sábado, 16 de novembro de 2013

The first time

clip_image002ASSUNTO
Adolescência, virgindade,sexualidade, relações afetivas e sociais.
SINOPSE
2012 - Dave Hodgman, estudante do último ano do ensino médio e romântico incurável, conhece e se apaixona por Aubrey após uma noite de festa. Infelizmente, há alguns obstáculos para essa história ter um final feliz: Dave esteve até então loucamente apaixonado por outra garota, Jane Harmon, enquanto Aubrey mantém um relacionamento com Ronny, um jovem de 20 e poucos anos. Por serem estranhos um para o outro, eles compartilham seus verdadeiros sentimentos a respeito de suas vidas e acabam tendo uma incrível conexão. Ambos inexperientes, eles veem o seu mundo girar de lugares totalmente opostos para si mesmos. Com um forte sentimento, eles terão que arriscar um caminho que nunca percorreram: Sexo.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
Virgindade ainda é um assunto polêmico para muitos. Para alguns adolescentes, a primeira vez pode ser um sonho e/ou um pesadelo. Sonhar com o momento único que pode ser com partilhado com uma pessoa especial é comum. Para alguns, o sonho se torna pesadelo muito antes de acontecer, pois pode ocorrer muito cedo ou tarde demais. De fato, este é um dilema comum para adolescentes. Meninas e meninos, independente da perspectiva, passam pela experiência de criar expectativas sobre o momento sonhado. O filme trata do assunto de forma delicada, simples e muito real. Trata-se de uma comédia romântica sensível, que encontra o tom certo para discutir o assunto. Tanto Dave quanto Aubrey já faziam planos sobre a primeira vez antes de se conhecerem. Entretanto, se esbarram ao acaso, e, talvez por isso, constroem uma relação autêntica. Aos poucos vão percebendo o quanto estão atraídos um pelo outro, o que acaba resultando na mudança de planos para ambos. Os conflitos experienciados pelos adolescentes são retratados com honestidade. O mais interessante  é a forma como apresentam a primeira vez. Para não saber detalhes do desfecho da trama, recomendo que não continue .
Não há fogos, sinos mágicos ou músicas românticas na noite tão aguardada. Ao contrário, a cena começa retratando a dança dos hormônios, que transbordam calor e sensualidade. Em seguida, compartilhamos momentos de insegurança, nervosismo e ansiedade tão reais, que acabam por prestar um grande serviço: desmistificar a perfeição desse momento tão esperado. Não, não há continuidade no desdobramento da cena, mas logo somos informados de que algo deu errado. A frustração está estampada no rosto de ambos. Não aconteceu como sonharam, foi uma decepção. Ambos precisam elaborar sua frustração, ficam confusos, inseguros e quase consideram a experiência como o fim. No meu ver, o grande trunfo do filme está aí, a primeira vez não é perfeita, está bem longe disso. A realidade pode ser bem diferente do que sonham, mas nem por isso representam o fim. Aliás, pode sim ser o fim de uma etapa, de um ciclo, que irá desembocar em um novo começo, o início de outro ciclo, outra história. E, o começo pode ser só o começo, não precisa ser perfeito, apenas abre caminho para novas possibilidades. Neste aspecto, o filme é recomendado para a garotada, que está com os hormônios à flor da pele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!