quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O mordomo da casa Branca

clip_image002ASSUNTO
Relações sociais, afetivas e familiares, preconceito racial.
SINOPSE
1926, Macon, Estados Unidos. O jovem Cecil Gaine (nome verdadeiro: Eugene) vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall, após estuprar a mãe do garoto. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall decide transformá-lo em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados. Ele cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país, políticos e convidados que vão ao local. Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria, a esposa de Eugene, e também com seu filho Louis, que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
Nosso mundo é o mundo construído com nossas experiências, assim compreendemos a vida conforme a realidade que nos circunda desde o nascimento. Nos primeiros anos, pouco sabemos sobre o que há fora de nosso Universo particular. Ainda sem termos capacidade de questionar qualquer verdade, aprendemos a partir de nossas primeiras relações. Entendemos como verdade alguns destes aprendizados de nossa infância. Nem sempre sabemos o porquê, apenas o sabemos. Cecil nasce em uma época em que a exploração e humilhação dos negros é uma realidade cruel. Ele aprende muito cedo a diferença entre negros e brancos, e vai descobrindo aos poucos sua forma de ter uma vida digna dentro das possibilidades conhecidas. Bem cedo, ao assistir ao assassinato de seu pai, aprendeu que para sobreviver era preciso estar em outro lugar. O menino aprende a não ter voz, a existir de forma invisível no mundo dos brancos, pronto a servir sem ser notado. Desta forma, ele consegue construir uma família, tendo em sua casa outra identidade. Além de pai é marido, tem voz ativa e nunca, de modo algum, mistura os dois Universos.
Quando é convidado a trabalhar como Mordomo na Casa Branca, se considera privilegiado, dedicando-se integralmente a ser o melhor em seu ofício. A discrição, o silêncio e sua invisibilidade lhe confere certo status também no mundo dos brancos, o que acaba o afastando do cotidiano familiar. Os filhos dele, nascidos em outra época, encontram outra realidade, mesmo que ainda bastante preconceituosa em relação aos negros. De fato, a compreensão de mundo perpassa por outros tipos de relações, envolvendo educação, o que abre espaço para questionamentos e vontade de mudar a realidade circundante. O filme traça as mudanças dramáticas que abalaram a sociedade Americana, desde o movimento pelos Direitos Civis, até à Guerra do Vietnam, e a forma como essas mudanças afetaram a vida e a família deste homem. Fica evidente a diferença do contexto que “forma” as diferentes gerações, o que resulta no distanciamento entre pai e filho. Cada qual reagiu diferente àquela forma de opressão vivida, onde a violência, a segregação e o desrespeito com o ser humano tinha nome: racismo. Mesmo entre os irmãos, criados na mesma época, há diferença na forma de enfrentamento daquela realidade tão humilhante. A esposa, ainda que fiel às escolhas do marido, também sente sua ausência, buscando no álcool um refúgio. O drama é um retrato realista de um período vergonhoso da História, perpassando pelos conflitos familiares do mordomo, o que enriquece a trama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!