um mero entretenimento. Diversos olhares já foram publicados, conforme pode ser conferido nos sites abaixo.
A Questão Humana” não é um filme de fácil digestão. A sinopse – falando de investigações e nazismo – pode até sugerir uma aventura policial ou coisa parecida. Mas não é nada disso. Com vários níveis e subníveis possíveis de leitura, trata-se uma obra riquíssima, de texto difícil mas fascinante (baseado no livro de François Emmanuel), e que faz uma irresistível provocação. Para o filme, o Nazismo não morreu. Ele apenas mudou de forma e modernamente se apresenta sob a formatação de grandes empresas multinacionais. Os novos uniformes dos prisioneiros agora são alinhados ternos pretos. Abrir uma válvula de gás num campo de concentração é trabalho menos elaborado, se comparado com o dos psicólogos que levam os funcionários à loucura. Relatórios técnicos minuciosamente detalhados que explicavam como transportar o maior número possível de judeus em caminhões, nada ficam a dever à tecnicidade fria dos burocratas de hoje. E se antes se lutava e/ou morria por uma nação, agora quem exige dedicação total até a morte é a empresa onde se trabalha. Mais clicando aqui
Concebido simultaneamente como suspense e como crítica aos modos de produção social (leia-se exercícios de poder) que se baseiam na exclusão e até no extermínio das diferenças, “A questão humana” traz a questão da neutralidade do conhecimento (dito) científico como um dos seus pilares. Como podemos acompanhar nas falas de um de seus mais importantes personagens (Arie Neuman), o exercício de poder que exclui e mata (embora nem sempre de forma direta e explícita) se apropria de tudo aquilo que constitui o campo das relações humanas, desde a linguagem e os sentidos que ela impõe até o conjunto de regras e leis que permeiam os diversos encontros. A artimanha da neutralidade e do apoliticismo serve invariavelmente à violência e à brutalidade, como nos indicam as referências ao nazismo. Ao final, resta a exigência de desconstruir as certezas dos saberes, inclusive para não cairmos na armadilha da eficácia e da performance a todo custo. Simon perceberá que a eficácia de que tanto se orgulhava e que o situava num patamar de destaque na empresa possuía raízes muito pouco nobres.Leia mais clicando aqui
Crítica do Estadão, aqui                   Outra crítica
Revista, aqui                                         Aqui uma crítica negativa

SINOPSE
O psicólogo Simon é chamado a investigar seu superior Mathias Jüst e oferecer uma “avaliação psicológica” que deve servir de suporte para uma estratégia de desmontagem do poder e influência de Jüst. Simon não se furta a esta tarefa. Contudo, os procedimentos que desenvolve bem como a proximidade com Jüst levarão Simon a descobertas que o confrontarão com horrores, sejam os que dizem respeito à função do seu trabalho, sejam os que remetem a experiências dolorosas de outros agentes, tão recalcadas quanto os fatos (históricos) que só aos se tornam compreensíveis. O psicólogo Simon é chamado a investigar seu superior Mathias Jüst e oferecer uma “avaliação psicológica” que deve servir de suporte para uma estratégia de desmontagem do poder e influência de Jüst. Simon não se furta a esta tarefa. Contudo, os procedimentos que desenvolve bem como a proximidade com Jüst levarão Simon a descobertas que o confrontarão com horrores, sejam os que dizem respeito à função do seu trabalho, sejam os que remetem a experiências dolorosas de outros agentes, tão recalcadas quanto os fatos (históricos) que só aos se tornam compreensíveis.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

 os delirios de b bloom ASSUNTO
Auto-suporte, relações afetivas, Transtorno compulsivo.
Este longa exprime, mesmo que, em forma de comédia, um alerta sobre os cuidados que devemos ter dentro de uma sociedade tão consumista, principalmente a norte-americana.Becky Bloom é uma heroína às avessas. Cheia de falhas, fútil, mentirosa, insegura, consumista ao excesso, gasta mais do que ganha, dá foras enormes, não consegue entender muito bem os desejos e anseios dos outros, a menos que digam respeito a ela mesma. Apesar da ser previsível, o filme tem ótimos momentos para quem procura diversão leve e descompromissada. Como na cena em que o pai de Becky, vivido por John Goodman, tenta consolar a filha: "Se a economia americana pode ter bilhões em dívidas, você também pode, e vai sobreviver". Ou como quando a jornalista procura um grupo de auto-ajuda para consumidores compulsivos e deixa os membros ainda mais sedentos para usarem seus cartões de plástico. O filme fala justamente desse excesso. O foco não é moda, apesar da profusão de marcas desejadas, mas como o exagero em comprar atrapalha imensamente a vida de alguém. Afinal, a gente precisa de tanto? Ou deseja realmente tanta coisa?
SINOPSE
2009 - O filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” é uma adaptação de um romance de Sophie Kinsella, “Confessions of a Shopaholic”. O filme ficou bem diferente do livro, como a maioria dos adaptados.Conta a história de uma jovem jornalista (Isla Fisher) que possui um grande vício: comprar! O grande problema é que Rebecca Bloomwood  não tem freios e faz dívidas estrondosas! A garota possui doze cartões de créditos! Se uma mulher já é capaz de fazer loucuras com um cartão de crédito, imagine vários cartões! A protagonista perde seu trabalho e em meio ao desespero com suas dívidas começa a trabalhar como colunista em uma revista de finanças. Becky  sabe tudo de moda / marca e seu sonho é trabalhar em uma renomada revista de moda, a chamada Alette. Trabalhar em uma revista de finanças é apenas uma solução temporária para pagar as contas e, ao mesmo tempo, tornar-se um caminho para entrar na revista de moda Alette. No desenrolar da história, Becky se apaixona por Luke (Hug Dancy), seu editor.
UM OLHAR GESTÁLTICO
A compulsão por compras pode ser considerada como transtorno grave, quando apresentada de forma severa, então chamada ONIOMANIA, registrada no DSM-IV como doença mental. Entretanto,  oneomania é um distúrbio bastante controverso do ponto de vista psiquiátrico e psicológico, sendo discutida em diversas publicações na busca de nova categorização do tipo de transtorno.
Sem desconsiderar o olhar psiquiátrico para a doença, nós gestalt-terapeutas consideramos a compulsão como uma busca de satisfação de uma situação inacabada. Portanto, olhamos a pessoa e não a doença. Nos casos mais graves trabalhamos em parceria com a psiquiatria, sendo que o nosso olhar permanece voltado para dar suporte ao cliente, durante o processo de atualização de suas necessidades. Isso ocorre, independente da necessidade de encaminhamento ao psiquiatra, com ou sem medicalização.
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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tomates verdes fritos


tomates verdes fritos

ASSUNTO


Relações afetivas, casal e família, terceira idade, auto suporte, preconceito.

SINOPSE

1991 -Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em uma parente, Idgie (Mary Stuart Masterson), que desde criança, em 1920, sempre foi muito amiga do irmão, Buddy (Chris O'Donnell). Assim, quando ele morreu atropelado por um trem (o pé ficou preso no trilho), Idgie não conseguia conversar com ninguém, exceto com a garota de Buddy, Ruth Jamison (Mary-Louise Parker). Apesar disto Idgie era bem doce, apesar de nunca levar desaforo para casa. Independente, ela faz seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama. Elas tinham uma amizade bem sólida, mas Ruth faz a maior besteira da sua vida ao se casar com Frank Bennett (Nick Searcy), um homem estúpido que espanca Ruth, além de ser secretamente membro da Ku Klux Klan. Inicialmente Ruth tentou segurar a situação, mas quando não era mais possível Idgie foi buscá-la, acompanhada por dois empregados. Idgie logo dá a Ruth um emprego em sua lanchonete. Por causa do seu jeito de se sustentar sozinha, enfrentar Frank e servir comida para negros no fundo da lanchonete, Idgie provocou a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Quando Frank desapareceu misteriosamente muitos moradores suspeitaram que Idgie, Ruth e seus amigos poderiam ser os responsáveis.

TRAILER


O OLHAR DA PSICOLOGIA

Questões como a discriminação racial, a violência doméstica, a liberdade, a terceira idade, e a recuperação da auto-estima, são tratadas sem exageros mas com determinação. O filme aborda o preconceito de gênero de maneira bastante velada, somente com insinuações enquanto que o racial é colocado de forma mais aberta. Porém nenhum destes temas é o foco do filme, que é sobre mulheres e suas transformações vividas. Evelyn é uma mulher de meia-idade, que atravessa uma crise em seu casamento e passa por um momento de transição em sua vida; em um momento do filme ela diz “Sou muito nova para ser velha e muito velha para ser jovem”. Isso explicita o estranhamento em relação a si mesma, muito comum nesta fase de vida, pois as mulheres podem apresentar dificuldades de lidar com as perdas inerentes a este momento de vida. A personalidade de Idgie, irreverente e corajosa, inspira Evelyn a olhar para as coisas de sua vida de uma nova maneira mais criativa. Socialmente, a função da velhice é de lembrar e dar expressão às suas lembranças, sendo o papel da memória valorizado entre os mais velhos, pois suas lembranças constituem patrimônio coletivo, expresso e revivido permanentemente no contato com novas gerações.  Durante o filme fica evidente a importância deste papel social, vemos mudanças significativas que ocorreram nas atitudes de Evelyn, em relação ao seu casamento, às pessoas e a si mesma.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O quarto do filho

o quarto do filho ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, terapêuticas, luto, neuroses
A família não consegue expurgar a dor da perda do filho. Deixa-se consumir por um sentimento atroz, que os atinge, a cada um, de um modo particular. Giovanni não consegue impedir-se de regressar mentalmente ao passado, numa tentativa de alterar este presente tão cruel. O sentimento de culpabilidade impõe-se e o pai não consegue deixar de se interrogar como tudo teria sido se não tivesse ido ver aquele doente, naquele fatídico domingo de manhã. O pai, a mãe e a irmã do jovem reagem de forma diferenciada, tendo o denomidador comum na falta e ausência do filho e irmão. Chorando separadamente a mesma perda, o próprio equilíbrio familiar começa a ser posto em causa, perfilando-se no horizonte temíveis presságios do seu fim. A entrada em cena de uma antiga namorada do jovem acaba por mudar o curso dos acontecimentos. Um dia, chega uma carta de amor para Andrea, de uma jovem que desconhece a tragédia. É Ariana que vai conduzir a família nesse contorcido caminho da possível saída do desespero. A partir do contacto com a antiga namorada (até aí desconhecida da familia), pai, mãe e filha, como que encontram a nova estrada comum para as suas vidas. Uma estrada com menos alguém, mas mesmo assim, uma estrada em que se pode continuar a caminhar, baseada na compreensão e aceitação coletiva da trágica perda.
O dilema do psicoterapeuta: Giovanni que se depara com um dilema: como entender o outro e o mundo quando já não se entende a si mesmo? Então, como resignificar, como restaurar a paz interior após o ocorrido? Mostra o lado humano deste profissional, cuja suas premissas de uma vida saudável, uma família feliz morando em uma cidade pequena, calma, tudo cai por terra. Nesta busca de entendimento o pai tenta voltar no tempo, e reconstruir aquele domingo fatídico, imaginando o que teria ocorrido se ele tivesse ido correr com o filho. Talvez ele não tivesse morrido. Mas isso não ajuda a superar a dor.
O longa-metragem "O Quarto do Filho" ("La Stanza del Figlio") é uma obra-prima do cinema italiano: trata de um tema extremamente triste, mas não tira o espectador da sala com um sentimento de depressão; só o faz refletir. Leia mais clicando aqui
SINOPSE
Giovanni é um psicanalista que trabalha em Ancona, na região italiana do Marche, e convive no seu trabalho com os vários dramas de seus pacientes: o do homem que quer suicidar-se, o da mulher obsessiva, o do sexólatra, enfim, dores e neuroses de todos os tipos e tamanhos. Ele é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). Em casa, Giovanni é um homem feliz ao lado da mulher, uma editora de livros, e dois filhos adolescentes. Sua vida transcorre tranqüila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender ao chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. Giovanni se vê de frente com sua própria tragédia, bem diferente daqueles problemas menores do seu cotidiano e se torna incapaz de controlar a crise que se instala em sua casa e desestrutura suas relações familiares. O psicanalista que ajudava aos outros entra em crise com a profissão e não consegue mais trabalhar. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.
TRAILER
TRADUÇÃO

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eclipse total

eclipse total ASSUNTO
Relações familiares e afetivas, segredo, abuso.
Na verdade, “Eclipse Total” é uma obra que provoca emoções fortes, onde o Medo está presente em muitos momentos do filme e onde existem fantasmas verdadeiros. Os fantasmas reais que atormentam os personagens e os sufocam no presente (vindos frequentemente de memórias do passado) são a violência doméstica e a doença. O argumento do filme vai nos revelando, passo a passo, todos os segredos da intriga, todas as fraquezas dos seus personagens, todos os enigmas mantidos como insolúveis. Os momentos do passado cruzam-se com a narrativa do presente. Dolores revive uma acusação pública perante a comunidade local. E as piores memórias vêm trazer-lhe à consciência a crueldade da sua vida passada. Ela é uma mulher amarga, azeda e relativamente indiferente.
SINOPSE
Selena St. George (Jennifer Jason Leigh -Jovem Procura Companheira), uma escritora de sucesso que vive em Manhattan fica surpresa com a notícia de que a sua mãe, de quem se encontra separada, foi acusada de homicídio. Com algum ressentimento, Selena regressa à sua pequena cidade natal no Maine para oferecer ajuda. Não que ela acredite que Dolores (Kathy Bates) é inocente. Na verdade, ela tem suspeitas acumuladas desde há vinte anos atrás As duas fecham um círculo bizarro, despedaçando juntas passado e presente, memória e fato, para revelar a surpreendente verdade que se esconde por trás de duas mortes.

Reflexos da amizade

reflexos de amizade ASSUNTO
Perda, segredo, ciclos, deficiência.
O filme apresenta a amizade entre Tommy, um garoto de 13 anos, e Pappas, um homem com deficiência mental. Ao redor desse contexto, dá-se enfoque ao comportamento da sociedade em função do preconceito. A proposta deste filme nos leva ao questionamento: quem é realmente o deficiente da história? Seria Pappas, com seu jeito simples de sorrir mesmo aos insultos, ou seria aquele que o excluía e usava o termo “retardado” ao se referir a ele? O personagem Tommy também passa por um período de deficiência, por causa da falta dos pais, que só é suprida quando este retorna ao seu local de origem, aceita seu passado e se dispõe a VIVER.
SINOPSE
Para se acertar com a esposa e o filho de 13 anos, o artista plástico Tom Warshaw, que leva uma vida boêmia em Paris, volta aos seus 13 anos no Greenwich Village, em Nova York. Ele rememora a depressão da mãe, a amizade com o deficiente Pappas, o primeiro amor e a tragédia que mudou sua vida. E lembra da misteriosa Lady Bernadette, presidiária da casa de detenção do bairro, que usava um espelho e muita sensibilidade para orientá-lo em suas decisões. Elogiada estréia na direção de David Duchovny, Reflexos da Amizade é uma tocante e divertida viagem de acerto de contas com o passado... e o futuro.
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Charlie um grande garoto

charlie um grande garoto ASSUNTO
Relações sociais, familiares e afetivas.
Na verdade, o filme é uma interessante alegoria sobre a adolescência nos dias atuais, sobretudo a epidemia de depressão, doença cada vez mais comum nessa idade, e a indústria que a mesma gera, banalizando o uso de medicação. O filme é bem interessante, apesar de suas falhas narrativas, demonstrada pela superficialidade com que o roteiro trata situações chaves da trama(o histórico do personagem de Downey Jr., o diretor da escola, e a relação do protagonista com seu pai ausente).
SINOPSE
Charlie Bartlett (Anton Yelchin) escuta mais uma conversa da mãe, Marilyn (Hope Davis) com o diretor de sua escola. E, mais uma vez, ele constata que foi expulso do local justamente na época em que ele começava a conseguir o que mais queria: popularidade. Marilyn, se sentindo um bocado perdida e culpada pelo desempenho do filho, resolve colocá-lo em uma escola pública – até porque não resta nenhuma particular para ele se matricular (ele foi expulso de todas). Desta maneira ele deixa a bolha de vidro em que vivia, estudando e convivendo com pessoas de alta classe como ele, para sentir um pouco da “realidade” de jovens que estudam em colégios públicos. Ali ele encontra um celeiro de histórias diferentes que lhe fazem virar o psicólogo da garotada – em mais uma busca por popularidade.

Meu ultimo desejo

meu ultimo desejo ASSUNTO
Casal e família, segredo, homossexualidade, relações afetivas e familiares
O ditado diz que algumas famílias só se reúnem em casamentos ou funerais. A família da Sra. Lu não se reuniria se ela fosse se casar de novo… Mãe dominadora, atormentou seus 4 filhos, espalhados pelo mundo, uma é estrela de filmes de kung fu, outro é dermatologista, outro é infiel, a outra não consegue parar de comer. Agora, para receber a herança, eles devem colocar as diferenças de lado e obedecer a sua última exigência: enterrá-la em um tradicional funeral chinês. Serão eles capazes de suportar sete dias de funeral? “Meu Último Desejo” tem uma história com potencial sobre uma família disfuncional com irmãos que não se falam, perda de tradições, amarguras e reconciliação com muitos personagens ricos. Infelizmente a diretora Anna Chi faz um trabalho pobre e a trama se torna uma melodramática e em alguns momentos chata novela chinês-americana, perdida entre a comédia e o dramalhão pesado. De qualquer modo, há valores e tradições interessantes da cultura chinesa e vale a pena assistir este filme pelo menos uma vez.
SINOPSE
A atriz lésbica Meimei, o médico Alexander, a corretora de imóveis Elizabeth e a jornalista Victoria  são contatadas por Viola, que informa que a mãe deles faleceu. Os irmãos Chinês-Americanos viajam para Seattle com suas famílias onde a assistente da mãe deles Viola diz que o último desejo dela seria um funeral chinês de sete dias. Neste meio tempo, o estranho pianista e praticante de Tai Chi Chun Chow Lin chega de Pequim para o funeral. Ao longo dos dias seguintes, Meimei e usa parceira Dede Chan tentam obter esperma do monge Bruce para uma inseminação artificial, e Viola entrega uma carta da mãe dela contando a verdade sobre seu pai. Alex tenta se reconciliar com sua esposa e ex-Miss Taiwan Cindy. Liz ainda está de luto pela perda de seu filho Sammy e não está pronta para retornar para seu marido Michael. No sexto dia do funeral, os irmãos têm uma grande surpresa.
TRAILER

O centro do mundo

o centro do mundo ASSUNTO
Realações afetivas, sexualidade (CENAS DE SEXO)
Este diferente drama dirigido pelo chinês Wang, tenta com estilo, mas sem grande profundidade, mostrar como a solidão é algo comum nos dias atuais e aflige pessoas de todos os níveis, além de deixar claro que o dinheiro pode comprar companhia, mas não amor e sentimento.
SINOPSE
Richard é um jovem engenheiro com uma carreira sólida e vida financeira estável, embora inseguro e introspectivo. Florence é uma stripper; uma mulher fria e insensível que não acredita no amor. Duas pessoas com muito pouco em comum que, após um encontro inusitado, decidem passar um fim de semana juntos em Las Vegas.1 Embora embarquem nesta viagem por razões puramente egoístas – ele desejando escapar da pornografia da internet; ela desejando um cachê extra - esta torna-se uma jornada para o auto-conhecimento. Durante estes dias, o sexo passa a ser o centro do mundo deles, mas na medida em que se entregam ao prazer, eles não conseguem deixar de lado suas personalidades, seus sonhos e inseguranças, tornando este momento muito mais do que um mero encontro sexual.

O último beijo

o ultimo beijo ASSUNTO
Relações afetivas, casal e família.
O filme fala das relações de alguns homens e mulheres entre casamento, filho, divórcio e diferentes fases entre um e outro. Despretenciosa, a trama relata algumas crises possíveis nas relações.
SINOPSE
Michael está a um mês do seu 30.º aniversário e tem tudo o que sempre quis. Mas ao ser confrontado com a gravidez da namorada Jenna, começa logo a alucinar com um casamento que possa vir a tornar-se numa pena perpétua de obrigações. Quando conhece Kim, uma estudante sensual que representa toda a espontaneidade que ele perdeu, acaba por passar dos limites e beija-a. Mas Jenna descobre a verdade e assim começa a guerra dos sexos. Entretanto, também os seus amigos têm as suas próprias complicações românticas: Chris é pai, mas a mulher afasta a criança da sua vida; Izzy perdeu a rapariga dos seus sonhos e quer arrastar os amigos numa viagem alucinante e Kenny é um sedutor nato que vive de aventuras de uma noite.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Não correspondido (Unrequited)

NÃO CORRESPONDIDO ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, sociais, psicoterapia, luto.
O filme relata a luta de um rapaz que vive em um internato, após assistir o suicídio do pai. A mãe ausente, a perda de um animal que esteve aos seus cuidados e o desprezo da ex-namorada disparam o descontrole do personagem.
SINOPSE
Michael Welch protagoniza o filme que é descrito como um thriller psicológico. Unrequited conta a história de Ben Jacobs, um jovem problemático que, no seu aniversário de 18 anos deve deixar a instituição para “adolescentes problemáticos” onde ele esteve vivendo nos últimos meses. Depois de voltar a viver com sua mãe, Ben descobre que sua namorada, Jéssica Morgan, continuou com sua vida e agora está saindo com um cara mais velho da faculdade. Desesperado por perder o amor de Jessica, o passado problemático de Ben o reencontra quando ele sequestra Jessica, numa tentativa de reaver sua afeição. Caindo numa espiral de descontrole e em um caminho muito perigoso, Ben deve decidir se deixa partir ou se mantem a pessoa que ele ama, mesmo que isso signifique destruir os dois no processo.
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O pequeno príncipe

O PEQUENO PRINCIPE ASSUNTO
Fantasia, imaginação, reflexão sobre afetos, escolhas, elaboração de luto,etc.
Já é conhecido o livro que além de agradar as crianças, também tem a incrível capacidade de fazer os adultos retornarem à infância, relembrando coisas simples, mas importantes, que deixamos de lado quando crescemos. O filme também conta a história de um principezinho que mora em um planeta do tamanho de uma casa. Ele resolve partir em uma jornada que o leva através de vários planetas até aterrissar na Terra. No caminho conhece vários personagens peculiares, como o rei, o vaidoso, o bêbado, o empresário, o acendedor de lampiões, o geógrafo, a serpente, a raposa, o vendedor, o manobreiro e o aviador. Todos eles têm algum ensinamento - bom ou mau - a repassar ao pequeno príncipe, assim como ele tem lições a ensinar a cada um desses. Quase genial adaptação do livro. Quase, porque se enrola em alguns números musicais desnecessários, que infelizmente são vários, em inglês e sem legenda.
2010 - De acordo com informações do site da Variety, a França pode entrar no mundo dos filmes 3D em breve, com a animação que seria a adaptação de “O Pequeno Príncipe“.
SINOPSE
1978 - A história gira em torno do piloto da Segunda Guerra (Richard Kiley), que começa sua aventura no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe (Steven Warner), que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa. Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças!
“tu és responsável pelo que cativas”.
O que tem importância para você?

O segredo de Broakeback Mountain

o segredo bbmontain ASSUNTO
Homossexualidade, homofobia, intolerância, relações afetivas e sociais
O tema central oscila entre a aceitação e a negação da homossexualidade. Ennis Del Mar é um jovem órfão, reservado e com um passado traumático que o impede de descobrir sua própria identidade. Jack Twist é o seu oposto: brincalhão e expansivo, sabe exatamente quem é e o que deseja. O Segredo de Brokeback é um filme de força indiscutível e rara sensibilidade. E de coragem surpreendente. Em nenhum momento disfarça aquilo que realmente é, mesmo com toda a força conservadora do governo Bush: uma grande história de amor entre dois homens. A história de dois caubóis que ao partilharem a dureza em se viver sobre situações altamente desfavoráveis, como a falta de conforto, de comida, do clima instável, numa noite fria acabam se relacionando sexualmente.  Ennis e Jack como dois homens que, por uma força do destino, acabam se conhecendo intimamente e que passam a considerar aquilo uma espécie de amizade, só que em um grau mais elevado. Eles não se consideram gays, não agem como tais e não pretendem levar aquilo adiante quando desciam a montanha. Entra em cena o conflito entre a identidade sexual e a repressão social, pois eles simplesmente não sabem o que fazer com este amor – em uma época de grande movimentação sobre a liberdade sexual e que eles nem fazem idéia que esteja existindo! Continuam incapazes de assumir os sentimentos e passam a vida pagando os próprios pecados. É aí que reside a força do filme. O Segredo de Brokeback Mountain é um filme marcante, que faz chorar e que fica ressoando na cabeça. Seja você heterossexual, seja você homossexual. E, por isso mesmo, força a reflexão sobre o verdadeiro sentido sobre a intolerância, sobre a falta de amor ao próximo, sobre como somos cruéis uns com os outros. O mundo se esquece que há diferentes raças, diferentes credos, diferentes opções sexuais, mas que somos todos seres humanos. Leia mais clicando aqui.
SINOPSE
2005 -Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.
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domingo, 21 de novembro de 2010

Minhas mães e meu pai

Minhas mães e meu pai ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, adolescência, família homoparental
O roteiro capta a essência das famílias modernas – héteros ou homos – e, acima de tudo, conta uma belíssima história sobre relacionamentos humanos, em suas mais diversas instâncias, mas com uma roupagem moderna e atual. O enredo, na verdade, vai além da relação do casal com seus filhos. Os irmãos Joni e Laser estão na fase de descobertas – principalmente sobre quem são eles próprios. Laser é um menino que ainda está descobrindo a vida e, como típico adolescente, acredita não precisar ouvir conselhos de ninguém, pois pressupõe saber o que é melhor para ele. A relação do menino com seu melhor amigo e o caminho que a amizade deles toma mostra o amadurecimento natural, e totalmente crível, de um menino que cresce com sua própria vivência, com o conselho dos mais velhos, com as experiências que vivencia dentro de sua própria casa e com a iminente partida de sua irmã para a faculdade. Joni, por sua vez, está cansada do clima tumultuado que invadiu sua casa após o surgimento de Paul. A garota já se julga adulta e não suporta ver a relação que se desenvolve entre suas mães com a crise momentânea que atravessam no relacionamento. Querendo a liberdade, a garota se depara com o medo da solidão e com a perda de seu porto-seguro com a nova fase de sua vida. O casal Jules e Nic, Moore e Bening respectivamente, encara a crise no relacionamento aparentemente invejável após o surgimento de Paul, que consegue, mesmo sem querer, abalar a harmonia da casa. Com o relacionamento passando por uma fase conturbada, as duas vivem dias após dia pensando como o fator novo (Paul) pode alterar suas crenças de família ideal. Os problemas da família poderiam bater à porta de qualquer outra, e isso fica provado no inesquecível momento em que a personagem de Julianne Moore faz um belíssimo discurso, em uma cena na qual ambas as atrizes estão impecáveis.“Casamento é difícil. Tem a fase que você para de enxergar a pessoa que está com você e passa a ver nela uma projeção de suas próprias imperfeições. Nessa hora, em vez de sentar e conversar, tomamos atitudes erradas”. Trata-se de uma deliciosa e comovente comédia dramática de costumes sobre a sociedade moderna. Leia mais clicando aqui
SINOPSE
Dois irmãos adolescentes, Joni (Mia Wasikowaska) e Laser (Josh Hutcherson), são filhos do casal homossexual Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening), concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, os filhos embarcam numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as "mães" saibam. Quando Paul (Mark Ruffalo) aparece tudo muda, já que logo ela passa a fazer parte do cotidiano da família. O que parecia ser complicado fica ainda pior quando Jules se envolve com Paul, estremecendo o relacionamento duradouro que mantinha com a parceira.
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As 5 pessoas que você encontra no céu

as cinco pessoas q vc encontra no ceu ASSUNTO
Relações afetivas, reflexões sobre escolhas.
As cinco pessoas que você encontra no céu (The five people you meet in heaven, 2004) é um daqueles filmes raros, que nos permitem inúmeras reflexões sobre a vida. Não se trata aqui de um filme que retrata a vida eterna na visão cristã,mas sim, a vida concreta das pessoas retomadas dentro de um contexto imaginativo criado para possibilitar reflexões sobre a vida no aqui e agora.
SINOPSE
Eddie era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele se dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo....E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor idéia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não entendemos.
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Música do coração

musica do coração ASSUNTO
Relações familiares, afetivas e sociais, superação.
O filme conta a história verdadeira de Roberta Guaspari (Meryl Streep), uma professora de violino que, após a separação do marido, parte em busca de algo que reconstrua sua vida. Após 10 anos de trabalho com grupos pertencentes à uma das áreas mais pobres da cidade, o projeto é cortado pelo governo, cujo trabalho beneficiou centenas de crianças. É a partir daí que começa a segunda parte da história. Numa busca frenética e esforçada o grupo que apoia o projeto tenta, de todas as formas, mantê-lo mesmo sem as verbas do governo. Com esforços cheios de idéias e contatos com grupos da imprensa, um concerto é organizado no Carnegie Hall com a participação não apenas das crianças, mas de nomes como Isaac Stern (numa ponta, como ele próprio). Com grande sucesso, o concerto garante o futuro do projeto.

SINOPSE
Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar às crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.
a viol
A violinista Roberta Guaspari




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A última música

a ultima musica ASSUNTO
Relações familiares, afetivas e sociais,
O drama é uma reflexão sobre o amor em suas diversas manifestações. Um enredo sobre o amadurecimento, a família, a amizade e sobre descobrir o melhor em nós mesmos.
SINOPSE
Miller teve sua vida virada de cabeça para baixo quando seus pais se divorciaram e seu pai se mudou de Nova Iorque para Wilmington Beach. Três anos depois, ela continua zangada e alienada em relação aos seus pais, especialmente seu pai... Até que sua mãe decide que seria melhor para todo mundo se Ronnie e seu irmão, Jonah passassem o verão em Wilmington Beach. O pai de Ronnie, pianista e ex-professor, vive uma vida tranqüila em uma cidade de praia, imerso na criação de um vitral para a igreja local. Ambientado em uma pequena cidade praiana do sul dos EUA, Steve Miller (Greg Kinnear), um pai distante, tem a chance de passar o verão com sua relutante filha adolescente Ronnie (Miley Cyrus), que preferia estar em casa, em Nova York. Ele tenta se reaproximar dela por meio da única coisa que eles têm em comum − a música.
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O mais belo dia de nossas vidas

o mais belo dia de nossas vidas ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, de casal, homossexualidade
Os italianos conseguem sempre falar sutilmente sobre aqueles problemas familiares que tanto conhecemos. No filme, a matriarca tenta lidar com os problemas afetivos de seus três filhos. Cada um a seu jeito, tenta encarar a vida sem aquele amor que estava esperando. Na verdade, o amor é abordado em todas as fases do ser humano e com todas as suas facetas. A separação, o medo, a homossexualidade, o desconhecimento, a descoberta…
SINOPSE
Irene vive numa vila antiga e sua maior tristeza é não ter conseguido transmitir aos três filhos a ligação afetiva à casa e ao conceito de família em que foi educada. Sara, a filha mais velha, vive em absoluta reclusão depois da morte do marido. Rita, a segunda, é aparentemente mais feliz tendo um marido com quem casou por amor e duas filhas. Mas a fachada esconde sua insatisfação sexual com o esposo. Finalmente, Cláudio, o mais jovem, é um advogado cheio de dilemas com sua sexualidade. Mas o ambiente de insatisfação na família de Irene será sacudido por dois homens. Mas o ambiente
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O oitavo dia

o oitavo dia ASSUNTO
Síndrome de Down, Relações afetivas, familiares e sociais.
Seu argumento trata da negação da humanidade frente àquele que não é a nossa imagem. No filme, esse susto no espelho é representado por um portador da Síndrome de Down. O filme aborda, pela primeira vez no cinema, o mundo construído a partir do ponto de vista de alguém que é visto como limitado e rude pela cultura ocidental: o portador de deficiência mental. O encontro desse mundo com o mundo empresarial, representado por um alto executivo da área de recursos humanos, setor de vendas, coloca em choque todo o sistema de vida deste (e, portanto, de nossa escala de valores ocidental) e serve de ponto de partida para uma exposição de situações diversas decorrentes do fechamento psicológico ao insólito e a tentativa, tão ocidental, de formatação do ser humano. O presente filme nos remete a várias questões que permeiam o universo das pessoas portadoras de necessidades especiais bem como de seus familiares, sem nos esquecermos é claro, da sociedade que o “acolhe”.
SINOPSE
Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), o encontro acontece: Um homem com Síndrome de Down cuja mãe morreu e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade especial.
CENAS DO FILME

sábado, 13 de novembro de 2010

Aquário

aquario ASSUNTO
Adolescência, relações afetivas, familiares e sociais
Aquário segue os passos da protagonista e revela com crueza os cenários, modos e a forma de falar e de agir das pessoas de uma cidade industrial e comum do Reino Unido. A dureza do cenário caminha lado a lado e de forma “harmônica” com a dureza das pessoas e suas relações. A personagem ainda não descobriu como romper com o círculo vicioso de pouca (ou nenhuma) afetividade no qual ela foi criada. E o perigo ronda muito perto. Seja através dos grupos de adolescentes que andam em bandos e ameaçam uns aos outros, seja na figura atrativa e aparentemente amistosa de um homem jovem que se aproxima da família.
Garotas como Mia, tão carentes de afeto, incentivo e educação, existem aos montes em diversos cenários de muitos países. Crescendo em ambientes cinzas e duros em vários sentidos, estes jovens, especialmente as garotas, são vítimas fáceis. Seja de mães despreparadas, de garotos(as) altamente competitivos(as), ou de aproveitadores. LEIA MAIS CLICANDO AQUI
É uma visão realista da educação e em como o meio social tem muita influência nesse processo de formação. É a aproximação de uma adolescente ao mundo adulto e todas as desilusões como consequência Leia mais...
Fica evidente que, se Mia tem suas próprias questões sobre a família, Connor também tem as suas - cujos segredos são mais secretos e venenosos do que Mia ou a mãe dela poderiam imaginar. (...)A situação prenuncia um final tenso com a adoração de Mia se transformando em raiva e em seguida, em uma determinação para sobreviver, para superar tal situação, e para perdoar. Arnold mostra-nos que o que faz a relação entre a Mia e Connor tão incomum, não convencional, não é atração sexual, mas a manifestação muito verdadeira do desejo frustrado e ilusório de serem pai e filha.Leia outra crítica clicando aqui
SINOPSE
Aquário” é a história de Mia (Katie Jarvis), uma instável adolescente de 15 anos que está sempre metida em confusão, foi expulsa da escola e é relegada pelas amigas. A garota toma fôlego. Ela respira de forma acelerada. De frente para umas janelas que dão para uma vista geral da cidade urbana comum na qual ela vive, esta garota liga para uma amiga que não lhe atende. Irritada, ela sai em busca da amiga, Keeley (Sarah Bayes). Mia (Katie Jarvis), a garota irritada, enfrenta um grupo de garotas que acompanha Keeley. Desta forma, geralmente no confronto, é que Mia aprendeu a resolver seus problemas. Filha de uma mãe nada afetiva, Joanne (Kierston Wareing), Mia não vê a hora de escapar de sua realidade com poucas perspectivas. Num quente dia de Verão, a sua mãe traz para casa um misterioso homem chamado Connor (Michael Fassbender) que promete mudar as suas vidas…
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A ressurreição de Adam

a ressureição de adam ASSUNTO
Experiência traumática, trauma de guerra, saúde mental, suporte
Adam (Jeff Goldblum) é um sujeito que caminha entre a genialidade e  a loucura, como forma de tratamento o personagem é encaminhado a um sanatório com outros pacientes que possuem algo em comum, todos ainda sofrem com as conseqüências do Holocausto. O roteiro potencializa um jogo entre o passado e o presente a fim de destrinchar uma experiência psicológica, transitando através de flashbacks pela vida de Adam durante o período da Alemanha nazista, como uma tentativa de complementar seu comportamento presente. Há, portanto, a idéia de juntar peças e mover a narrativa a partir do estado psicológico de Adam, um personagem instável cuja alegria de vida é sombra daquela que tinha antes do campo de concentração. Destaque para o menino, que ninguém foi capaz de ajudar, e, que começa a utilizar Adam como suporte, desenvolvendo uma relação de suporte mútuo.
SINOPSSE
Nos anos 20, Adam Stein era um homem feliz: marido atencioso, pai orgulhoso de duas filhas e estrela da cena vaudeville de Berlim. Um palhaço, um mágico, um homem do espetáculo. É enviado para a guerra e, para sobreviver nas mãos do sádico Klein, comandante do campo de concentração, é forçado a se comportar, literalmente, como um cachorro. Anos mais tarde, Adam vive com outros sobreviventes do Holocausto em um sanatório no meio do deserto em Israel, onde tenta aliviar a dor fazendo palhaçadas e truques de mágica. Até que um dia descobre um paciente cuja existência foi escondida dele: um menino de 12 anos que acredita ser um cachorro. O garoto não fala - late; não anda - rasteja com os braços e pernas. A raiva inicial de Adam logo se transforma em cuidado e preocupação. O menino, que ninguém foi capaz de ajudar, começa a utilizar Adam como suporte. E juntos os dois embarcam em uma dolorosa jornada de volta para a vida.

sábado, 6 de novembro de 2010

Em busca de uma nova chance

em busca de 1 nova chance ASSUNTO
Luto, reconfiguração familiar
É uma trágica e romântica história de amor e superação em família. A família de Bennett ainda passa por um duro luto: o pai Allen (Pierce Brosnan) não consegue falar abertamente sobre o filho morto, e guarda todos os seus sentimentos dentro de si, se fazendo de forte, para ajudar a sua mulher Grace (Susan Sarandon). Grace não consegue aceitar a morte do filho, e fica obcecada por saber quais foram as últimas palavras dele, indo sempre visitar o responsável pelo acidente, que se encontra em coma, numa relação de puro desespero. Completando a família, temos o irmão Ryan (Johnny Simmons), que tem seus próprios problemas da adolescência mais a culpa e/ou remorso por não ter se despedido apropriadamente do irmão. Como na vida real, a superação do luto ocorre de maneira natural, orgânica. Cada um dos membros da família, passará por aquilo que tem que passar. As subtramas de "Em Busca de Uma Nova Chance" envolvem a participação de Ryan num grupo de terapia psicológica, a aproximação entre Rose e Allen, além das visitas de Grace ao sobrevivente que estava no outro veículo acidentado, um homem que está ainda em coma, mas que pode ter ouvido as últimas palavras de Bennett.
SINOPSE
A morte do filho adolescente Bennett, num acidente de carro, é quase demais para a família Brewer suportar. Não apenas porque ele tinha uma vida promissora, mas também porque o impacto de sua morte desencadeia uma série de tumultos em suas vidas. Sua mãe fica obcecada e não pode deixá-lo ir; seu pai não consegue encarar a situação; e a posição de segundo lugar de seu irmão é ampliada. E quando a namorada de Bennet aparece, a família tem que lidar com circunstâncias que complicam ainda mais sua perda.
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sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comer, rezar e amar

comer rezar amar ASSUNTO
Relações afetivas, sociais, auto-suporte.
A história se baseia em um momento da vida da escritora Liz Gilbert, quando ela passa por um difícil divórcio e resolve tirar um ano sabático em uma viagem que se dividirá em três momentos/países: Comer – Itália, Rezar – Índia, Amar – Indonésia. O tri-pé alimentação-espiritualidade-relacionamento ilustra a busca pelo reencontro consigo e com o mundo. Ao longo da experiência ela vai se confrontando com medos e angústias pessoais e vai aprendendo a lidar com esses tormentos, além de superar muitas amarras do passado e se deliciar com a simplicidade da vida. O filme, como todo livro que se torna fita de cinema, deixa algumas lacunas. Quem leu o livro, compreende melhor a trama. A exibição provocou reação dos italianos, que consideraram caricatos os personagens daquele país. Alguns críticos consideraram lento e longo, tornando-se por vezes enfadonho. Entretanto, criticas a parte, o filme consegue trazer questões capazes de despertar identificações, principalmente nos momentos de crise existencial, quando uma viagem interna se faz necessária. E, nada melhor do que conhecer diversas culturas, o que nos permite flexibilizar novas formas de estar no mundo.
SINOPSE
Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai a zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar prova que existe mais de uma maneira de levar a vida e de viajar pelo mundo.
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Elefante

elefante ASSUNTO
Adolescência, bullying, violência
A verdade é que o filme não fala sobre o fato ocorrido em Columbine High School. Isso é apenas um plano de fundo para explorar as relações, que são aparentemente superficiais, mostrando apenas um dia da vida desses jovens. E o que mostra, não é um massacre real, é um outro tipo de massacre, o psicológico, vê-se aqueles adolescentes recebendo criticas e sendo mal-tratados o tempo todo. Sendo chamados de “estranhos” por não estarem dentro dos padrões considerados “normais”, por não estarem inseridos em certos grupos. A visão vai além da artística, ou da critica e explora os sentimentos envolvidos no controverso mundo adolescente. A crueldade, falta de tolerância e respeito às diferenças tem um nome: BullyIng.
SINOPSE
2003 - Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.
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Cuidado com meu guarda costas

cuidado com meu guarda costas ASSUNTO
Bullying, adolescência, amizade
Clássico absoluto da Sessão da Tarde, este filme permanece ainda hoje como um dos mais tocantes contos cinematográficos sobre a amizade e o universo escolar adolescente. O filme fala de “perdedores” e incompreendidos, atributos facilmente encontrados na adolescência. Trata-se um drama atemporal sobre bullying, a descoberta da amizade e um dos muitos ritos de passagem passíveis de ocorrer na adolescência.
SINOPSE
1980 - Clifford Peach (Chris Makepeace), um adolescente pacífico, está achando muito difícil se adaptar à sua nova escola, onde um valentão (Matt Dillon) aterroriza seus colegas de classe e extorque seu dinheiro para o lanche. Clifford recusa-se a pagar e contrata os serviços de um desajustado grandalhão, cuja simples presença intimida alunos e professores. Mas seu “relacionamento comercial” logo se torna pessoal, pois Clifford e o solitário brutamontes trabalham em aliança contra seus intimidadores… e nasce uma amizade especial entre eles. Ruth Gordon, Martin Mull, Joan Cusack e John Houseman completam “um elenco realmente memorável” (Variety) nesta deliciosa comédia sobre amadurecimento, que é também uma homenagem triunfal ao “perdedor”.
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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ocean Heaven

ocean heaven ASSUNTO
Autismo, relações familiares (pai e filho)

SINOPSE
Segundo os Centros de Controle de Doenças E.U., uma pessoa em cada 110 é carregado com autismo. Daí resulta que a China tem mais de 10 milhões de pacientes de autismo. Dafu (Wen Zhang) é um deles: ele parece distraído, repete as palavras de outras pessoas, nada com uma facilidade surpreendente, mantém tudo em casa em ordem exata, e talvez ele não é totalmente consciente da sua morte, as mães de alguns anos atrás. Trabalho em um aquário, Xing Chang (Jet Li) cuida do concurso deste filho 22 anos dele. Com a generosa ajuda dos vizinhos, os dois vivem felizes juntos. No entanto, o pai entende muito bem que no final, ele terá de afastar-se do mundo, deixando seu filho sozinho e que dia virá mais cedo do que todos estão prontos para acreditar. Este filme é uma ode a um pai que está decidida a encontrar um abrigo para o seu filho antes que seja tarde demais. No processo, o menino atinge um grau de independência necessário.
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O OLHAR DA PSICOLOGIA
A história do amor incansável de um pai pelo seu filho autista. O filme é uma colaboração filantrópica, para chamar a atenção para o autismo, pois a China abriga mais ou menos dez milhões de autistas. Para se ter uma ideia, o salário de Jet Li para participar do filme foi... um dólar. Um dólar somente! E, segundo críticos, sua atuação é soberba. Jet Li interpreta Wang Xincheng, o dedicado pai de Wang Dafu, um jovem autista. Porém há um problema: Xincheng descobriu que sofre de câncer terminal do fígado e então decide tirar sua vida junto com seu filho por meio de afogamento. Porém Dafu consegue escapar nadando. Com isso Xincheng acredita que talvez o destino de Dafu possa ser diferente, então começa a missão de ensinar seu filho a ser independente, para que possa futuramente viver sem o pai. O filme é sensível e explora a relação entre o pai e um filho, o amor, o carinho e cuidado que são atributos esperados em um pai. O foco é na relação, independente do diagnóstico, por isso é recomendado para toda a família