segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O pescador de ilusões

o pescador de ilusões ASSUNTO
Esquizofrenia, A questão do outro, Relações Humanas
“O pescador de ilusões” se estrutura em basicamente três aspectos conflitantes e de extrema importância: o personagem Jack Lucas, que é ancora de um programa de radio de falsa auto-ajuda, onde em vez de ajudar, Jack faz uma psicologia reversa, desestruturando e zombando dos ouvintes. A tragédia ocorrida por conseqüência de um mau conselho de Jack a um ouvinte psicótico e o personagem Parry, um homem bem sucedido, vitima indireta da tragédia que se torna mendigo e psicótico. “O Pescador de Ilusões” é um filme recheado de aspectos relevantes a psicologia, que aborda de forma bem ilustrativa e próxima da realidade as doenças mentais, como por exemplo, a depressão, diferentes formas de psicose e as conseqüências de um trauma.

SINOPSE
O Pescador de Ilusões é uma comédia dramática que tem um senso de humor fabuloso e um lado dramático pesadíssimo, que reduz o zeitgeist dos anos 90: AIDS, mendicância, incomunicabilidade, a mídia responsável por tragédias, etc. Contando com uma trama que traz o peso da culpa do personagem Jack Lucas, é um olhar sensível sobre o povo em geral queNietzche carinhosamente chama de "mal-formados". O filme é tão perfeito em suas citações e em sua narrativa inusitada, que mistura cultura pop com o Santo Graal, Cavaleiros Vermelhos e mendigos, que seu final feliz soa mais do que perfeito. A cena em que Willians persegue sua amada enquanto todos dançam ao seu redor é uma das mais belas e singelas já filmadas na história do cinema.
Trailer

4 comentários:

  1. outros filmes sobre esquizofrenia
    :
    Uma Mente Brilhante
    Estamira
    O Solista
    O Ilusionista
    O Som Das Nuvens
    O Segredo De Neverwas
    Van Gogh
    Sede De Viver

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, vi logo de inicio que tinha uma "pitada" de pensamento nietzschiano no drama. "Na bondade há por vezes uma insolência que me parece Malícia". Era o quê o personagem Jack Lucas estava tentando fazer; se eximir de culpa.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi longo de inicio, que o drama tinha uma "pitada" de pensamento nietzschiano. "Na bondade há por vezes uma insolência que me parece Malícia"... Era o que o personagem Jack Lucas tentava fazer o tempo todo; se eximir de culpa. Até encontrar o verdadeiro caminho da redenção.

    ResponderExcluir
  4. A conotação psicológica é percebida desde o inicio do filme..
    Muito bem feito e o final foi o que se esperava..emnora se saiba que na vida real nem sempre termina bem..Mas é o que gostaríamos....recomendo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!