segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As aventuras de Pi

clip_image001ASSUNTO

Vida, adolescência, relações afetivas e familiares, autoconhecimento, criatividade, perdas, fé, autoestima, fantasia, coragem, luta pela sobrevivência.

SINOPSE

Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA

Indicado pela colega Sandra Picanço, me senti na obrigação de assistir ao filme que a tinha encantado. Há quem diga que o filme tem um forte apelo religioso, e, também quem diga o contrário, que é uma afronta as religiões, pois ninguém poderia ter três crenças ao mesmo tempo. Pi diz que "A fé é uma casa de muitos quartos", portanto ele escolhe o seu jeito de vivenciar 3 religiões e ponto. O mais importante para ele é ter fé! Pi está na adolescência e enfrenta momentos de acordo com essa fase, está na busca de novos conhecimentos sobre o mundo, questionando tudo e todos, desafiando os perigos da vida e se apaixonando pela primeira vez. Seu mundo é ameaçado quando o pai comunica a decisão da grande mudança que farão. Diante do inevitável, Pi não se conforma com a situação. Dentro do cargueiro que os leva para o Canadá, sua inquietude abre as portas de um novo universo, que mescla fantasia e realidade, em um mundo repleto de sentidos ambíguos na sua existência. Diante do naufrágio, a trama nos apresenta um novo Universo, que pode ser escolhido como fantasioso, simbólico ou apenas como fatos costurados pela lembrança que restou no adulto, de suas desventuras adolescentes. Um novo mundo de sentidos e sensações nos é ofertado, para que cada telespectador faça a sua escolha.

Li diversas tentativas de significar os elementos apresentados na trama, ora simplificando-os, ora mistificando seu conteúdo. O espiritual, o emocional e sentidos estão presentes dando forma a uma linguagem, ora pessoal ora universal. Afinal, o filme fala de fé, de vida, de adolescência, de solidão, de imaginação ou de realidade? A trama nos convida a priorizar a explicação ou a aguçar nossos sentidos para mergulhar nesse universo de sensações despertadas por seu desdobramento? O que escolher? A vida de Pi (título original) é uma obra de arte, sendo assim, não pode se resumir a qualquer tipo de significado. Cabe ao telespectador vivenciar a experiência, estando aberto para o fenômeno que se apresenta. A multiplicidade de sentidos ultrapassa a proposta do artista, a arte ganha vida ao encontrar com seu público. A vida que não é só de Pi, é a vida de cada um que ousa travar contato entre seu mundo pessoal e o Universo narrado por Pi. Estamos diante de uma fábula ou da representação dos desafios que a vida nos traz? O medo, a coragem, a escuridão, as frustrações, vitórias e derrotas, a esperança, a fé na vida, a fé em si, os desesperos, as desistências, nossas fraquezas, está tudo lá, na luta pela sobrevivência. O filme espetáculo aguça nossos sentidos em 3D, nos colocando dentro e fora da tela em momentos distintos. Ao final, Pi adulto oferece outra versão dos acontecimentos, uma forma mais “aceitável”, mais crua e cruel como a ilha, que a noite dá e de dia tira. E, diante da opção entre o que de fato aconteceu e o significado de tudo isso, pouco importa o que foi real. Escolho permanecer com o que me tocou, me afetou, me provocou os sentidos. Escolho mergulhar na interseção entre meu mundo particular e essa obra de arte, que nos afaga e nos provoca, tal qual a vida. E você, o que escolhe? Recomendo que o filme seja assistido em 3D, pois a experiência é inigualável. Assista e retorne aqui para compartilhar suas impressões, super recomendado!

5 comentários:

  1. Realmente o filme é uma experiência incrível, sobretudo em 3D. Vejo que Pi passou por uma experiência no mínimo pesada, e que ele opta por acreditar no que é melhor pra ele, de uma forma em que ele se sinta bem consigo mesmo, o que é o mais importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, em 3D, ao contrário do que alguns críticos disseram, nos coloca dentro da aventura, faz toda diferença. Quanto ao significado, eu prefiro o "sentido", cada um terá o seu. Sim, dentre infinitas possibilidades, o tigre pode ser algo que está dentro de todos nós, assim como o medo, que quando não o tornamos maior do que nós, transforma-se em um aliado para nossa sobrevivência. Então, preferir experimentar no lugar de explicar, parece ser outra dica, não? Seguimos com diversas opções de perceber a fábula, aí está a força dela.
      abçs

      Excluir
  2. Boa noite!!!!! Filme fascinante em vários sentidos: fotogafia, roteiro, efeitos, tudo muito bom. Relamente me fez pensar bastante e, dentro dos meus pensamentos, não consegui achar algumas respostas dentre as quais surgiram. O tigre? Significa o que ele se tornou ao ver o cozinheiro matando sua mãe. Um animal feroz, remetendo ao que ele observou em sua infância. O barco feito pelo Pi, fora do barco do tigre? Era onde ele criava forças para aceitar o que ele tinha se tornado, no animal feroz, canibal(fome), sem sentimentos. Obrserve que a cada momento que passa o barco criado por ele fica mais firme e estável, representando a sua solidez no enfrentamento do animal terrível que ele teve que se transformar ao ver sua mãe sendo assassinada. a ilha? Achei meio difícil, mas lembro que a menina que ele se apaixona dançou uma história indiana, a qual fala de uma floresta e da flor de lótus. Dentro da flor de lotus havia um dente( vida). Qual o significado dos animais na ilha? Da água que matava os animais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa,
      Muito rico seu comentário, provocativo, inteligente e certamente suscita novas reflexões. Obrigada!!!!

      Excluir
    2. No meu entendimento o dente dentro da flor de lotus; um molar; terceiro molar ,faz referência ao dente do ciso que é quando o PI encontra a maturidade e o conhecimento (juizo), podendo a partir daí e ,levando as coisas boas que na ilha existiam ,que a noite ela matava e de dia ela dava vida, significando o confronto entre as trevas e a luz; chegar a um local seguro onde se despediu de seu lado animal que; fez com que ele pudesse sobreviver.

      Excluir

Sua opinião é muito importante!