domingo, 29 de julho de 2012

A beira da loucura/Clube dos suicidas

clip_image002
ASSUNTO
Suicídio, depressão, borderline, relações familiares, afetivas e sociais, psicodiagnóstico, relação terapêutica.
SINOPSE
Jonathan, é um rapaz que tem tudo para vencer na vida. Dinheiro, saúde, juventude, beleza... Não foi à toa que todos se surpreenderam quando ele pegou seu carro e se atirou do alto de um penhasco. Jonathan escapou da morte por um milagre, e agora recebe ajuda do Dr. Figure, um homem experiente, capaz de enxergar além das aparências do jovem revoltado. Ao entrar em contato com suas próprias angústias, Jonathan agora precisa desesperadamente compreender a si mesmo. Mas não sem antes se apaixonar pela enigmática Rachel. O drama mostra momentos limítrofes na vida de diferentes personagens. Todos são pacientes suicidas em recuperação, que chegaram próximos da morte e que agora tentam achar um novo rumo na vida. Entre eles está Jonathan, vivido por Cillian Murphy, que não quer facilitar em nada o trabalho de recuperação. Ele tentou se matar jogando o carro de um precipício logo após a morte do pai alcoólatra. A trilha sonora traz uma coletânea de músicas melancólicas, sobre a tristeza de viver, interpretadas por bandas famosas como The Jam e Pixies. Exibido na TV com o título "Clube dos Suicidas".
TRECHO DO FILME LEGENDADO
O OLHAR DA PSICOLOGIA
2001 - Jonathan perdeu a mãe aos 10 anos e seu pai alcoólatra acaba de falecer. O filme começa no enterro, quando o rapaz já apresenta um comportamento alterado. Depois da tentativa de suicídio, ele é levado a uma instituição psiquiátrica e se junta a um grupo de suicidas. Resistente à terapia no início, o paciente inicia um processo de vínculos com os outros e aos poucos vai conhecendo outros sofrimentos que podem também levar ao suicídio. O psiquiatra ou terapeuta conduz o grupo, evitando medicação, com o objetivo de recuperar o interesse deles pela vida. Através desses vínculos, Jonathan desperta para além de suas questões, se encantando por Rachel, que além de suicida, se autoflagela na sua presença.
Durante o processo, ambos irão compartilhar suas dores e frustrações, tentando encontrar novos caminhos. O filme retrata diferentes casos, sugerindo diferentes diagnósticos, dentre eles depressão grave e borderline. Recomendado não só aos profissionais da área de saúde mental, o filme é um retrato da vida e os possíveis conflitos que o ser humano pode ou não suportar. Recomendo!
TRAILER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!