terça-feira, 19 de junho de 2012

Filhos do paraíso

clip_image002ASSUNTO
Infância, relações afetivas, familiares e sociais, valores, amizade, respeito, objetivos.

SINOPSE
Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.
TRAILER



Indicado pela colega Renata, o filme se revelou imperdível. Costumo dizer que viajar e conhecer outras realidades nos dá a oportunidade de vida mais saudável. É verdade, quanto maior for o número de culturas diversas, mais nosso próprio mundo terá a chance de ser expandido. Simples assim. É como também acontece em nossas relações, quanto mais estreito for nosso círculo de amizades, maior o número de neuroses e conflitos. O mundo vai se fechando, vamos naturalizando “verdades”, “deveres”, certezas... Sobra pouco espaço para dúvidas, criatividades, novas questões ou sonhos. Nosso mundo fica pequeno e previsível. É como diz a propaganda: “o que move o mundo são as perguntas”.
O OLHAR DA PSICOLOGIA
“Filhos do paraíso” nos convida a viajar para outro mundo, para o universo sensível, puro e simples da vida. Quanto Ali perde o sapato da irmã, não pretende colocar a culpa em outra pessoa, nem fugir da situação. Em nenhum momento, o menino se vale do ocorrido para fugir da própria responsabilidade. A parceria entre os irmãos é algo delicioso de se ver. Eles compartilham mais do que apenas o calçado, eles partilham esse período de vida tão delicado. O universo dessas crianças é muito diferente do que conhecemos. Falta dinheiro, modernidade, oportunidade, falta muito. Entretanto, sobram valores, sensibilidade, dedicação e amor. A ingenuidade do pai, quando vai bater de porta em porta, contrasta com a firmeza de seus valores, conforme fica evidenciada na cena do açúcar. Ainda que retrate o contraste entre diferentes classes sociais, o filme nos faz refletir sobre valores, prioridades, escolhas. O ator mirim que faz Ali nos ganha a cada instante. O que é aquela expressão de urgência do menino quando convence o professor de sua necessidade de participar da corrida? Em nenhum momento ele quer ir além do terceiro lugar, pois o que ele precisa – um calçado novo para a irmã – é prêmio para a terceira colocação. Ele pode mais, não interessa. Seu objetivo não é ser o primeiro, nem ganhar premio melhor. Ele só quer dar um calçado a sua irmã. Simples assim. Ele não mede esforços para tanto.

O encantamento da infância surge em cada cena. Está no brilho de olhares infantis trocados entre bolhas de sabão, no sono profundo da criança e seu bicho de pelúcia após brincar. Também se revela no orgulho estampado no rosto de Ali, quando exibe para o pai a capacidade de se expressar com desenvoltura. A trama nos faz refletir sobre os valores estereotipados que estão em evidência em nossa sociedade. Diariamente, chegam ao consultório crianças, adolescentes e adultos sem perspectiva de vida. São pessoas que tem tudo, não há espaço para o desejo. É O TER em detrimento do SER, uma questão contemporânea séria. Muito é falado a respeito, mas o que está sendo feito para que tudo mude? Palavras como, merecimento, conquista, amizade, companheirismo, partilha, parceria, cumplicidade, carinho, respeito, honestidade, qualidade, dentre tantas outras, são palavras pouco percebidas na atualidade. O filme nos dá a oportunidade de refletir a respeito de tantos valores esquecidos em nosso processo de desenvolvimento. Vale a pena conferir, é um filme indicado para todas as idades.
Será difícil reter as lágrimas no final. Uau! Que final! Bravo, Ali e Zahra! Amei os dois! Que belíssima lição de vida ambos nos brindaram! Leia a crítica completa, clicando aqui.
Reflexões para o Professor
Vale a pena ver o filme para refletir sobre o distanciamento entre o mundo dos adultos e o mundo da criança. Enquanto Ali e a irmã vivem uma série de aventuras, aproveitando oportunidades, enfrentando obstáculos, achando uma forma criativa de resolver um problema que está muito acima do que caberia a crianças de sua idade solucionar, os adultos os tratam como irresponsáveis, indisciplinados, teimosos, mentirosos, sem nunca perguntar exatamente o que eles pensam, o que fazem e qual é a verdade de suas pequenas vidas diárias. Leia mais, clicando aqui.
O amor e a solidariedade são marcantes nesta história. Um filme muito lírico, maravilhoso, com cenas inesquecíveis.
Duas cenas são lindas: Quando descobrem que o sapato está com uma menina cujo pai é cego, outra o desespero quando a menina perde o tênis dentro do esgoto que sai levando seu calçado, reavido por um transeunte. Um filme que transmite carinho amor solidariedade. Reforça o caráter. IMPERDÍVEL. Fonte: clique aqui.
É um filme para crianças, mas que certamente agrada aos adultos também. Não é apenas a estória sobre um par de sapatos perdido. Ou sobre a cumplicidade e o amor entre irmãos. Ou sobre a diferença de classes na sociedade iraniana. Ou sobre o quanto é difícil (mas possível) sobreviver na miséria. O filme é isso tudo amalgamado e cimentado com a demonstração de que os valores morais, a honestidade, o cuidado com a família, a retidão de
caráter é mais importante do que as posses materiais. Mas não é uma lição de moral escancarada. A sutileza das cenas é cativante. Leia mais clicando aqui.
Em "Filhos do Paraíso", adultos e crianças, ainda que pobres, não abdicam de sua dignidade. Leia mais, clique aqui.
Trecho legendado:


2 comentários:

  1. Boa tarde,tentei em todos os lugares e sites comprar ou baixar este filme para ver com os adolescentes de onde moro,não consegui em nenhum lugar,gostaria por favor de mandar o endereço onde posso adquirir ou comprar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nury,
      Experimente http://www.baixarfilmescompletos.biz/2012/03/filhos-do-paraiso-legendado.html - é possível baixar completo pelo bit share. Boa sorte!

      Excluir

Sua opinião é muito importante!