sábado, 13 de abril de 2013

Tudo por um sonho

clip_image002ASSUNTO
Adolescência, relações familiares, relações afetivas, família disfuncional, alcoolismo.
SINOPSE
Este drama inspirado em fatos reais conta a vida de Jay Moriarity (Jonny Weston), um prodígio do surf que decide aos 15 anos de idade enfrentar a costa Mavericks, onde ficam as maiores ondas do planeta. Nessa região, as marés chegam a atingir a altura de um prédio de cinco andares. Para tal feito, ele conta com a ajuda de Frosty Hesson (Gerard Butler), um veterano do surf. A relação entre ambos transforma suas vidas.
TRAILER
A força de um sonho… uma lição de vida!
O OLHAR DA PSICOLOGIA
O filme está repleto de clichês, como diz a crítica, no entanto, nada que comprometa a proposta da trama, que além de contar fatos verídicos, oferece uma lição de vida. Jay teve uma vida difícil, desde que sua mãe foi deixada pelo marido e se entregou à bebida. O menino cresce tendo que estudar, trabalhar e ainda cuidar da mãe. Na mesma ocasião em que seu pai vai embora, o garoto se depara com o perigo e a imensidão do mar, que iriam despertar nele o sonho de sua vida. Seu salvador, Frosty, no início reluta em se transformar em seu mestre, mas acaba desenvolvendo um amor paterno pelo menino. Nessa relação, estilo mestre e pupilo, Jay encontrará suporte para enfrentar seu medo, sua dor e a força necessária para lutar pelos seus sonhos. Em sua caminhada, Jay amadurece, se faz suporte e se torna uma das maiores lendas do surf. A trama emociona, principalmente se levarmos em conta que a filosofia do surf, pode se transformar em filosofia de vida.
Dentre as pérolas apresentadas, apresento a seguir, algumas frases do filme que podem provocar reflexões: “Os quatro pilares da fundação humana: o físico, o mental, o emocional e o espiritual. O físico vai representar a força pura necessária para fazer a remada. O mental dependerá de sua investigação. O cálculo da maré e ondas e é claro, sua capacidade de navegar por elas. (...) Respiração profunda, ritmo constante. Conduzir e deslizar. (...) Se você quiser chegar lá fora, você tem que conseguir mais de um quilômetro a partir daqui, apenas para chegar na posição... Então, você tem que conservar toda a energia que tem (...) Por algum motivo, você decidiu remar direto naquela bagunça. Agora de uma olhada naquelas rochas ali, vê o que está acontecendo com a corrente? (...) Então, a lição de hoje era sobre o poder da observação. O simples fato é que você tem duas escolhas. Você pode lutar com as coisas de cara, ou pode observar as leis da natureza. Porque se você observar o bastante, há sempre um caminho através dela. (pilares mentais) - Uma coisa que você tem que saber, medo e pânico são duas coisas diferentes. O medo é saudável, o pânico é mortal. (...) Como não entrar em pânico? Identificando o medo e do que você tem medo. (...) O quinto pilar: EU – amizade/amor.” Como dito, a escolha é nossa, lutar com as adversidades ou apenas observá-las, aceitando-as, pois assim, sempre poderemos encontrar o caminho. Estar atento, aberto ao que a vida e suas marés apresentam, é sempre a melhor saída. Vale a pena conferir, o filme é uma linda forma de ver que a qualidade de vida nada tem a ver com a quantidade. Não perca a oportunidade de assistir, dosponível online  clique aqui.




2 comentários:

  1. Your style is ѕo unique compared tߋ other people Ι've read stuff
    from. Thanks for posting when уou have thee opportunity, Guess І will
    just book mark thіs site.

    Also visit mʏ web-site :: splinter cell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for your participation. Check back often!
      hugs
      Patrícia Simone

      Excluir

Sua opinião é muito importante!