quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ponto de vista

clip_image001 ASSUNTO
Percepção, gestalt-terapia, relações humanas e sociais, visão de mundo.
SINOPSE
O presidente dos Estados Unidos, Ashton (William Hurt), participará de uma conferência mundial sobre o combate ao terrorismo em Salamanca, na Espanha. Thomas Barnes (Dennis Quaid) e Kent Taylor (Matthew Fox) são os agentes do Serviço Secreto designados para protegê-lo durante o evento. Entretanto logo em sua chegada o presidente é baleado, o que gera um grande tumulto. Na multidão que assiste ao atentado está Howard Lewis (Forest Whitaker), um turista americano que estava gravando tudo para mostrar aos filhos quando retornasse para casa. A partir da perspectiva de diversos presentes no local antes e depois do atentado é que se pode chegar à verdade sobre o ocorrido.
TRAILER
OLHAR DA PSICOLOGIA
Indicado por uma professora da pós graduação, o filme lustra conceitos que são caros, não só para a Abordagem Gestáltica, mas para a psicologia e o estudo da percepção.  Ao voltar várias vezes no tempo e contar o episódio pela visão de cada um, o filme abre possibilidades para pensarmos em acontecimentos corriqueiros de nossas vidas. Diferente da relação causal, tão facilmente aceita, a trama nos oferece uma visão de sistema, onde a alteração em um elemento irá mudar a configuração do fato, transformando-o em outra história. Diante disso, a cada ponto de vista, temos uma nova versão. A percepção de cada um é o ingrediente que permite diversas verdades para um mesmo acontecimento. É preciso destacar a importância de interligar as diferentes versões para chegarmos a uma compreensão diferente do episódio. Entretanto, nenhuma das versões vivenciadas pode ser considerada inverosímel, podendo ser alterada por cada novo elemento.
 Diante de um mesmo fato, cada pessoa o experimenta através de sua forma de ser. O sentido das coisas passa por nossa visão pessoal de mundo num dado momento. O Turista, por exemplo, apresenta franca transformação pessoal diante dos acontecimentos. Ele deixa clara a fragilidade de sua relação familiar, o que torna seu papel de turista uma prioridade no momento. Diante da tragédia, suas prioridades mudam, torna-se destaque a importância da família, não só para ele, mas também para os outros membros familiares. Este episódio ilustra como cada um de nós interpreta qualquer acontecimento, ou seja, de acordo com nossa realidade, nossa visão de mundo, nossa forma de “sentir” o mundo em determinado momento. Na relação com mundo também encontramos novos elementos que irão transformar a cada momento “nosso mundo”, nossas prioridades, nossas formas de funcionar no mundo. As diferenças realçadas a cada ponto de vista ilustram que não há nada que possa permanecer inalterado diante de novas configurações. Isto é, quando os nossos planos “prontos” encontram uma realidade diferente, passam a requerer novos ajustes. No filme, os sequestradores, antes tão convictos do projeto de sequestro, mudam o rumo dos acontecimentos ao evitarem o atropelamento da menina espanhola. Para estudantes de psicologia, o filme ilustra alguns conceitos da Psicologia da Gestalt, no estudo da percepção e na abordagem gestáltica, sendo por isso indicado. Ao mostrar diversas visões de um mesmo fato, a trama nos permite refletir sobre nossas verdades, possibilitando a compreensão de que não são únicas, o que torna o filme indicado para todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!