ASSUNTO
Relações sociais, familiares e afetivas, crenças e valores, cultura, religião.
SINOPSE
No início do verão
em um vilarejo turco, Lale e suas 4 irmãs brincam de forma debochada com os
meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa
delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir
para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam
de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.
TRAILER
O
OLHAR DA PSICOLOGIA
Viajar
o mundo e conhecer outras culturas é uma forma de ampliar nosso olhar. Se de um
lado, algumas culturas são capazes de flexibilizar nossos conceitos, outros nos
oportunizam a gratidão pelos conceitos e pré-conceitos de nosso universo
cultural. Ainda assim, como qualquer experiência, prazerosa ou não, saímos
enriquecidos da experiência. “Cinco graças” provoca diferentes reflexões,
revelando conceitos particulares daquela cultura, que escolhe oprimir as
adolescentes, para que possam cumprir as regras morais. Ainda que não haja o
desejo sincero de exercer atos punitivos, seguindo os preceitos da religião
muçulmana conservadora, todos estão condicionados a regras tão poderosas, que
já se reproduzem sozinhas (sem que seja necessária uma intervenção explícita
dos representantes da igreja). As regras morais fazem parte do que foi
apreendido como “receita do bom viver”. Isso nos fez pensar naquilo que Ângelo
Gaiarsa alertava na relação mãe e filho. De fato, independente das regras
morais e sociais, cada mãe apreende uma “receita pronta” sobre ser “boa mãe”.
Muitas se esforçam tanto para exercer tal receita apreendida durante o próprio
desenvolvimento, que acabam por esquecer-se de ver e ouvir o próprio
filho, que traz outros olhares, novas linguagens e necessidades.
Tal qual
ocorre com os familiares retratados no filme, assim se origina a ideologia,
quando indivíduos assimilam as regras e passam a aplicá-las maquinalmente, sem
questionamento. Os questionamentos surgem nas novas gerações, que abrem espaço
para novas perspectivas de ver o mundo. Filhos
sinalizam incômodo nos rótulos que lhe são impostos de todas as formas. No filme,
uma das meninas, quando chega ao médico, já traduz a forma que é vista,
afirmando que já se deitou com certa totalidade, quando de fato permanecia
virgem. Ao mesmo tempo em que ela expressa certa aceitação da forma como é
vista, seu ato também expressa o inconformismo diante da descrença da sociedade
em aceitar sua verdade. As “cinco graças” apresentam 5 formas diferentes de
lidar com as regras impostas. Não podemos deixar de notar que a mais nova é
quem desde o início da trama se apresenta como questionadora, já na cena
inicial ela se mostra inconformada com as regras do jogo. Cinco
Graças expressa a inconformidade da submissão a crenças que não levam a lugar algum.
Lale, a irmã caçula, ainda não foi “contaminada” pelos costumes conservadores,
e, por isso, consegue transitar livremente entre outros ambientes. Superando a
proposta inicial, que
discute não só a opressão sofrida pelas mulheres na Turquia, mas também em
escala global, o filme nos oportuniza questões particulares, como aquela
sinalizada por Gaiarsa. Certamente, a maturidade nos traz conceitos nobres, que
orientam nossa forma de educar, orientar, e até punir, ainda que seja de outra
forma. No entanto, sempre teremos um novo olhar, um aprendizado possível,
através dos filhos que ainda não foram “contaminados” com nossas crenças e
valores. Temos muito que aprender com nossas crianças, precisamos estar abertos
para ver e ouvir o que trazem em seu frescor.
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