segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Os amantes passageiros

clip_image002ASSUNTO
Homossexualidade, sexualidade,  relações políticas, sociais e afetivas.
SINOPSE
Um avião da companhia aérea Península enfrenta problemas durante um voo para o México, já que um dos trens de pouso não está mais funcionando. Com isso o comandante da aeronave (Antonio de la Torre) é obrigado a voar em círculos, à espera de algum aeroporto que tenha condições para que possam fazer um pouso de emergência em solo espanhol. Durante este período todos os passageiros e as aeromoças da classe econômica são dopados, para evitar que haja pânico generalizado. Os únicos acordados são os comissários de bordo e os passageiros da classe executiva, que, percebendo que correm sério risco de morrerem, decidem abrir o jogo sobre segredos de suas vidas pessoais.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
Os Amantes Imaginários traz de volta o Almodóvar que batia forte no recalque conservador. O filme sobrevive apenas por seu lado cômico, mas não deixa de ser interessante ver o diretor criticar, de maneira bem safada/escandalosa, os rumos que a recessão alcançou em seu país.” Logo, percebemos na metáfora do avião em círculos uma referência à crise espanhola. A comédia transgressora não pretende suscitar qualquer tipo de reflexão, as críticas sutis da trama provocam risadas, pois apresentam confissões absurdas feitas em situações bizarras. Política, dinheiro, drogas e sexo são assuntos apontados com escracho na trama. Nada está no lugar, nenhum dos personagens ou fatos tem algo de comum, são por demais fantasiosos, transbordando pecados e desejos extremos.
Um assassino profissional que não mata mulheres? Um avião à deriva com poucas chances de chegar a algum lugar?! Dois pilotos que pretendem esconder a realidade daqueles que se encontram dopados (controlados pelas drogas ou poder dos comandantes?)?!  Dentre os personagens estereotipados: Uma vidente quarentona virgem; uma ex-modelo/atriz/cantora envolvida em uma série de encontros amorosos furtivos e impessoais; um ator mulherengo; um corrupto cuja filha é dominatrix E, o que dizer do casal em lua de mel, com esposa sonâmbula fazendo o que o marido deseja? Absurdos com alguma semelhança da situação econômica da Espanha, quiçá de outras paragens... Há o que pensar, quando olhamos para além do bizarro, como por exemplo cena na qual o rapaz recebe e cumpre a ordem de twitar, enquanto está esvaindo em sangue. Hilária crítica aos contatos virtuais contemporâneos. E não para aí, personagens caricatos, piadas fáceis, às vezes de mau gosto, histerias, tentativa de suicídio, paranóia, sexualidade no limite entre homossexualidade e perigo. Bom, basta dizes que é Almodóvar, nada mais a acrescentar. Somente um aviso: Não espere mais do que uma comédia depravada,  que além de focar sexo e drogas, brinca com o bizarro e críticas sutis.




2 comentários:

  1. Assisti e achei esse um dos filmes mais sem graça do autor, mas lendo "seu olhar" compreendi a mensagem, valeu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive uma sensação semelhante ao assistir. Esperamos sempre muito mais ao falarmos em Almodóvar. Fato! por isso, a frustração é esperada. Obrigada, Denise, por sua coragem em compartilhar isto!
      Abçs
      Patrícia

      Excluir

Sua opinião é muito importante!