quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O clube dos incompreendidos - El club de los inconpreendidos

ASSUNTO

Adolescência, Fobia social, Terapia de grupo, relações sociais, familiares, sexualidade.

SINOPSE

El Club De Los Incomprendidos é baseado em uma novela chamada “Buenos dias princesa”. Valeria (Charlotte Vega) é uma jovem que acaba de se mudar para Madrid após a separação de seus pais. Ela acredita que isso é mais uma forma de “sequestro” do que de mudança, isso porque ficará longe de todos os seus amigos.  Em sua nova escola, ela é forçada a participar de umas reuniões com o conselheiro, juntamente a outros companheiros de sala. O que à primeira vista parecia um mau começo para a sua nova existência, acaba tornando-se o início de uma incrível experiência de vida. Novas amizades, uma cidade cheia de possibilidades, o primeiro amor... intensas experiências que mudarão para sempre as vidas deste novo grupo de amigos. A amizade entre eles flui de maneira tão forte que acabam dando o nome do grupo de “los incomprendidos”. Assim, toda a rotina deles muda completamente e começam a fazer tudo juntos. Mas a confusão começa quando os integrantes do grupo começam a gostar um do outro de uma forma ainda maior que amizade.

TRAILER


O OLHAR DA PSICOLOGIA


Valéria anuncia o tema do filme, afirmando: A adolescência é a época em que você percebe qual será realmente a vida que seus pais projetaram pra você… A pior de todas as mentiras é a própria adolescência, tiram todas as vantagens da infância e não dão nenhuma dos adultos.” Sim, o filme espanhol de 2014 aborda a vida turbulenta de adolescentes problemáticos, que vivenciam diferentes questões, desde conflitos familiares até transtornos psicológicos. Em alguns momentos, a trama se torna clichê, o que não prejudica o conjunto da obra. Os 6 adolescentes são convidados pela escola a participar do grupo terapêutico, cada qual por uma razão particular. Durante o processo, eles se consideram incompreendidos, por isso fundam o clube. Eles aprendem no grupo terapêutico a valorizar a amizade. Aliás, interessante notar que o grupo cria um movimento próprio, se desenvolvendo para além da terapia. É uma perspectiva verdadeira de qualquer terapia de grupo, onde o psicoterapeuta oferece espaço para que o grupo possa encontrar sua própria força no processo. Assim sendo, o foco não é o terapeuta, ao contrário, a trama se desenvolve no progresso do grupo, que encontra em si a força necessária para enfrentar conflitos e mudanças.
É sabido que a adolescência é um período de experiências intensas, no qual a identificação com pares é fundamental. No entanto, muitos deles têm extrema dificuldade no contato com outros, seja por divergências pessoais ou sociais. Ser aceito, sentir pertencimento em algum grupo ou parceiro se torna objetivo nem sempre alcançado. Diferentes razões contribuem para que o obstáculo se revele maior, muitas vezes favorecendo diferentes transtornos psicológicos. “Os incompreendidos” nos mostra situações pertinentes, muito próximas da realidade que pode ser encontrada em qualquer canto do mundo. A identidade com o grupo terapêutico promove possibilidades para os envolvidos, que através da aceitação das diferenças, aos poucos aprendem sobre os próprios limites individuais. O conflito, tensão, o lugar da diferença, é  também lugar de crescimento, de desenvolvimento como bem explicitado pela abordagem gestaltista. Descobrir que diferença não é sinônimo de impossibilidade, ao contrário, ao contrário, é a única forma de realizarmos um contato autêntico, capaz de transformar os envolvidos, colaborando para o desenvolvimento deles. Assim acontece no filme, trazendo descobertas que poderão surpreender. Recomendado para qualquer público, o filme oferece uma degustação da possibilidades e impossibilidades na adolescência. Sexualidade, fobia social, bullying, riscos extremos, e, até a possibilidade de transtornos psicóticos são pincelados na trama. Portanto, o longa é particularmente indicado para os que se interessam em apreender algo deste universo tão complexo chamado adolescência. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!