segunda-feira, 17 de maio de 2010

Meu filho meu mundo

Meu filho meu mundo

ASSUNTO

Autismo, relações familiares, relações afetivas

SINOPSE

Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam... Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderá salvá-lo.



TRECHO DO FILME

O OLHAR DA PSICOLOGIA
O que fazer quado o bebê apresenta um comportamento diferente do que é esperado? Como lifar com a situação? O filme de 1979, conta sobre a reação dos pais e a busca por soluções frente à situação. Com o título original Son-Rise: O milagre do amor, o drama retrata o dessenvolvimento de uma nova forma de olhar o autismo, sem permitir que o diagnóstico aprisione o ser. Após ter duas meninas, os pais coobservam  inquietude e algumas reações estranhas em Raun.  Na busca insensante de uma compreensão sobre suas reações, os pais recebem o diagnóstico de autismo. Apesar de concordarem com alguns sintomas do transtorno, os pais não se conformam com as perspectivas e os tratamentos disponíveis. Eles decidem, então, estudar uma forma de mergulhar no Universo do filho, para melhor compreendê-lo e ajudá-lo a ampliar suas potencialidades. Quem era a criança por trás daquele diagnóstico?  Partindo desta premissa, os pais iniciam o processo que inicia com amor, respeito e aceitação do filho como é.  Enfrentando dificuldades tanto sociais quanto individuais –sentiam-se responsáveis pelo seu distúrbio em alguns momentos-, eles desenvolvem um sistema para o tratamento de seu filho.  Música, comida e  jogos são utilizados como estímulo e reforço.  Entre diversas tentativas e erros, vitórias e derrotas, sucessso e regressão, os pais desenvolvem um programa capaz de inaugurar um canal de comunicação entre ele e o mundo. A história é comovente e passa por momentos de dor, frustração, desesperança, renovação, persistência e amor. O filme relata o processo de construção do programa Son-Rise, considerado até hoje como método de sucesso tratamento do autismo.
 

5 comentários:

  1. Filme lindo, aprendí muito com ele, amor incondicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento a demora, só recentemente, descobri que existiam varios comentários numa caixa de spam, que ignorava a existência. Volte sempre!

      Excluir
  2. Obrigada por sua participação, volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Assistir esse filme nos anos 80 em Supercine na Rede Globo. Hoje resolvi procurar e achei muito bom. Na época eu chorei muito, eu tinha uns 15 anos.

    ResponderExcluir
  4. Uma história linda de superação, de resiliência, de persistência, de acreditar e antes de tudo de muito amor e dedicação!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!