sábado, 27 de abril de 2013

A parte dos anjos

clip_image001 ASSUNTO

Relações sociais, familiares e afetivas, delinquência, drogas e reabilitação.

SINOPSE

Neste misto de comédia e crítica social, Robbie é um rapaz de Glasgow perseguido pelo seu passado de delinquente. Ele e os amigos Rhino, Albert e a jovem Mo escapam por pouco de serem presos, mas acabam sendo punidos com uma pena de trabalhos comunitários. Henri, o educador responsável por eles, torna-se então o seu novo mentor, iniciando-os na arte do uísque. De destilarias a sessões de provas selecionadas, Robbie descobre um talento real de provador, conseguindo identificar as colheitas mais excepcionais e mais caras. Com esse novo talento em mãos, Robbie precisa escolher um caminho na vida: continuar a sua vida de pequenos delitos e violência ou investir num futuro mais promissor.

TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA

O filme conta a história de um grupo de delinquentes juvenis que ganharão uma segunda chance. Todos são jovens julgados por pequenos delitos e sem aptidão alguma, nem para o crime. Retrato de uma sociedade em crise, eles são condenados a realizar trabalhos comunitários, ao mesmo tempo em que precisam tirar suas vidas do buraco. (Fonte, clique aqui).

Robbie é um viciado em drogas disposto a se reabilitar devido à gravidez da namorada. O jovem transmite violência, raiva, terror, e também fragilidade, esperteza e amizade. Ele é explosivo, mas está aprendendo a conter suas emoções e pensar primeiramente na namorada e no filho. Ele foge de brigas e repreende outros por atitudes erradas , aceitando os conselhos de seu tutor Harry. Há uma leve crítica social por trás dessa aventura, que retrata uma realidade difícil, enfrentada pela classe operária de uma cidade violenta.

Para Robbie, só o desejo de se recuperar não basta, a cidade está contra ele. Mesmo quando encontra uma chance para redimir-se, o processo de liberdade incluirá sua partida. Mas como conseguir trabalho em uma época de crise? A descoberta de novas potencialidades fornece-lhe uma ideia. Assim, através da criatividade ele encontra uma alternativa, que precisará usar métodos não tão corretos para alcançar seus objetivos. É um paradoxo usar a ilegalidade para chegar ao universo legal. Ironia do destino... Ou seja, é uma crítica clara ao sistema que em alguns momentos, não só em Glasgow, oprimem a classe operária, restando poucas oportunidades. Fora isso, o filme apresenta um universo pouco conhecido, o mercado do uísque e suas contradições. Aliás, o título A PARTE DOS ANJOS se refere a expressão que descreve a parte do álcool que evapora durante o processo de envelhecimento da bebida. Não deixa de ser uma metáfora ao que ocorre na vida das pessoas de uma classe empobrecida, que tentam sobreviver num mundo impessoal e desigual. Seus sonhos e perspectivas de futuro também “evaporam” frente aos preconceitos e a realidade de uma sociedade que oprime e “escolhe’ o tipo de oportunidade que oferece. Sendo assim, a trama também discute princípios básicos da existência, como solidariedade, respeito e luta para subir os degraus da escada social. A trama aponta o crescimento individual como alternativa, mesmo que não seja por um caminho  considerado politicamente correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!