quarta-feira, 24 de abril de 2013

À beira do Caminho

clip_image001 ASSUNTO

Relações familiares e afetivas, luto, traição, culpa e amizade.

SINOPSE

2012 - Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.

Coincidências trágicas marcam filme 'À Beira do Caminho' - Clique aqui para ler.

TRAILER

 

O OLHAR DA PSICOLOGIA

As dificuldades na elaboração do luto é um tema forte na trama. João é carrancudo, mal humorado e se mostra pouco inclinado ao convívio social. A solidão não é apenas devido a sua profissão, pois revela uma escolha pessoal. O filme mostra o cotidiano de um profissional pouco valorizado, o caminhoneiro. A estrada é o caminho que parece não ter fim, a cada quilômetro percorrido, maior fica a distância e a solidão. Encontrar Duda, o menino órfão, acaba por trazer à tona tudo que João queria esquecer. Aos poucos, o menino e sua história vão quebrando a armadura do motorista. Suas defesas vão aos poucos sendo destruídas. Semelhante a um processo terapêutico, que ocorre quando o cliente ao evitar a dor acaba por tornar crônica outra dor - aquela conhecida, mas nem por isso menos sofrida – é apresentado. O processo terapêutico busca favorecer o olhar do cliente para sua realidade, sua dor real – ou seja, as situações evitadas, objetivando novas escolhas, soluções ou acabamentos. Assim, tudo que impedia o cliente de ser quem é, pode ser desbloqueado. Situações inacabadas são obstáculos para o “vir-a-ser” do indivíduo, sua forma legítima de funcionar no mundo. No filme, o convívio com Duda acaba por favorecer o reencontro de João com seu mundo, suas emoções e novas possibilidades. A fuga de sua realidade dolorosa não aliviava a dor, apenas tornava o personagem cada dia mais distante de si mesmo, cristalizado, ausente.

Aos poucos, o pequeno estranho - que traz seu luto e sua luta no brilho dos olhos - vão descortinando o que há de mais humano no caminhoneiro. Seus interesses são opostos, um busca a solidão e outro busca companhia. O desdobramento da trama é também como o processo terapêutico, pois cada peça colocada vai revelando partes da figura, que aos poucos vai se formando com maior clareza. Para apresentar estória tão delicada e humana, o filme lança mão de músicas de Roberto Carlos e frases de caminhão, que se encaixam perfeitamente na trama, favorecendo emoções e reflexões no espectador. O que os personagens têm em comum é a perda, as diferentes formas de elaboração do luto. Diante de atuações sensíveis contando histórias possíveis, com direito a trilha sonora expressiva, é impossível não se emocionar. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!