sexta-feira, 9 de novembro de 2012

As mulheres do sexto andar

clip_image002ASSUNTO
Relações familiares, afetivas e sociais, choque de classe social e cultural.
SINOPSE
2011 - Paris, anos 60. Jean-Louis Joubert (Fabrice Luchini) é um corretor da bolsa que leva uma típica vida burguesa ao lado da esposa, Suzanne (Sandrine Kiberlain). A vida do casal é alterada quando sua empregada doméstica, que trabalha com eles há 20 anos, pede as contas. Em seu lugar é contratada a espanhola Maria Gonzalez (Natalie Verbeke), que passa a morar com a tia e outras conterrâneas no sexto andar do prédio, onde ficam os alojamentos dos empregados. Impulsionado pela simpatia da nova contratada, Jean-Louis se aproxima de Maria e suas colegas, descobrindo um universo até então desconhecido para ele. Toda a alegria e simpatia das espanholas acabam contagiando Joubert e isso os aproxima bastante, mesmo sem a aprovação da família. O contato com essas mulheres o faz repensar sua vida e descobrir novas emoções. Jean-Louis começa a se aproximar dessas mulheres que, apesar dos dissabores da vida dura que levam, são alegres e bem dispostas. Tocado por estes seres femininos cheios de vida, ele começa a descobrir um novo universo, vivendo com emoção os prazeres mais sutis, em um ambiente completamente diferente aos modos austeros em que estava acostumado.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
O drama é também um relato histórico, pois o 6ª andar era de fato um lugar destinado às empregadas na Paris de 1960, além do movimento de fuga da ditadura de Franco, evidenciado na invasão dessas mulheres espanholas na França. O que mais chama atenção na trama é o choque entre universos tão distintos. Ainda que fique claro o contraste entre os dois mundos, o aristocrata é seduzido pela vida que emana daquelas mulheres. Se vida é movimento, ele começa a perceber o quanto estava se distanciando de uma vida real. Até entrar em contato com outra realidade, Joubert era um homem detalhista e muito tradicional. Infernizou a vida das duas empregas que teve para ter um ovo quente perfeito, segundo ele: “Um ovo perfeito e o dia será muito bom”. Aos poucos, vai começando a entender melhor o drama daquelas mulheres...
...que trabalham muito e nunca faltam ao serviço, que moram no mesmo prédio dele e o mesmo nem sabia. Do encontro entre as diferentes formas de estar no mundo, surge a alteração de ambos, pois ninguém pode sair de um verdadeiro contato sem trazer algo novo consigo. Afetando e sendo afetado, os personagens vão se tornando aos poucos outros, diante da sensibilidade do espectador. É um filme simples, com uma mensagem simples, uma obviedade natural. Quantas vezes apenas desistimos de olhar com mais cuidado para o que nos é estranho? Refletir sobre o quanto nos restringimos ao nosso Universo, perdendo assim muitas oportunidades de crescimento pessoal e universal, parece ser a melhor e mais simples mensagem oferecida pela trama. Indico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!