sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vinte centímetros

20 cm ASSUNTO
Relações afetivas e sociais, transsexualidade, homossexualidade.
O dilema de Marieta ilustra bem a diferença entre transsexualidade e travestis. O travesti, ainda que esteja travestido, não tem qualquer incomodo no corpo em que vive. Ao contrário de nosso personagem, que denota ojeriza aos 20 centímetros que a separam do sexo que acredita ser. A escolha por sua identidade feminina sobrepõe qualquer promessa de felicidade, ela não consegue vislumbrar alternativa que não considere a si como se sente: como mulher. E, tudo que possa afastá-la do propósito de sentir-se plena, estará fadado ao fracasso.
Um olhar irreverente e desregrado sobre o submundo urbano e os outcasts que o habitam, onde subsistir está longe de ser uma garantia e os sonhos de prosperidade dificilmente se tornarão realidade. Embora ofereça um retrato seco e realista do meio em que se centra, é frequentemente contaminado por delirantes e imprevisíveis momentos onde as sequências oníricas da protagonista se salientam, gerando interlúdios musicais e cómicos que fornecem alguma réstia de esperança aos ambientes de negrume presentes em grande parte do filme. Focando a obstinação de Marieta em se livrar dos 20 centímetros que a impedem de se tornar a mulher que sonha ser, o filme recupera alguns traços do cinema de Pedro Almodóvar, recorrendo a uma saudável combinação de melodrama e humor negro centrando-se nas experiências dos rejeitados e desprezados pela sociedade. Longe de ser um filme para todos os gostos, é uma obra suficientemente inventiva para figurar entre as boas surpresas de 2005, até porque, convenhamos, não haverá muitas películas protagonizadas por uma prostituta travesti narcoléptica e por uma série de personagens secundárias não menos peculiares.Qual é o tamanho da felicidade? Leia mais clicando aqui.
SINOPSE
Marieta é um travesti que gostaria de se ver livre dos 20 centímetros que a separam de ser a fascinante mulher com que sonha, quando sucumbe às crises de narcolepsia. Nos seus sonhos coloridos, ela é a atração principal de variados, surpreendentes e suntuosos números musicais, onde tem a capacidade de cantar maravilhosamente e falar diferentes línguas. Qual É O Tamanho Da Felicidade?
TRAILER OFICIAL

5 comentários:

  1. Olha nao cheguei a ver o filme mas pelo nome parece ser preconceitusos, com os homens! Veja, um penis comum nao tem 20cm!!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Anônimo,
    O título se refere a temática do filme, ou seja como diz a sinopse: "Marieta é um travesti que gostaria de se ver livre dos 20 centímetros que a separam de ser a fascinante mulher com que sonha". Não tem nada a ver com preconceito, tem a ver com uma questão pessoal. Poderia ser 3 cm, mas no caso de quem não o deseja, 20 é demais!. Assista ou leia a sinopse, compreenderá melhor...

    ResponderExcluir
  3. Um texto muito parecido com esse, postado em 15/05/2009 está disponível aqui:

    http://filmes-gay.blogspot.com.br/2009/05/20-centimeters-realizador-ramon-salazar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Salazar, O parágrafo retirado do site encerra com link "Leia mais clicando aqui", que abre a mesma página que você está indicando. O link é exatamente para isso, agregar mais informações. Procuro colocar os links quando utilizo trechos interessantes de outros autores, conforme o caso. O interesse do blog é agregar informações que tenham afinidade com o olhar psi, por isso, obrigada.
      Volte sempre!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!