segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Destinos ligados

destinos ligados ASSUNTO
Maternidade, adoção, relações afetivas.
A instabilidade da alma feminina causada pela doação ou pela adoção de criança é o tema de Destinos Ligados. A dificuldade de relacionamento com as pessoas e até certa ponta de perversidade são traços característicos das personalidades de Karen e de Elizabeth, mãe e filha. A primeira, após a morte da mãe, sente-se atraída por um colega de profissão, mas, apesar disso, trata-o mal e com desprezo. A segunda seduz Paul, seu chefe, um viúvo, preso à memória da mulher, para lhe determinar sua vontade, e ao mesmo tempo, Steven, um vizinho, para incompatibilizá-lo com a esposa Tracy. Karen: O que lhe resta na lembrança é a filha, que ela, na juventude, entregou à doação para alguém criar. Karen se atormenta a cada aniversário da filha, tudo está marcado em suas expressões e ações. Aos poucos uma suave mutação vai operando no interior da personagem, depois que ela consegue se aproximar do terapeuta de quem gosta. Apesar do abrandamento de sentimento de Karen em relação a crianças, a atriz mantém os músculos da face contraídos, marca de seu arrependimento. Elizabeth: Define seu perfil psicológico nas cenas de sexo com Paul e Steven. Ao primeiro, ela determina; ao segundo, desafia. A personagem não tem mãos a medir para impor o seu autoritarismo. Desde quando é entrevistada por Paul, no escritório, Elizabeth é incisiva em suas afirmativas: – É bom saber que terei de me reportar a um homem, não a uma mulher!…
SINOPSE
O filme de Rodrigo García começa no passado, com dois adolescentes fazendo sexo. A garota, com 14 anos, fica grávida e a criança é adotada por uma família. Saltando para o presente, encontramos as personagens do drama. Elizabeth (Naomi Watts) é uma advogada inteligente e bem-sucedida que usa seu corpo para conseguir o que quer, e é através do seu charme que ela inicia um romance com o chefe (Samuel L. Jackson). Karen (Annette Bening) é uma profissional da saúde, muito sensível e amável, mas que esconde este seu jeito humano e vive amargurada. Isso porque ela engravidou aos 14 anos, entregou a filha Elizabeth para adoção há quase 40 anos e não supera a dor por ter tomado esta decisão. Lucy (Kerry Washington) é uma mulher casada que não consegue engravidar e resolve recorrer à adoção para ter a família que tanto deseja.
TRAILER

2 comentários:

  1. OLÁ PATRICIA,

    que trama exuberante possui este filme que você indica.

    Certamente, já está fazendo parte da lista dos meus próximos videos.

    Excelente e parabéns pelo seu interessantíssimo blog, pois não conhecia nada semelhante.

    Isto quer dizer que você é absolutamente, original, na forma e conteúdo das suas propostas.

    Estarei sempre por aqui!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  2. Já assisti e recomendo! Um filme que trata, essencialmente, das frustrações e remorços que são desencadeados por meio de uma atitude impensada na juventude.

    O filme trata do tema 'adoção' com bastante sensibilidade. Aposta em um tema muito pouco explorado no cinema!

    É interessante pensar que Mother and Child não apresenta a figura do vilão. Mesmo quando os personagens tomam determinadas atitudes que podem parecer um tanto quanto maquiavélicas, elas estão plenamente inseridas com uma justificativa, um porque. E essas atitudes explicitam fragilidades e falta de referência. Todos são, de alguma forma, vítimas.

    André Martins

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!