segunda-feira, 12 de abril de 2021

Euforia

 

                                                                    

ASSUNTO

Homossexualidade, drogas, doença terminal, relações sociais, familiares e afetivas.

SINOPSE

Matteo (Riccardo Scamarcio) e Ettore (Valerio Mastandrea) são irmãos com vidas distintas e que compartilham um laço afetivo pouco desenvolvido. Enquanto o primeiro é um jovem empreendedor carismático e "mente aberta", o segundo leva uma vida simples e reclusa na cidade em que nasceram, trabalhando como professor no ensino médio de uma escola local. Após um evento traumático, os dois começam a viver juntos em Roma, durante alguns meses. A situação faz com que eles trabalhem suas diferenças, possibilitando - em meio a um turbilhão de medo, fragilidade e euforia - o nascimento de uma ligação genuína entre os dois.

TRAILER



O OLHAR DA PSICOLOGIA

Disponível na NETFLIX até o final de abril. Euforia, um drama familiar italiano, foca na relação de dois irmãos, que após trilharem caminhos distintos, voltam a se aproximar. O contraste entre os dois mundos, logo fica evidenciado. Matteo é a própria euforia, vivendo num estado ilusório de sucesso e prazer permanentes. De fato, ele é um jovem empreendedor bem-sucedido, que transita bem em seu meio profissional e social. Entretanto, o distanciamento afetivo não parece somente acontecer com o irmão. Ettore, por sua vez, seguiu outro caminho, se manteve na cidade onde nasceu, é professor, leva uma vida simples e retornou para casa da mãe após a separação recente.

A oportunidade de se reaproximarem surge diante do diagnóstico de Ettore, que pode encontrar melhor tratamento onde o irmão caçula mora. O filme trabalha as questões não resolvidas entre os irmãos, que aos poucos encontram a oportunidade de “passar a limpo” a relação, reconstruindo o vínculo afetivo. É um filme delicado, que nos faz refletir sobre diferentes questões. Como cada um lida com as adversidades? Qual o mecanismo de defesa de cada um? O que somos ou aparentamos ser? Aos poucos, vamos conhecendo como cada irmão lida com as situações, como a diferença entre eles pode ser a ponte para o autoconhecimento, para a aceitação de si mesmo, para compreensão e construção de novos vínculos. O dilema “Ter e ser” está na trama, que evidencia a exposição, desmedida de Matteo, em contraste com o silêncio  e introspecção de Ettore, personagem que pode demonstrar uma ligação mais sensível e presente em cada momento. Vínculos familiares são temas de diversos filmes, poucas vezes explorando a reconstrução de laços afetivos entre irmãos, como o longa propõe. Muito próximo dos conflitos existências comuns em diferentes famílias, o filme promove reflexões sobre laços e nós constituídos nas relações familiares, que afetam a singularidade de cada ser. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!