quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Jogo da Imitação

imageASSUNTO
Relações sociais, familiares e afetivas, homossexualidade, genialidade, coportamento anti-social.
SINOPSE
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
O filme é baseado na vida do cientista Alan Turing, matemático considerado o pai da computação. Retratado com dificuldade de contato social, o gênio é um homem obcecado por seu trabalho, atividade que o encanta desde a infância. Por meio de flashbacks, somos apresentados aos momentos difíceis de seu desenvolvimento. Vítima de Bullying, incompreendido e com sérias dificuldades para entender as regras sociais de comunicação, porque não dizer as mentiras sociais, seu crescimento foi marcado por conflitos. Algumas cenas trazem situações surreais, pouco críveis, mas que podem ser perdoadas por conta do que é chamado de ‘licença poética’. Obviamente, as oscilações de incompreensão/compreensão de situações metafóricas, piadas e outras formas de comunicação não estão comprometidas com o quadro sugerido, pois a aprendizagem seria possível, mas trata-se de uma repetição aprendida e não uma reação natural. Fora isso, temos uma questão desumana no que se refere a homossexualidade. Sim, o rapaz é homossexual numa época em que, na Inglaterra, tal condição era considerada crime. Ele é arrogante, narcisista, grosseiro, incapaz de compreender mentiras, rodeios e metáforas, mas é um gênio. Desde criança, aprende a mentir para se manter em seu mundo lógico, distante da crueldade social e esconde sua homossexualidade.
Talvez, por não compreender bem o significado das regras sociais, Turing descobre em Joan um potencial a ser revelado. Como ele ouviu um dia e repete para ela: “Às vezes, as pessoas que menos esperamos podem fazer as coisas mais inacreditáveis”. Assim, ele inicia uma amizade que irá funcionar um pouco como tradutora em suas relações com pessoas. Joan, na trama, representa o papel feminino de um momento onde as mulheres não tinham vez. Não há grandes aprofundamentos em nenhum dos temas propostos, salvo a crueldade com que o gênio foi tratado pelo sistema podre de uma época. Depois de dois anos de trabalho, finalmente a equipe desvenda o tal código, através da máquina inventada pelo jovem. E, segundo a trama, o “click” para melhor compreensão de novas possibilidades nascem na linguagem romântica feminina. Sendo assim, a genialidade é entrelaçada aos “sentidos”, gerando bons resultados. Alternativa pouco convincente, mas válida para filme comercial. De qualquer modo, vale a pena conhecer um pouco da vida deste gênio.




4 comentários:

  1. Eu acho que o apoio que encontrou Alan e Joan por outro foi uma parte importante de decifrar a maquina enigma. O relacionamento deles era especial porque sabiam que ambos estavam escondidos em uma sociedade que não lhes permitem fazer o que eles realmente eram.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!