sexta-feira, 17 de julho de 2015

Vicky Cristina Barcelona

clip_image001ASSUNTO
Relações afetivas e sociais, poliamor, limites morais e sociais.
SINOPSE
Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são amigas e passam férias em Barcelona. Vicky está noiva e é sensata nas questões do amor. Cristina é pura emoção e movida a paixão. Durante uma exposição de arte, as duas se encantam pelo pintor Juan Antonio (Javier Bardem), que as convida mais tarde, durante um jantar, para uma viagem. O que elas não sabiam é que o galante sedutor mantém um relacionamento problemático com sua ex esposa Maria Elena (Penélope Cruz). E as coisas ainda ficam piores porque as duas, cada uma de sua forma, se interessam por ele, dando início a um complicado "quadrado" amoroso.

TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA
Após falar sobre poliamor através do filme Dieta Mediterrânea, que apresenta o relacionamento de dois homens com uma mulher, aqui encontramos o contrário, um homem e duas, talvez três mulheres. A perspectiva muda também em outros aspectos. Por exemplo, no primeiro instante, ao conhecer as moças, Juan Antonio é direto as convidando para uma viagem, onde poderão se aventurar, até na cama. As amigas, de personalidades quase opostas, reagem de forma distinta a tal proposta. Enquanto Cristina deseja ardentemente aceitar o convite, Vicky nega veementemente, alegando, entre outras coisas, estar noiva. No entanto, algo não revelado a convence e as duas embarcam no avião. O choque inicial, diante da proposta ousada de Juan, logo se dissipa, pois novos acontecimentos impedem que os planos dele se realizem. Não  falta desejo. Cristina, a mais liberal, não precisa de mais intimidade ou conhecimento, ela segue seus impulsos, se entrega aos desejos da alma e do corpo. Ainda assim, o inesperado acontece, eles não podem seguir adiante, ela passa mal. É por acaso, então, que Vicky e Juan se aproximam, aos poucos revelando as qualidades do sedutor. Ela, até então previsível, perde o controle, também se encanta por ele. Daí em diante, assistimos encontros e desencontros, construções e desconstruções de relacionamentos diversos.
Novas configurações surgem, com a entrada da ex esposa de Juan, permitindo que o amor preencha novos espaços, abandonando regras e convenções. Os sentimentos e desejos de felicidade falam mais alto, o impensável se desdobra na trama que traz marcas inconfundíveis de Woody Allen. Seus diálogos antológicos preenchem as cenas, que revelam o dilema do ser humano, no embate entre razão e emoção. Como não podia deixar de ser, o diretor explora as imagens e o charme de Barcelona, incluindo a arte e a cultura da cidade mágica. Mas não é só de amor que falamos, os limites são convocados e ultrapassados em diferentes situações, o amor livre ou passional, disfuncional ou neurótico. Não se trata de uma comédia romântica qualquer, falamos de Woody Allen. Resumidamente, os personagens principais são: Uma mulher em busca de experiências existenciais, a Cristina, sua amiga engessada em receita pronta de um casamento feliz, a Vicky, o sedutor que depois de desiludido vive plenamente cada dia, Juan, e, finalmente, a neurótica passional Maria Helena, encontros e desencontros na encantada Barcelona, imperdível!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!