domingo, 12 de julho de 2015

O Cérebro de Hugo

Imagem1

ASSUNTO
Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Asperger, estudos e formas de tratamentos – Relações sociais, familiares, terapêuticas e afetivas.
SINOPSE
Filme Francês que fala do autismo. O filme mostra uma ficção, a história do Hugo, baseada em fatos reais, e ao mesmo tempo mostra declarações de pessoas auitistas e também mostra a história dos tartamentos psicológicos evidenciando os principais psicólogos que trabalharam com autismo.
TRAILER – Documentário completo no Youtube


O OLHAR DA PSICOLOGIA
Para saber um pouco mais sobre o Universo autista, este documentário explora os estudos realizados no mundo sobre o assunto, a evolução do tratamento ao longo da história, e, inclui alguns depoimentos de autistas, aspies (Asperger) e familiares. Uma lição sobre o assunto, que nos coloca em alerta sobre o quanto ainda precisamos aprender sobre diferenças, sem que seja necessário rejeitar o que não pode ser compreendido. Recomendado para qualquer público, o documentário francês nos brinda com uma aula de cidadania. Não perca!!

6 comentários:

  1. Eu me emocionei! Tenho um sobrinho autista nascido nos USA, de pais brasileiros. Sou professora e tenho um aluno autista. Às vezes eu mesma me sinto num mundo autista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Sueli, obrigada por sua contribuição, bom poder compartilhar! Volte sempre!
      Abs,

      Excluir
  2. Aprendi muito com o filme, sou professora e tenho aluno com suspeita e autismo, sei que já cometi erros em minha prática docente, mas estou estudando bastante para não errar mais, afinal lidamos com pessoas

    ResponderExcluir
  3. Que bacana se esforçar para dar o seu melhor, precisamos de mais professores assim, parabéns! Volte sempre, fique a vontade para sugerir, participar, etc.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! com base no filme o Cérebro de Hugo:
    Quem tem o poder de avaliar uma pessoa?
    De que forma a escola posicionou-se em relação àquelas crianças?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Emanuel, seja bem-vindo! Profissionais de diferentes especialidades podem avaliar o autismo, psicólogos, psiquiatras ou neurologista. A melhor opção seria uma equipe multidisciplinar, mas qualquer destes profissionais estão preparados para o diagnóstico. Um professor, ao desconfiar, pode solicitar a supervisão ou coordenação pedagógica para encaminhar para o profissional competente. Quanto ao posicionamento dos professores na obra de ficção, preciso rever o filme para responder, pois assisti ao mesmo em 2015.Vou ficar devendo! Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!