sábado, 26 de janeiro de 2013

Estamira

clip_image001ASSUNTO

Esquizofrenia, relações sociais e familiares.

SINOPSE

Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

Tudo que é Imaginário Tem, Existe, É" "A insanidade de Estamira é uma linguagem de defesa diante de um mundo muito mais louco que ela. A sua loucura é a narração de uma sabedoria torta de uma anomalia que a salva de uma realidade, esta sim, terrivelmente insana" - Arnaldo Jabor, cineasta e jornalista. ESTAMIRA é a história de uma mulher de 63 anos que sofre distúrbios mentais e que durante 20 anos viveu e trabalhou no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho. Carismática e maternal, Dona Estamira convive com um pequeno grupo de catadores idosos num local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro

TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA

Muito já foi escrito sobre o documentário que angariou prêmios no mundo todo. Lançado em 2004, o filme trouxe uma denúncia sobre a realidade vivida pelos doentes mentais no Brasil. Retratando seu cotidiano, o diretor fugiu do lugar comum de outras obras que tenham explorado o assunto. No discurso de Estamira havia um misto de extrema lucidez e loucura, abrangendo temas como: a vida, Deus, o trabalho e reflexões existenciais acerca de si mesma e da sociedade. A esquizofrenia é apresentada em sua forma real, sem intermediários, o espectador é envolvido em sua rotina, desmistificando muitas pré-conceitos. Apesar de todo repercussão, pouco ou nada mudou no que tange aos cuidados e contatos com pessoas portadoras de doença mental.

Estamira faleceu em 2011, segundo Marcos Prado (diretor): "Estamira ficou invisível pela falência e deficiência de nossas instituições públicas! Morreu depois de ficar dois dias esperando por atendimento nos corredores da morte do nosso maravilhoso serviço público de saúde do Miguel Couto. Ela estava com uma grave infecção no braço, mas foi tardiamente atendida.” Estado e Sociedade pouco sabem sobre essas pessoas que fazem parte de nossos dias, mas as tornamos invisíveis. Alucinações e delírios que são comuns aos esquizofrenicos, são mesclados a momentos de estrema lucidez em Estamira. Existem cenas que confundem, revelando um novo questionando sobre o que é de fato a loucura.

Oito anos após, “Estamira” é levada ao teatro com outra roupagem. Misturando ficção e realidade, a peça tem sido aclamada pela crítica e pelo público. Já o documentário foi distribuído na rede de saúde pública na ocasião, e continua sendo uma referência para estudantes e profissionais da saúde. Recentemente, ao encontrar o filme completo disponível no You tube, me senti na obrigação de postar e compartilhar o achado. Super indicado, não só para quem é da área da saúde ou tenha algum doente mental na família, mas, principalmente para pessoas que tenham um tanto de humanidade e sensibilidade para enfrentar a realidade da qual também fazemos parte. Vale a pena conferir!

Para assistir o filme completo online no Youtube, clique aqui.

3 comentários:

  1. Baixar o Documentário - Estamira - http://mcaf.ee/tvjf4

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente esta versão "completa" do filme contém alguns pequenos cortes do documentário. Há uma versão da "vídeoaulas.com.br" em 4 partes onde este sim parece estar completo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!