quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os vigaristas

vigaristas ASSUNTO
TOC, Pânico, Agorafobia, hipocondria, relações afetivas, relações familiares.
Roy é um viciado em nicotina, obssessivo-compulsivo, sofre de síndrome do pânico, fobia de germes e tem pavor a lugares abertos? Uma agorafobia quase suicida.. Realmente é alguém que deveria encontrar outro tipo de trabalho - o único problema é que ele é bom demais naquilo que faz. Ao mesmo tempo em que narra a transformação que a responsabilidade gerada pela descoberta da paternidade pode causar em um homem, o longa jamais perde de foco a questão da vigarice. O texto tece uma trama que até cede à tentação das reviravoltas, mas faz isso com inteligência, de modo que as três pontas de narrativa se amarrem de forma inesperada. “Os Vigaristas” é um daqueles filmes que, ao final da projeção, estimula o espectador a repassá-lo mentalmente para verificar se há furos no raciocínio do roteiro. É uma história consistente.
Todos os sintomas do personagem revelam-se como hipocondria, no desenrolar da trama. Claro, nem tudo é o que parece, entretanto “o tiro sai pela culatra”, pois torna-se verdade aquilo que não era pra ser, e, sim, o personagem, ainda que saiba que nada era real, sente como se fosse, e se rende a transformação. Isso tudo me lembrou o movimento de tornar consciente da própria “verdade”, se dar conta do próprio movimento, do “ser no mundo”, tudo como condição necessária para nos fornecer capacidade de escolha. Ainda que a intenção não fosse somar, mas subtrair, me pergunto quem realmente ganhou. Confiram e tirem suas conclusões.

SINOPSE
Roy Walker (Nicolas Cage) é um especialista na arte do crime. Juntamente com seu sócio Frank (Sam Rockweel), ele pensa duas vezes em enganar pessoas em busca de dinheiro fácil. Na sua vida particular, no entanto, Roy padece de vários distúrbios: é hipocondríaco (a falta dos remédios provoca gagueira e piscadelas), não sai de casa e tem obsessão por limpeza e organização. Roy Walker (Nicolas Cage) é um especialista na arte do crime. Juntamente com seu sócio Frank (Sam Rockweel). Ele prepara-se para dar um último golpe, quando surge Angela (Alison Lohman), sua filha de 14 anos, que nunca chegou a conhecer. A partir daí, diversas reviravoltas advém deste encontro.
TRAILER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!