sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Múltiplos Sarcasmos

clip_image001ASSUNTO
Crise no casamento, relações familiares, afetivas e sociais.
SINOPSE
Em cartaz no Telecine como O ROTEIRO DE MINHA VIDA, a história do filme passa-se em Nova Iorque, no ano de 1979 e segue Gabriel (Timothy Hutton), um arquiteto de meia-idade que parece ter tudo para ser feliz na vida, mas não é. Começa a questionar as escolhas que tomou ao longo da vida e conclui que não é feliz, acaba sendo demitido do emprego e começa a escrever uma peça de teatro para tentar libertar sua entediante vida do marasmo em que se encontra. Baseado em fatos reais.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
A crise existencial do autor da peça é o que dá contorno ao drama. A ideia de escrever é a forma que ele encontra de buscar a si mesmo em meio ao vazio em que se encontra. O distanciamento entre marido e mulher fica logo evidente. Há uma cena em que, a princípio, aparentam um bom relacionamento. Ele está deitado e chama a mulher para exercitarem uma “performance”, ao que ela responde sorrindo, como se tudo fosse ter continuidade. No entanto, logo percebemos que não é um diálogo real, eles não se escutam mais. Muitas crises de casamento passam por momentos semelhantes, quando os diálogos são apenas palavras vazias, que se presta a preencher a rotina, disfarçar a distância que está ocorrendo. É claro que isso pode ser apenas uma fase, quando um dos parceiros decide enfrentar a situação e reivindicar um diálogo verdadeiro, muitas vezes superando a crise com êxito. Não é o caso de nosso personagem, que resulta em separação.
É através da escrita que o arquiteto vê uma oportunidade de se encontrar. Ao perceber que a única verdade que tem consciência é a sua filha, Gabriel decide buscar outras verdades da sua existência. O processo da busca de si mesmo se dá de forma lenta, às vezes aparentando apenas um abandono a si mesmo. Curioso perceber que o local de inspiração para a escrita da peça é o banheiro, lugar de eliminar as “sujeiras”, de passar a limpo a sua vida. Tal qual um processo terapêutico, seu encontro com a escrita irão revelar dados que são óbvios para quem o assiste, revelando que muito do que vivia de forma automática, escondia sentimentos dos quais não tinha consciência. Sem aprofundar qualquer tema, o desfecho do drama escolhe a simplificação, ao resumir a crise ao seu amor não consciente pela melhor amiga. Os temas poderiam ser mais bem explorados, mas ainda assim vale a pena assistir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!