segunda-feira, 17 de maio de 2010

A lenda do pianista do mar

a lensa do pianista no mar
A SSUNTO
Relações afetivas e sociais, Identidade, medo do desconhecido e do novo.
A Lenda do Pianista do Mar é a música e sua paixão por ela. Utilizando filosofia para explicar a personagem de Mil Novecentos (Tim Roth), Tornatore conseguiu dar vazão para lógica e para a racionalização humana, sendo o ápice do filme, a forma com que um mundo pode ser o mesmo, mas ser diferente apenas modificando o ponto de vista da maneira que bem entender, é assim que é feito o filme, como uma obra significativa e pensante para a humanidade. O filme fala sobre a capacidade, quase que infinita, do ser humano e, por outro lado, os medos e limitações que nos aprisionam. Em um mundo extremamente vasto em inúmeros sentidos, nós preferimos ficar na segurança de nossos "navios" e nem mesmo a certeza da morte nos faz querer ver o mundo além... Psicologicamente falando, trata das "prisões interiores" das pessoas. Fala da falta de confiança na busca de novos desafios e da dificuldade de dar um novo sentido a vida.

SINOPSE
No primeiro dia do século, um bebê é encontrado no Virginian, um navio que transporta imigrantes da Europa para os Estados Unidos. Danny Boodmann (Bill Nunn), que cuida do compartimento de carvão, descobre o récem-nascido abandonado em um engradado de limão numa cabine de primeira classe. Danny decide criar o menino escondido no porão do enorme navio. Ele o batiza de Danny Boodmann T.D. Lemon Mil Novecentos, mas o garoto fica conhecido como Mil Novecentos. Sem conhecer nada do mundo além do compartimento de carvão e sua portinhola que da para o mar, Mil Novecentos fica arrasado quando seu pai adotivo é fatalmente ferido num horrível acidente no navio. Mas Mil Novecentos salva sua pele quando, ao perambular pela primeira classe , encontra um piano e descobre que é um prodígio que pode tocar de forma natural e gloriosa uma música que vêm da alma. Mil Novecentos fica no navio, entretendo o mundo? 2000 pessoas por vez, a capacidade do navio.
Três décadas mais tarde , um musico de Jazz falido chamado Max (Pruitt Taylor Vince). Está preste a vender seu adorado trompete e acaba descobrindo numa empoeirada loja inglesa a única gravação feita de Mil Novecentos tocando piano. Max fica perplexo com o som: mas porque conheceu Mil Novecentos há alguns anos. Devido às lembranças atordoantes, ele implora ao dono da loja para dizer-lhe como encontrou essa gravação “impossível”.
O proprietário de da loja conta a Max que a gravação estava num navio enferrujado que seria demolido em breve. O fato deixa o músico perturbado. Ele está convencido de que Mil Novecentos, que nunca desejou ir para e terra firme, ainda permanece vivo dentro do navio. Mas nada podia prepará- lo para a surpresa de conhecer Mil Novecentos? ao mesmo tempo gênio e inocente, uma alma perdida e um sonhador extremamente apaixonado.
Tecendo uma narrativa sobre uma narrativa sobre Mil Novecentos , Max conta o dia em que Mil Novecentos aceitou um duelo de piano com Jelly Roll Morton (Clarence Willians III), ” o homen que inventou o jazz” , e entrou numa guerra de sons; ele conta a história do amor de Mil Novecentos por uma linda jovem da terceira classe (Melaine Thierry), cuja presença inspira sua gravação exclusiva, Max consegue a atenção da equipe de demolição com a história do dia em que Mil Novecentos tentou sair do navio, andou pela passarela em direção a Manhattan e da garota que ele amava apenas para chocar-se com a opressiva grandiosidade da cidade.
Agora, contudo, Max não tem mais tempo, e a equipe de demolição faz os preparativos finais. Num momento final de amor e amizade, o músico entra no casco enferujado do Virginian para tocar pela última vez a gravação de Mil Novecentos. Seu plano dá certo. A gravação tira Mil Novecentos de seu esconderijo e Max descobre a verdade atordoante que manterá para sempre seu amigo no mundo das fábulas e das histórias.
Duelo no piano, You Tube
Trailer no You Tube
genio indomavel 2 Primeiro filme apresentado no livro Cinema e ajustamentos criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!