sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Minha vida cor de rosa

ASSUNTO
Sexualidade, diferença, relações afetivas, familiares e sociais.
Muito tem se falado sobre sexualidade e suas diferenças. O filme em questão parece falara de transsexualidade, que é diferente de homossexualidade, pois: Homossexualidade – A orientação do desejo (sexual e/ou afetivo) está direcionada para o mesmo sexo, são homens e mulheres satisfeitos com o próprio corpo. A transexualidade refere-se a pessoas que se identificam com um sexo diferente daquele com que nasceram. Esse parece ser o caso de nossa protagonista, que acredita ser uma menina, muito antes de descobrir a orientação do seu desejo. Ludovic cresce imaginando que nasceu no corpo errado: na verdade, acredita ser uma menina. O filme fala também de diferenças e da dificuldade do convívio em sociedade quando se tem algo “diferente” do que esperam de nós.
(Sexualidade) como condição inata, retirando a conotação de perversão e mostrando que não se trata de uma opção, uma escolha consciente, mas sim uma característica da pessoa, independente da sua vontade. Leia mais...
Esta aparente transexualidade, apresentada de maneira tão clara ainda na infância, não tem  característica de perversão sexual. Como bem descreve Félix López Sánches em seu livro HOMOSSEXUALIDADE E FAMÍLIA-NOVAS ESTRUTURAS, pág.30 “... os transexuais vivem, no entanto, uma situação difícil, porque estão convencidos de que seu corpo é um erro, já que, realmente, possuem uma identidade sexual distinta da identidade biológica. Sendo biologicamente homens – em todos os aspectos – essas pessoas sentem-se e acreditam ser mulheres...”.
A ingenuidade de Ludovic, aliada a sua inocência e doçura, demonstram que não houve nenhuma opção ou escolha voluntária: independentemente de sua própria vontade e/ou da vontade de sua família, ele simplesmente é assim. Clique aqui para ler mais...
O filme (...)um enfoque engraçado e acaba traindo uma mensagem edificante de convivência com as diferenças. Leia mais clicando aqui.
SINOPSE
Ludovic de 7 anos vive com seus pais e irmãos e acha que é um menino-menina e que vai se transformar em menina a qualquer momento. A criança como protagonista levanta a questão da homossexualidade (neste caso, transexualidade) como condição inata, retira a perversão, opção e escolha consciente, elucidando ser apenas uma característica da pessoa, alheia à sua vontade. Ludovic, inocente e de uma doçura ímpar que nos conquista com seu sorriso e olhar verdadeiros, sofre preconceito e rejeição causados pela intolerância e obtusidade da vizinhança, apenas por ser quem ele é, sem fazer mal a ninguém. Um filme especial, no tom certo, que fará com que pessoas com um mínimo se sensibilidade repensem alguns de seus preconceitos. Recebeu 1 Globo de Ouro, 11 outros prêmios e 5 indicações.
TRAILER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!