domingo, 18 de abril de 2021

Un padre no tan padre (Patriarca)

 


ASSUNTO

Terceira idade, relações familiares, afetivas e sociais.

SINOPSE

Quando Don Servando Villegas, patriarca mexicano de 85 anos, é expulso de sua casa de repouso, seu filho mais novo Francisco o leva para morar com ele. Don Servando está prestes a descobrir a verdade sobre o seu filho e sua maneira de viver. O caçula na verdade mora em uma espaçosa casa com mais nove pessoas de diferentes partes do mundo e de todos os tipos, tem um relacionamento estável com Alma (Jacqueline Bracamontes) e é pai do jovem pintor Rene (Sérgio Mayer Mori). O filme está disponível na NETFLIX.



TRAILER



O OLHAR DA PSICOLOGIA

A comédia mexicana explora as relações familiares numa perspectiva bastante interessante. Temos Don Servando Villegas, um velho ranzinza, frio, controlador e hostil com todos. Apesar de lúcido, o senhor residia em uma clínica para idosos, onde só fez inimigos, até ser expulso. Uma perda financeira o obriga a buscar acolhimento na casa dos filhos. Aos poucos, descobrimos que sua personalidade o afastou de todos, inclusive dos filhos, que negam recebê-lo, restando para o filho caçula a difícil tarefa. A ilusão do bom velhinho, tão atrelada aos idosos, é desconstruída já no início. O comportamento do personagem, ainda na instituição, é tão insuportável, que dá vontade de desistir do filme. Já seu filho caçula vive de uma forma bem diferente da informada ao pai, bem distante dos princípios e regras ditados pelo patriarca...

A trama costura cenas da infância e da atualidade, revelando o distanciamento afetivo paterno que acontecia desde a infância. Entretanto, seu filho Francisco encontrou uma família diferente. O filho de Francisco, de outra relação, mora com ele e a nova companheira, numa casa que acolhe diferentes personagens, formando uma família comunitária. Bem diferente da família de sangue, as relações são baseadas no respeito às diferenças, num ambiente cooperação, repleto de trocas de afeto. As decisões são tomadas em comum acordo, respeitando a individualidade de cada um. Dentre seus membros, um casal gay, idosos despojados e até o uso de maconha, características mais do que suficientes para um choque de realidade no patriarca, até então fechado em seu universo de verdades absolutas. Sua chegada afeta o sistema como um todo, que também o afeta.  Além de ter a oportunidade de rever seus valores, ele consegue elaborar questões emocionais, agravadas na perda de sua esposa.  Aos poucos, preconceitos serão desconstruídos, ampliando a visão de mundo do patriarca. Mas, não fica por aí, como em qualquer família, acompanhamos repetições comportamentais herdadas pelo filho, Francisco, que mesmo discordando de alguns padrões, os repete com seu filho artista. O filme, através da comédia, consegue explorar conflitos familiares, diferenças culturais e geracionais,  com as quais espectador pode facilmente se identificar. Além disso, o filme realça a importância de pessoas, que mesmo sem patentesco, podem fazer parte do que pode ser chamado de família. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!