terça-feira, 23 de abril de 2013

A ira de um anjo

clip_image001ASSUNTO
Abuso,  Transtorno do desvio de conduta, psicopatia, Abuso sexual infantil, Adoção, relações familiares.
SINOPSE
O filme foi baseado na história real de Beth Thomas, uma criança que foi severamente abusada sexualmente e apresentou comportamentos violentos, conforme o documentário mostra. O vídeo retrata alguns trechos do processo terapêutico real e alguns depoimentos, da criança em duas fases, dos pais e do terapeuta. No filme, a trama aborda um drama familiar, focando na menina de 07 anos que foi adotada junto ao irmão por uma família bem-sucedida e até então feliz. Problemas começam a aparecer com o estranho comportamento da menina, que consegue influenciar maleficamente o irmãozinho, manipular os adultos ao seu redor, mostrando um lado violento e negro de sua personalidade. O casal imagina então que isso se deve ao passado desconhecido dessa criança, antes de desistir da adoção, os pais vão buscar respostas na história de vida da criança. As angústias vividas por esses pais, que se esforçam imensamente para amar essa menina apesar de se comportamento,  são retratadas no filme. Onde está o limite? A busca interessada e amorosa faz toda diferença.
Documentário completo sobre Beth
Filme Completo no YouTube
O OLHAR D APSICOLOGIA
Nem o filme nem o documentário são fáceis de assistir. A discussão sobre um fato tão delicado e atual, em alguns momentos se torna intragável. No filme, quando a família adota as crianças, a menina já tem 7 anos. Ao assistir suas atitudes maquiavélicas, o primeiro sentimento que surge no espectador é raiva, sim, raiva dessa menininha tão cruel. Não é fácil ficar neutro diante de tanta maldade e frieza. Difícil se colocar no lugar dos pais adotivos, que apesar de tantas complicações, escolhem tentar amá-la e ajudá-la a descobrir-se como ser humano. Catherine apresenta todos os sintomas do Transtorno de Desvio de Conduta, patologia prevista em crianças que tiveram privação emocional nos primeiros contatos com o mundo e/ou algum tipo de abuso. Sim, Cat sofreu abuso sexual infantil, cujo agressor foi o pai biológico. Agora, a menina não tem qualquer possibilidade de afeto ou empatia (se colocar no lugar do outro). Antes do tratamento, só raiva e medo são emoções que a menina conhece. Ela não tem ideia do que seja afeto, confiança, respeito, amor…
Tanto o filme quanto o documentário apresentam a clara devastação emocional e psíquica que o abuso infantil pode causar no ser humano. Ainda que retrate um caso de severas complicações, o filme é também um alerta. Ambos chocam bastante, entretanto, o documentário retrata uma realidade forte, com depoimentos e trechos das entrevistas realizadas com Beth e seu psicólogo, Dr. Ken Magid, é assustador! Nele Beth descreve o abuso do pai e suas crueldades em detalhes. O que surpreende, além das atrocidades que a menina cometeu, foi é a frieza com que ela relata cada ato. Beth conta que machucou seu irmão e que desejava matar seus pais, com a calma de como se estivesse contando que passou um dia no parque. Claramente se observa um perfil de psicopatia na menina. O documentário mostra a evolução do seu atendimento, com franca melhora, entretanto restam dúvidas quanto ao futuro da menina. Pesquisando na rede, encontrei alguns relatos que afirmam que Beth obteve licenciatura em enfermagem e é autora do livro “Mais do que uma linha de esperança”. Ela e sua mãe adotiva, Nancy Thomas, criaram uma clínica para crianças com distúrbios graves de comportamento.






16 comentários:

  1. olá, o Senhor acha que o fato da ela estar em uma familia com uma estrutura e principios cristãos pode mudar este quadro ou ela pode estar apenas fingindo? obrigado desde já...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ela pode realmente mudar pois, no caso de Beth, ela não recebeu e portanto não sabe o que é amar, ou receber amor. Porém, após o acompanhamento especializado, ela acaba melhorando e mostrando que existia amor dentro de si.

      Excluir
  2. Realmente é muito assustar e triste. Felizmente teve um final feliz, ela conseguiu se tratar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO TRISTE.TÃO JOVEM E TÃO SOFRIDA O OLHAR ENVELHECIDO PELA DOR E ÓDIO A SORTE DE bETH FOI OS PAIS QUE NÃO DESISTIRAM DE AMAR E CUIDAR DELA SEM DEMAGOGIAS ACEITARAM COM MUITO MEDO MAIS PORÉM COM UM AMOR MAIOR.

      Excluir
    2. É verdade, Maria José, as pessoas trazem no olhar o peso de suas experiências dilacerantes. Encontrar disponibilidade e amor para reeditar a própria história é, de fato, privilegio de poucos. Obrigada pela participação, volte sempre!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Na minha visão limitada,ou seja,de um mero expectador,acredito que o transtorno de personalidade anti-social seja incurável à menos que seja tratado até os oito anos de idade como visto no filme.E mesmo assim é como jogar dados no escuro.Portanto, acima dessa idade determinada o ser que demonstrar empatia para com o próximo seja apenas mais uma de suas manipulações..

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe me dizer se existe um livro sobre esse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço. Sei que a criança retratada é autora de um livro, conforme descrito: "Hoje em dia Elizabeth Thomas é uma mulher perfeitamente normal e mentalmente saudável. Se formou em enfermagem e atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal dando suporte as mães e cuidando de recém-nascidos.É autora do livro, "More than a Thread of Hope (Mais que um fio de esperança)" e, junto com sua mãe adotiva, Nancy Thomas, criou uma clínica para crianças com distúrbios graves de comportamento." https://www.fatosdesconhecidos.com.br/a-ira-de-um-anjo/
      Abs,

      Excluir
  6. Foi muito sofrimento que essa criança, e Deus colocou esses pais tão maravilhoso na vida dela, lutaram por ela, e um amor sem explicação, fico muito feliz por eles, chorei muito vendo o filme é ledo o documentário.
    Graças a Deus eles conseguiram ajuda ela é i irmão, ele se formou é procurou ajudar outras crianças.😢🙏💪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento a demora, só recentemente, descobri que existiam varios comentários numa caixa de spam, que ignorava a existência. Grata pela participação!

      Excluir
  7. Assisti tb Precisamos falar sobre Kevin. O qual nasceu de familia normal equilibrada e com todo esforço dos pais biológicos
    nada conseguiram. Se neste film a menina foi abusada etc... Não é desculpa ela é psicopata e não tem cura. A miseria do ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento a demora, só recentemente, descobri que existiam varios comentários numa caixa de spam, que ignorava a existência. O mundo está repleto de condiçoes distintas, condições inexplicáveis, muitas vezes cruéis. A ciencia ainda engatinha em muitos quadros patológicos, buscamos ajudar no possível. Obrigada por sua participação, volte sempre!

      Excluir
  8. O fato é não desistir de ajudar e tratar essas pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Minha duvida é: Nesse caso da Beth, qual seria realmente as estruturas neurourologias que se relaciona a esses tipos de comportamentos?
    Seria realmente o desvio de conduta ou existe algo mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento a demora, só recentemente, descobri que existiam varios comentários numa caixa de spam, que ignorava a existência. Não creio que os elementos do filme possam responder sua pergunta, no entanto, a credito que um neuropicólogo possa se aproximar das questões, não é o meu caso. Obrigada por sua participação!

      Excluir

Sua opinião é muito importante!