quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ginger e Rosa

imageASSUNTO
Adolescência, relações familiares, afetivas e sociais, crise existencial, guerra, família disfuncional.
SINOPSE
Londres, 1962. Ginger (Elle Fanning) e Rosa (Alice Englert) são amigas inseparáveis. Elas sonham com uma vida melhor que as de suas próprias mães, sempre presas à rotina doméstica, mas a crescente ameaça de uma guerra nuclear as amedronta. Não demora muito para que ambas entrem em conflito com as mães, ao mesmo tempo em que passam a idolatrar Roland (Alessandro Nivola), o pai pacifista de Ginger. Ele encoraja na filha a "lutar contra a bomba", mas aos poucos Rosa demonstra ter outros interesses envolvidos.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
Filme para poucos, a trama mescla a crises existenciais, familiares, sociais e políticas. A trama é lenta e retrata a Inglaterra em uma época difícil, desde a Explosão de Hiroxima até a Guerra Fria, grande conflito entre 2 potências, e, a crise dos mísseis em Cuba. O mundo caótico, interno e externo, se mistura durante as crises existenciais, com direito a citações de Friedrich Engels e a escritora Simone de Beauvoir. Nascidas no momento da explosão de Hiroxima, as amigas partilharam diversos momentos de vida até a adolescência, quando fica claro o quanto suas formas de ver o mundo diferem.
Logo percebemos que ambas convivem com famílias desestruturadas, o que faz com que a amizade se torne mais forte a cada ano, compartilhando aventuras e desventuras, novas descobertas, alegrias, dores, sonhos. Na abordagem gestáltica, consideramos, sempre, o contexto de vida do sujeito como parte de seu universo. Eis que o filme expõe de forma clara o contexto pessoal e partilhado das adolescentes. A adolescência já é um período conturbado, um intervalo entre a vida infantil e a adulta, repleto de contradições. Época de descobertas, contradições, definições e negações em busca da aceitação, a adolescência das meninas coincide com mudanças drásticas que estão acontecendo do mundo. A família desestruturada de Ginger tem um foco maior, embora ambas pertençam a famílias desestruturadas. O que ocorre dentro da cabeça de Ginger é similar ao que ocorre no mundo: a possibilidade da bomba explodir. Seu envolvimento com as manifestações, seu empenho e entrega, com os assuntos políticos e sociais de sua época, é sua forma de enfrentar suas questões pessoais mais dolorosas. Logo fica evidente a diferença na estratégia de sobrevivência psicológica das amigas. Enquanto Ginger mergulha nas causas, se importando com as possíveis consequências, Rose ora se refugia na religião ora em sonhos e romances, não se importando com nada além de suas escolhas. As diferentes formas, de enfrentar a realidade pessoal e social das amigas, ameaçam a duradoura amizade. Confira!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!