domingo, 30 de janeiro de 2011

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

 os delirios de b bloom ASSUNTO
Auto-suporte, relações afetivas, Transtorno compulsivo.
Este longa exprime, mesmo que, em forma de comédia, um alerta sobre os cuidados que devemos ter dentro de uma sociedade tão consumista, principalmente a norte-americana.Becky Bloom é uma heroína às avessas. Cheia de falhas, fútil, mentirosa, insegura, consumista ao excesso, gasta mais do que ganha, dá foras enormes, não consegue entender muito bem os desejos e anseios dos outros, a menos que digam respeito a ela mesma. Apesar da ser previsível, o filme tem ótimos momentos para quem procura diversão leve e descompromissada. Como na cena em que o pai de Becky, vivido por John Goodman, tenta consolar a filha: "Se a economia americana pode ter bilhões em dívidas, você também pode, e vai sobreviver". Ou como quando a jornalista procura um grupo de auto-ajuda para consumidores compulsivos e deixa os membros ainda mais sedentos para usarem seus cartões de plástico. O filme fala justamente desse excesso. O foco não é moda, apesar da profusão de marcas desejadas, mas como o exagero em comprar atrapalha imensamente a vida de alguém. Afinal, a gente precisa de tanto? Ou deseja realmente tanta coisa?
SINOPSE
2009 - O filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” é uma adaptação de um romance de Sophie Kinsella, “Confessions of a Shopaholic”. O filme ficou bem diferente do livro, como a maioria dos adaptados.Conta a história de uma jovem jornalista (Isla Fisher) que possui um grande vício: comprar! O grande problema é que Rebecca Bloomwood  não tem freios e faz dívidas estrondosas! A garota possui doze cartões de créditos! Se uma mulher já é capaz de fazer loucuras com um cartão de crédito, imagine vários cartões! A protagonista perde seu trabalho e em meio ao desespero com suas dívidas começa a trabalhar como colunista em uma revista de finanças. Becky  sabe tudo de moda / marca e seu sonho é trabalhar em uma renomada revista de moda, a chamada Alette. Trabalhar em uma revista de finanças é apenas uma solução temporária para pagar as contas e, ao mesmo tempo, tornar-se um caminho para entrar na revista de moda Alette. No desenrolar da história, Becky se apaixona por Luke (Hug Dancy), seu editor.
UM OLHAR GESTÁLTICO
A compulsão por compras pode ser considerada como transtorno grave, quando apresentada de forma severa, então chamada ONIOMANIA, registrada no DSM-IV como doença mental. Entretanto,  oneomania é um distúrbio bastante controverso do ponto de vista psiquiátrico e psicológico, sendo discutida em diversas publicações na busca de nova categorização do tipo de transtorno.
Sem desconsiderar o olhar psiquiátrico para a doença, nós gestalt-terapeutas consideramos a compulsão como uma busca de satisfação de uma situação inacabada. Portanto, olhamos a pessoa e não a doença. Nos casos mais graves trabalhamos em parceria com a psiquiatria, sendo que o nosso olhar permanece voltado para dar suporte ao cliente, durante o processo de atualização de suas necessidades. Isso ocorre, independente da necessidade de encaminhamento ao psiquiatra, com ou sem medicalização.
TRAILER CLIQUE AQUI

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tomates verdes fritos


tomates verdes fritos

ASSUNTO


Relações afetivas, casal e família, terceira idade, auto suporte, preconceito.

SINOPSE

1991 -Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em uma parente, Idgie (Mary Stuart Masterson), que desde criança, em 1920, sempre foi muito amiga do irmão, Buddy (Chris O'Donnell). Assim, quando ele morreu atropelado por um trem (o pé ficou preso no trilho), Idgie não conseguia conversar com ninguém, exceto com a garota de Buddy, Ruth Jamison (Mary-Louise Parker). Apesar disto Idgie era bem doce, apesar de nunca levar desaforo para casa. Independente, ela faz seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama. Elas tinham uma amizade bem sólida, mas Ruth faz a maior besteira da sua vida ao se casar com Frank Bennett (Nick Searcy), um homem estúpido que espanca Ruth, além de ser secretamente membro da Ku Klux Klan. Inicialmente Ruth tentou segurar a situação, mas quando não era mais possível Idgie foi buscá-la, acompanhada por dois empregados. Idgie logo dá a Ruth um emprego em sua lanchonete. Por causa do seu jeito de se sustentar sozinha, enfrentar Frank e servir comida para negros no fundo da lanchonete, Idgie provocou a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Quando Frank desapareceu misteriosamente muitos moradores suspeitaram que Idgie, Ruth e seus amigos poderiam ser os responsáveis.

TRAILER


O OLHAR DA PSICOLOGIA

Questões como a discriminação racial, a violência doméstica, a liberdade, a terceira idade, e a recuperação da auto-estima, são tratadas sem exageros mas com determinação. O filme aborda o preconceito de gênero de maneira bastante velada, somente com insinuações enquanto que o racial é colocado de forma mais aberta. Porém nenhum destes temas é o foco do filme, que é sobre mulheres e suas transformações vividas. Evelyn é uma mulher de meia-idade, que atravessa uma crise em seu casamento e passa por um momento de transição em sua vida; em um momento do filme ela diz “Sou muito nova para ser velha e muito velha para ser jovem”. Isso explicita o estranhamento em relação a si mesma, muito comum nesta fase de vida, pois as mulheres podem apresentar dificuldades de lidar com as perdas inerentes a este momento de vida. A personalidade de Idgie, irreverente e corajosa, inspira Evelyn a olhar para as coisas de sua vida de uma nova maneira mais criativa. Socialmente, a função da velhice é de lembrar e dar expressão às suas lembranças, sendo o papel da memória valorizado entre os mais velhos, pois suas lembranças constituem patrimônio coletivo, expresso e revivido permanentemente no contato com novas gerações.  Durante o filme fica evidente a importância deste papel social, vemos mudanças significativas que ocorreram nas atitudes de Evelyn, em relação ao seu casamento, às pessoas e a si mesma.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O quarto do filho

o quarto do filho ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, terapêuticas, luto, neuroses
A família não consegue expurgar a dor da perda do filho. Deixa-se consumir por um sentimento atroz, que os atinge, a cada um, de um modo particular. Giovanni não consegue impedir-se de regressar mentalmente ao passado, numa tentativa de alterar este presente tão cruel. O sentimento de culpabilidade impõe-se e o pai não consegue deixar de se interrogar como tudo teria sido se não tivesse ido ver aquele doente, naquele fatídico domingo de manhã. O pai, a mãe e a irmã do jovem reagem de forma diferenciada, tendo o denomidador comum na falta e ausência do filho e irmão. Chorando separadamente a mesma perda, o próprio equilíbrio familiar começa a ser posto em causa, perfilando-se no horizonte temíveis presságios do seu fim. A entrada em cena de uma antiga namorada do jovem acaba por mudar o curso dos acontecimentos. Um dia, chega uma carta de amor para Andrea, de uma jovem que desconhece a tragédia. É Ariana que vai conduzir a família nesse contorcido caminho da possível saída do desespero. A partir do contacto com a antiga namorada (até aí desconhecida da familia), pai, mãe e filha, como que encontram a nova estrada comum para as suas vidas. Uma estrada com menos alguém, mas mesmo assim, uma estrada em que se pode continuar a caminhar, baseada na compreensão e aceitação coletiva da trágica perda.
O dilema do psicoterapeuta: Giovanni que se depara com um dilema: como entender o outro e o mundo quando já não se entende a si mesmo? Então, como resignificar, como restaurar a paz interior após o ocorrido? Mostra o lado humano deste profissional, cuja suas premissas de uma vida saudável, uma família feliz morando em uma cidade pequena, calma, tudo cai por terra. Nesta busca de entendimento o pai tenta voltar no tempo, e reconstruir aquele domingo fatídico, imaginando o que teria ocorrido se ele tivesse ido correr com o filho. Talvez ele não tivesse morrido. Mas isso não ajuda a superar a dor.
O longa-metragem "O Quarto do Filho" ("La Stanza del Figlio") é uma obra-prima do cinema italiano: trata de um tema extremamente triste, mas não tira o espectador da sala com um sentimento de depressão; só o faz refletir. Leia mais clicando aqui
SINOPSE
Giovanni é um psicanalista que trabalha em Ancona, na região italiana do Marche, e convive no seu trabalho com os vários dramas de seus pacientes: o do homem que quer suicidar-se, o da mulher obsessiva, o do sexólatra, enfim, dores e neuroses de todos os tipos e tamanhos. Ele é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). Em casa, Giovanni é um homem feliz ao lado da mulher, uma editora de livros, e dois filhos adolescentes. Sua vida transcorre tranqüila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender ao chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. Giovanni se vê de frente com sua própria tragédia, bem diferente daqueles problemas menores do seu cotidiano e se torna incapaz de controlar a crise que se instala em sua casa e desestrutura suas relações familiares. O psicanalista que ajudava aos outros entra em crise com a profissão e não consegue mais trabalhar. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.
TRAILER
TRADUÇÃO

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eclipse total

eclipse total ASSUNTO
Relações familiares e afetivas, segredo, abuso.
Na verdade, “Eclipse Total” é uma obra que provoca emoções fortes, onde o Medo está presente em muitos momentos do filme e onde existem fantasmas verdadeiros. Os fantasmas reais que atormentam os personagens e os sufocam no presente (vindos frequentemente de memórias do passado) são a violência doméstica e a doença. O argumento do filme vai nos revelando, passo a passo, todos os segredos da intriga, todas as fraquezas dos seus personagens, todos os enigmas mantidos como insolúveis. Os momentos do passado cruzam-se com a narrativa do presente. Dolores revive uma acusação pública perante a comunidade local. E as piores memórias vêm trazer-lhe à consciência a crueldade da sua vida passada. Ela é uma mulher amarga, azeda e relativamente indiferente.
SINOPSE
Selena St. George (Jennifer Jason Leigh -Jovem Procura Companheira), uma escritora de sucesso que vive em Manhattan fica surpresa com a notícia de que a sua mãe, de quem se encontra separada, foi acusada de homicídio. Com algum ressentimento, Selena regressa à sua pequena cidade natal no Maine para oferecer ajuda. Não que ela acredite que Dolores (Kathy Bates) é inocente. Na verdade, ela tem suspeitas acumuladas desde há vinte anos atrás As duas fecham um círculo bizarro, despedaçando juntas passado e presente, memória e fato, para revelar a surpreendente verdade que se esconde por trás de duas mortes.

Reflexos da amizade

reflexos de amizade ASSUNTO
Perda, segredo, ciclos, deficiência.
O filme apresenta a amizade entre Tommy, um garoto de 13 anos, e Pappas, um homem com deficiência mental. Ao redor desse contexto, dá-se enfoque ao comportamento da sociedade em função do preconceito. A proposta deste filme nos leva ao questionamento: quem é realmente o deficiente da história? Seria Pappas, com seu jeito simples de sorrir mesmo aos insultos, ou seria aquele que o excluía e usava o termo “retardado” ao se referir a ele? O personagem Tommy também passa por um período de deficiência, por causa da falta dos pais, que só é suprida quando este retorna ao seu local de origem, aceita seu passado e se dispõe a VIVER.
SINOPSE
Para se acertar com a esposa e o filho de 13 anos, o artista plástico Tom Warshaw, que leva uma vida boêmia em Paris, volta aos seus 13 anos no Greenwich Village, em Nova York. Ele rememora a depressão da mãe, a amizade com o deficiente Pappas, o primeiro amor e a tragédia que mudou sua vida. E lembra da misteriosa Lady Bernadette, presidiária da casa de detenção do bairro, que usava um espelho e muita sensibilidade para orientá-lo em suas decisões. Elogiada estréia na direção de David Duchovny, Reflexos da Amizade é uma tocante e divertida viagem de acerto de contas com o passado... e o futuro.
TRAILER

Charlie um grande garoto

charlie um grande garoto ASSUNTO
Relações sociais, familiares e afetivas.
Na verdade, o filme é uma interessante alegoria sobre a adolescência nos dias atuais, sobretudo a epidemia de depressão, doença cada vez mais comum nessa idade, e a indústria que a mesma gera, banalizando o uso de medicação. O filme é bem interessante, apesar de suas falhas narrativas, demonstrada pela superficialidade com que o roteiro trata situações chaves da trama(o histórico do personagem de Downey Jr., o diretor da escola, e a relação do protagonista com seu pai ausente).
SINOPSE
Charlie Bartlett (Anton Yelchin) escuta mais uma conversa da mãe, Marilyn (Hope Davis) com o diretor de sua escola. E, mais uma vez, ele constata que foi expulso do local justamente na época em que ele começava a conseguir o que mais queria: popularidade. Marilyn, se sentindo um bocado perdida e culpada pelo desempenho do filho, resolve colocá-lo em uma escola pública – até porque não resta nenhuma particular para ele se matricular (ele foi expulso de todas). Desta maneira ele deixa a bolha de vidro em que vivia, estudando e convivendo com pessoas de alta classe como ele, para sentir um pouco da “realidade” de jovens que estudam em colégios públicos. Ali ele encontra um celeiro de histórias diferentes que lhe fazem virar o psicólogo da garotada – em mais uma busca por popularidade.

Meu ultimo desejo

meu ultimo desejo ASSUNTO
Casal e família, segredo, homossexualidade, relações afetivas e familiares
O ditado diz que algumas famílias só se reúnem em casamentos ou funerais. A família da Sra. Lu não se reuniria se ela fosse se casar de novo… Mãe dominadora, atormentou seus 4 filhos, espalhados pelo mundo, uma é estrela de filmes de kung fu, outro é dermatologista, outro é infiel, a outra não consegue parar de comer. Agora, para receber a herança, eles devem colocar as diferenças de lado e obedecer a sua última exigência: enterrá-la em um tradicional funeral chinês. Serão eles capazes de suportar sete dias de funeral? “Meu Último Desejo” tem uma história com potencial sobre uma família disfuncional com irmãos que não se falam, perda de tradições, amarguras e reconciliação com muitos personagens ricos. Infelizmente a diretora Anna Chi faz um trabalho pobre e a trama se torna uma melodramática e em alguns momentos chata novela chinês-americana, perdida entre a comédia e o dramalhão pesado. De qualquer modo, há valores e tradições interessantes da cultura chinesa e vale a pena assistir este filme pelo menos uma vez.
SINOPSE
A atriz lésbica Meimei, o médico Alexander, a corretora de imóveis Elizabeth e a jornalista Victoria  são contatadas por Viola, que informa que a mãe deles faleceu. Os irmãos Chinês-Americanos viajam para Seattle com suas famílias onde a assistente da mãe deles Viola diz que o último desejo dela seria um funeral chinês de sete dias. Neste meio tempo, o estranho pianista e praticante de Tai Chi Chun Chow Lin chega de Pequim para o funeral. Ao longo dos dias seguintes, Meimei e usa parceira Dede Chan tentam obter esperma do monge Bruce para uma inseminação artificial, e Viola entrega uma carta da mãe dela contando a verdade sobre seu pai. Alex tenta se reconciliar com sua esposa e ex-Miss Taiwan Cindy. Liz ainda está de luto pela perda de seu filho Sammy e não está pronta para retornar para seu marido Michael. No sexto dia do funeral, os irmãos têm uma grande surpresa.
TRAILER

O centro do mundo

o centro do mundo ASSUNTO
Realações afetivas, sexualidade (CENAS DE SEXO)
Este diferente drama dirigido pelo chinês Wang, tenta com estilo, mas sem grande profundidade, mostrar como a solidão é algo comum nos dias atuais e aflige pessoas de todos os níveis, além de deixar claro que o dinheiro pode comprar companhia, mas não amor e sentimento.
SINOPSE
Richard é um jovem engenheiro com uma carreira sólida e vida financeira estável, embora inseguro e introspectivo. Florence é uma stripper; uma mulher fria e insensível que não acredita no amor. Duas pessoas com muito pouco em comum que, após um encontro inusitado, decidem passar um fim de semana juntos em Las Vegas.1 Embora embarquem nesta viagem por razões puramente egoístas – ele desejando escapar da pornografia da internet; ela desejando um cachê extra - esta torna-se uma jornada para o auto-conhecimento. Durante estes dias, o sexo passa a ser o centro do mundo deles, mas na medida em que se entregam ao prazer, eles não conseguem deixar de lado suas personalidades, seus sonhos e inseguranças, tornando este momento muito mais do que um mero encontro sexual.

O último beijo

o ultimo beijo ASSUNTO
Relações afetivas, casal e família.
O filme fala das relações de alguns homens e mulheres entre casamento, filho, divórcio e diferentes fases entre um e outro. Despretenciosa, a trama relata algumas crises possíveis nas relações.
SINOPSE
Michael está a um mês do seu 30.º aniversário e tem tudo o que sempre quis. Mas ao ser confrontado com a gravidez da namorada Jenna, começa logo a alucinar com um casamento que possa vir a tornar-se numa pena perpétua de obrigações. Quando conhece Kim, uma estudante sensual que representa toda a espontaneidade que ele perdeu, acaba por passar dos limites e beija-a. Mas Jenna descobre a verdade e assim começa a guerra dos sexos. Entretanto, também os seus amigos têm as suas próprias complicações românticas: Chris é pai, mas a mulher afasta a criança da sua vida; Izzy perdeu a rapariga dos seus sonhos e quer arrastar os amigos numa viagem alucinante e Kenny é um sedutor nato que vive de aventuras de uma noite.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Não correspondido (Unrequited)

NÃO CORRESPONDIDO ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, sociais, psicoterapia, luto.
O filme relata a luta de um rapaz que vive em um internato, após assistir o suicídio do pai. A mãe ausente, a perda de um animal que esteve aos seus cuidados e o desprezo da ex-namorada disparam o descontrole do personagem.
SINOPSE
Michael Welch protagoniza o filme que é descrito como um thriller psicológico. Unrequited conta a história de Ben Jacobs, um jovem problemático que, no seu aniversário de 18 anos deve deixar a instituição para “adolescentes problemáticos” onde ele esteve vivendo nos últimos meses. Depois de voltar a viver com sua mãe, Ben descobre que sua namorada, Jéssica Morgan, continuou com sua vida e agora está saindo com um cara mais velho da faculdade. Desesperado por perder o amor de Jessica, o passado problemático de Ben o reencontra quando ele sequestra Jessica, numa tentativa de reaver sua afeição. Caindo numa espiral de descontrole e em um caminho muito perigoso, Ben deve decidir se deixa partir ou se mantem a pessoa que ele ama, mesmo que isso signifique destruir os dois no processo.
TRAILER

O pequeno príncipe

O PEQUENO PRINCIPE ASSUNTO
Fantasia, imaginação, reflexão sobre afetos, escolhas, elaboração de luto,etc.
Já é conhecido o livro que além de agradar as crianças, também tem a incrível capacidade de fazer os adultos retornarem à infância, relembrando coisas simples, mas importantes, que deixamos de lado quando crescemos. O filme também conta a história de um principezinho que mora em um planeta do tamanho de uma casa. Ele resolve partir em uma jornada que o leva através de vários planetas até aterrissar na Terra. No caminho conhece vários personagens peculiares, como o rei, o vaidoso, o bêbado, o empresário, o acendedor de lampiões, o geógrafo, a serpente, a raposa, o vendedor, o manobreiro e o aviador. Todos eles têm algum ensinamento - bom ou mau - a repassar ao pequeno príncipe, assim como ele tem lições a ensinar a cada um desses. Quase genial adaptação do livro. Quase, porque se enrola em alguns números musicais desnecessários, que infelizmente são vários, em inglês e sem legenda.
2010 - De acordo com informações do site da Variety, a França pode entrar no mundo dos filmes 3D em breve, com a animação que seria a adaptação de “O Pequeno Príncipe“.
SINOPSE
1978 - A história gira em torno do piloto da Segunda Guerra (Richard Kiley), que começa sua aventura no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe (Steven Warner), que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa. Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças!
“tu és responsável pelo que cativas”.
O que tem importância para você?

O segredo de Broakeback Mountain

o segredo bbmontain ASSUNTO
Homossexualidade, homofobia, intolerância, relações afetivas e sociais
O tema central oscila entre a aceitação e a negação da homossexualidade. Ennis Del Mar é um jovem órfão, reservado e com um passado traumático que o impede de descobrir sua própria identidade. Jack Twist é o seu oposto: brincalhão e expansivo, sabe exatamente quem é e o que deseja. O Segredo de Brokeback é um filme de força indiscutível e rara sensibilidade. E de coragem surpreendente. Em nenhum momento disfarça aquilo que realmente é, mesmo com toda a força conservadora do governo Bush: uma grande história de amor entre dois homens. A história de dois caubóis que ao partilharem a dureza em se viver sobre situações altamente desfavoráveis, como a falta de conforto, de comida, do clima instável, numa noite fria acabam se relacionando sexualmente.  Ennis e Jack como dois homens que, por uma força do destino, acabam se conhecendo intimamente e que passam a considerar aquilo uma espécie de amizade, só que em um grau mais elevado. Eles não se consideram gays, não agem como tais e não pretendem levar aquilo adiante quando desciam a montanha. Entra em cena o conflito entre a identidade sexual e a repressão social, pois eles simplesmente não sabem o que fazer com este amor – em uma época de grande movimentação sobre a liberdade sexual e que eles nem fazem idéia que esteja existindo! Continuam incapazes de assumir os sentimentos e passam a vida pagando os próprios pecados. É aí que reside a força do filme. O Segredo de Brokeback Mountain é um filme marcante, que faz chorar e que fica ressoando na cabeça. Seja você heterossexual, seja você homossexual. E, por isso mesmo, força a reflexão sobre o verdadeiro sentido sobre a intolerância, sobre a falta de amor ao próximo, sobre como somos cruéis uns com os outros. O mundo se esquece que há diferentes raças, diferentes credos, diferentes opções sexuais, mas que somos todos seres humanos. Leia mais clicando aqui.
SINOPSE
2005 -Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.
TRAILER

domingo, 21 de novembro de 2010

Minhas mães e meu pai

Minhas mães e meu pai ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, adolescência, família homoparental
O roteiro capta a essência das famílias modernas – héteros ou homos – e, acima de tudo, conta uma belíssima história sobre relacionamentos humanos, em suas mais diversas instâncias, mas com uma roupagem moderna e atual. O enredo, na verdade, vai além da relação do casal com seus filhos. Os irmãos Joni e Laser estão na fase de descobertas – principalmente sobre quem são eles próprios. Laser é um menino que ainda está descobrindo a vida e, como típico adolescente, acredita não precisar ouvir conselhos de ninguém, pois pressupõe saber o que é melhor para ele. A relação do menino com seu melhor amigo e o caminho que a amizade deles toma mostra o amadurecimento natural, e totalmente crível, de um menino que cresce com sua própria vivência, com o conselho dos mais velhos, com as experiências que vivencia dentro de sua própria casa e com a iminente partida de sua irmã para a faculdade. Joni, por sua vez, está cansada do clima tumultuado que invadiu sua casa após o surgimento de Paul. A garota já se julga adulta e não suporta ver a relação que se desenvolve entre suas mães com a crise momentânea que atravessam no relacionamento. Querendo a liberdade, a garota se depara com o medo da solidão e com a perda de seu porto-seguro com a nova fase de sua vida. O casal Jules e Nic, Moore e Bening respectivamente, encara a crise no relacionamento aparentemente invejável após o surgimento de Paul, que consegue, mesmo sem querer, abalar a harmonia da casa. Com o relacionamento passando por uma fase conturbada, as duas vivem dias após dia pensando como o fator novo (Paul) pode alterar suas crenças de família ideal. Os problemas da família poderiam bater à porta de qualquer outra, e isso fica provado no inesquecível momento em que a personagem de Julianne Moore faz um belíssimo discurso, em uma cena na qual ambas as atrizes estão impecáveis.“Casamento é difícil. Tem a fase que você para de enxergar a pessoa que está com você e passa a ver nela uma projeção de suas próprias imperfeições. Nessa hora, em vez de sentar e conversar, tomamos atitudes erradas”. Trata-se de uma deliciosa e comovente comédia dramática de costumes sobre a sociedade moderna. Leia mais clicando aqui
SINOPSE
Dois irmãos adolescentes, Joni (Mia Wasikowaska) e Laser (Josh Hutcherson), são filhos do casal homossexual Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening), concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, os filhos embarcam numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as "mães" saibam. Quando Paul (Mark Ruffalo) aparece tudo muda, já que logo ela passa a fazer parte do cotidiano da família. O que parecia ser complicado fica ainda pior quando Jules se envolve com Paul, estremecendo o relacionamento duradouro que mantinha com a parceira.
TRAILER

As 5 pessoas que você encontra no céu

as cinco pessoas q vc encontra no ceu ASSUNTO
Relações afetivas, reflexões sobre escolhas.
As cinco pessoas que você encontra no céu (The five people you meet in heaven, 2004) é um daqueles filmes raros, que nos permitem inúmeras reflexões sobre a vida. Não se trata aqui de um filme que retrata a vida eterna na visão cristã,mas sim, a vida concreta das pessoas retomadas dentro de um contexto imaginativo criado para possibilitar reflexões sobre a vida no aqui e agora.
SINOPSE
Eddie era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele se dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo....E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor idéia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não entendemos.
TRAILER

Música do coração

musica do coração ASSUNTO
Relações familiares, afetivas e sociais, superação.
O filme conta a história verdadeira de Roberta Guaspari (Meryl Streep), uma professora de violino que, após a separação do marido, parte em busca de algo que reconstrua sua vida. Após 10 anos de trabalho com grupos pertencentes à uma das áreas mais pobres da cidade, o projeto é cortado pelo governo, cujo trabalho beneficiou centenas de crianças. É a partir daí que começa a segunda parte da história. Numa busca frenética e esforçada o grupo que apoia o projeto tenta, de todas as formas, mantê-lo mesmo sem as verbas do governo. Com esforços cheios de idéias e contatos com grupos da imprensa, um concerto é organizado no Carnegie Hall com a participação não apenas das crianças, mas de nomes como Isaac Stern (numa ponta, como ele próprio). Com grande sucesso, o concerto garante o futuro do projeto.

SINOPSE
Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar às crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.
a viol
A violinista Roberta Guaspari




TRAILER

A última música

a ultima musica ASSUNTO
Relações familiares, afetivas e sociais,
O drama é uma reflexão sobre o amor em suas diversas manifestações. Um enredo sobre o amadurecimento, a família, a amizade e sobre descobrir o melhor em nós mesmos.
SINOPSE
Miller teve sua vida virada de cabeça para baixo quando seus pais se divorciaram e seu pai se mudou de Nova Iorque para Wilmington Beach. Três anos depois, ela continua zangada e alienada em relação aos seus pais, especialmente seu pai... Até que sua mãe decide que seria melhor para todo mundo se Ronnie e seu irmão, Jonah passassem o verão em Wilmington Beach. O pai de Ronnie, pianista e ex-professor, vive uma vida tranqüila em uma cidade de praia, imerso na criação de um vitral para a igreja local. Ambientado em uma pequena cidade praiana do sul dos EUA, Steve Miller (Greg Kinnear), um pai distante, tem a chance de passar o verão com sua relutante filha adolescente Ronnie (Miley Cyrus), que preferia estar em casa, em Nova York. Ele tenta se reaproximar dela por meio da única coisa que eles têm em comum − a música.
TRAILER

O mais belo dia de nossas vidas

o mais belo dia de nossas vidas ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, de casal, homossexualidade
Os italianos conseguem sempre falar sutilmente sobre aqueles problemas familiares que tanto conhecemos. No filme, a matriarca tenta lidar com os problemas afetivos de seus três filhos. Cada um a seu jeito, tenta encarar a vida sem aquele amor que estava esperando. Na verdade, o amor é abordado em todas as fases do ser humano e com todas as suas facetas. A separação, o medo, a homossexualidade, o desconhecimento, a descoberta…
SINOPSE
Irene vive numa vila antiga e sua maior tristeza é não ter conseguido transmitir aos três filhos a ligação afetiva à casa e ao conceito de família em que foi educada. Sara, a filha mais velha, vive em absoluta reclusão depois da morte do marido. Rita, a segunda, é aparentemente mais feliz tendo um marido com quem casou por amor e duas filhas. Mas a fachada esconde sua insatisfação sexual com o esposo. Finalmente, Cláudio, o mais jovem, é um advogado cheio de dilemas com sua sexualidade. Mas o ambiente de insatisfação na família de Irene será sacudido por dois homens. Mas o ambiente
TRAILER

O oitavo dia

o oitavo dia ASSUNTO
Síndrome de Down, Relações afetivas, familiares e sociais.
Seu argumento trata da negação da humanidade frente àquele que não é a nossa imagem. No filme, esse susto no espelho é representado por um portador da Síndrome de Down. O filme aborda, pela primeira vez no cinema, o mundo construído a partir do ponto de vista de alguém que é visto como limitado e rude pela cultura ocidental: o portador de deficiência mental. O encontro desse mundo com o mundo empresarial, representado por um alto executivo da área de recursos humanos, setor de vendas, coloca em choque todo o sistema de vida deste (e, portanto, de nossa escala de valores ocidental) e serve de ponto de partida para uma exposição de situações diversas decorrentes do fechamento psicológico ao insólito e a tentativa, tão ocidental, de formatação do ser humano. O presente filme nos remete a várias questões que permeiam o universo das pessoas portadoras de necessidades especiais bem como de seus familiares, sem nos esquecermos é claro, da sociedade que o “acolhe”.
SINOPSE
Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), o encontro acontece: Um homem com Síndrome de Down cuja mãe morreu e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade especial.
CENAS DO FILME

sábado, 13 de novembro de 2010

Aquário

aquario ASSUNTO
Adolescência, relações afetivas, familiares e sociais
Aquário segue os passos da protagonista e revela com crueza os cenários, modos e a forma de falar e de agir das pessoas de uma cidade industrial e comum do Reino Unido. A dureza do cenário caminha lado a lado e de forma “harmônica” com a dureza das pessoas e suas relações. A personagem ainda não descobriu como romper com o círculo vicioso de pouca (ou nenhuma) afetividade no qual ela foi criada. E o perigo ronda muito perto. Seja através dos grupos de adolescentes que andam em bandos e ameaçam uns aos outros, seja na figura atrativa e aparentemente amistosa de um homem jovem que se aproxima da família.
Garotas como Mia, tão carentes de afeto, incentivo e educação, existem aos montes em diversos cenários de muitos países. Crescendo em ambientes cinzas e duros em vários sentidos, estes jovens, especialmente as garotas, são vítimas fáceis. Seja de mães despreparadas, de garotos(as) altamente competitivos(as), ou de aproveitadores. LEIA MAIS CLICANDO AQUI
É uma visão realista da educação e em como o meio social tem muita influência nesse processo de formação. É a aproximação de uma adolescente ao mundo adulto e todas as desilusões como consequência Leia mais...
Fica evidente que, se Mia tem suas próprias questões sobre a família, Connor também tem as suas - cujos segredos são mais secretos e venenosos do que Mia ou a mãe dela poderiam imaginar. (...)A situação prenuncia um final tenso com a adoração de Mia se transformando em raiva e em seguida, em uma determinação para sobreviver, para superar tal situação, e para perdoar. Arnold mostra-nos que o que faz a relação entre a Mia e Connor tão incomum, não convencional, não é atração sexual, mas a manifestação muito verdadeira do desejo frustrado e ilusório de serem pai e filha.Leia outra crítica clicando aqui
SINOPSE
Aquário” é a história de Mia (Katie Jarvis), uma instável adolescente de 15 anos que está sempre metida em confusão, foi expulsa da escola e é relegada pelas amigas. A garota toma fôlego. Ela respira de forma acelerada. De frente para umas janelas que dão para uma vista geral da cidade urbana comum na qual ela vive, esta garota liga para uma amiga que não lhe atende. Irritada, ela sai em busca da amiga, Keeley (Sarah Bayes). Mia (Katie Jarvis), a garota irritada, enfrenta um grupo de garotas que acompanha Keeley. Desta forma, geralmente no confronto, é que Mia aprendeu a resolver seus problemas. Filha de uma mãe nada afetiva, Joanne (Kierston Wareing), Mia não vê a hora de escapar de sua realidade com poucas perspectivas. Num quente dia de Verão, a sua mãe traz para casa um misterioso homem chamado Connor (Michael Fassbender) que promete mudar as suas vidas…
TRAILER Clique aqui

A ressurreição de Adam

a ressureição de adam ASSUNTO
Experiência traumática, trauma de guerra, saúde mental, suporte
Adam (Jeff Goldblum) é um sujeito que caminha entre a genialidade e  a loucura, como forma de tratamento o personagem é encaminhado a um sanatório com outros pacientes que possuem algo em comum, todos ainda sofrem com as conseqüências do Holocausto. O roteiro potencializa um jogo entre o passado e o presente a fim de destrinchar uma experiência psicológica, transitando através de flashbacks pela vida de Adam durante o período da Alemanha nazista, como uma tentativa de complementar seu comportamento presente. Há, portanto, a idéia de juntar peças e mover a narrativa a partir do estado psicológico de Adam, um personagem instável cuja alegria de vida é sombra daquela que tinha antes do campo de concentração. Destaque para o menino, que ninguém foi capaz de ajudar, e, que começa a utilizar Adam como suporte, desenvolvendo uma relação de suporte mútuo.
SINOPSSE
Nos anos 20, Adam Stein era um homem feliz: marido atencioso, pai orgulhoso de duas filhas e estrela da cena vaudeville de Berlim. Um palhaço, um mágico, um homem do espetáculo. É enviado para a guerra e, para sobreviver nas mãos do sádico Klein, comandante do campo de concentração, é forçado a se comportar, literalmente, como um cachorro. Anos mais tarde, Adam vive com outros sobreviventes do Holocausto em um sanatório no meio do deserto em Israel, onde tenta aliviar a dor fazendo palhaçadas e truques de mágica. Até que um dia descobre um paciente cuja existência foi escondida dele: um menino de 12 anos que acredita ser um cachorro. O garoto não fala - late; não anda - rasteja com os braços e pernas. A raiva inicial de Adam logo se transforma em cuidado e preocupação. O menino, que ninguém foi capaz de ajudar, começa a utilizar Adam como suporte. E juntos os dois embarcam em uma dolorosa jornada de volta para a vida.

sábado, 6 de novembro de 2010

Em busca de uma nova chance

em busca de 1 nova chance ASSUNTO
Luto, reconfiguração familiar
É uma trágica e romântica história de amor e superação em família. A família de Bennett ainda passa por um duro luto: o pai Allen (Pierce Brosnan) não consegue falar abertamente sobre o filho morto, e guarda todos os seus sentimentos dentro de si, se fazendo de forte, para ajudar a sua mulher Grace (Susan Sarandon). Grace não consegue aceitar a morte do filho, e fica obcecada por saber quais foram as últimas palavras dele, indo sempre visitar o responsável pelo acidente, que se encontra em coma, numa relação de puro desespero. Completando a família, temos o irmão Ryan (Johnny Simmons), que tem seus próprios problemas da adolescência mais a culpa e/ou remorso por não ter se despedido apropriadamente do irmão. Como na vida real, a superação do luto ocorre de maneira natural, orgânica. Cada um dos membros da família, passará por aquilo que tem que passar. As subtramas de "Em Busca de Uma Nova Chance" envolvem a participação de Ryan num grupo de terapia psicológica, a aproximação entre Rose e Allen, além das visitas de Grace ao sobrevivente que estava no outro veículo acidentado, um homem que está ainda em coma, mas que pode ter ouvido as últimas palavras de Bennett.
SINOPSE
A morte do filho adolescente Bennett, num acidente de carro, é quase demais para a família Brewer suportar. Não apenas porque ele tinha uma vida promissora, mas também porque o impacto de sua morte desencadeia uma série de tumultos em suas vidas. Sua mãe fica obcecada e não pode deixá-lo ir; seu pai não consegue encarar a situação; e a posição de segundo lugar de seu irmão é ampliada. E quando a namorada de Bennet aparece, a família tem que lidar com circunstâncias que complicam ainda mais sua perda.
TRAILER

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comer, rezar e amar

comer rezar amar ASSUNTO
Relações afetivas, sociais, auto-suporte.
A história se baseia em um momento da vida da escritora Liz Gilbert, quando ela passa por um difícil divórcio e resolve tirar um ano sabático em uma viagem que se dividirá em três momentos/países: Comer – Itália, Rezar – Índia, Amar – Indonésia. O tri-pé alimentação-espiritualidade-relacionamento ilustra a busca pelo reencontro consigo e com o mundo. Ao longo da experiência ela vai se confrontando com medos e angústias pessoais e vai aprendendo a lidar com esses tormentos, além de superar muitas amarras do passado e se deliciar com a simplicidade da vida. O filme, como todo livro que se torna fita de cinema, deixa algumas lacunas. Quem leu o livro, compreende melhor a trama. A exibição provocou reação dos italianos, que consideraram caricatos os personagens daquele país. Alguns críticos consideraram lento e longo, tornando-se por vezes enfadonho. Entretanto, criticas a parte, o filme consegue trazer questões capazes de despertar identificações, principalmente nos momentos de crise existencial, quando uma viagem interna se faz necessária. E, nada melhor do que conhecer diversas culturas, o que nos permite flexibilizar novas formas de estar no mundo.
SINOPSE
Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai a zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar prova que existe mais de uma maneira de levar a vida e de viajar pelo mundo.
TRAILER

Elefante

elefante ASSUNTO
Adolescência, bullying, violência
A verdade é que o filme não fala sobre o fato ocorrido em Columbine High School. Isso é apenas um plano de fundo para explorar as relações, que são aparentemente superficiais, mostrando apenas um dia da vida desses jovens. E o que mostra, não é um massacre real, é um outro tipo de massacre, o psicológico, vê-se aqueles adolescentes recebendo criticas e sendo mal-tratados o tempo todo. Sendo chamados de “estranhos” por não estarem dentro dos padrões considerados “normais”, por não estarem inseridos em certos grupos. A visão vai além da artística, ou da critica e explora os sentimentos envolvidos no controverso mundo adolescente. A crueldade, falta de tolerância e respeito às diferenças tem um nome: BullyIng.
SINOPSE
2003 - Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.
TRAILER

Cuidado com meu guarda costas

cuidado com meu guarda costas ASSUNTO
Bullying, adolescência, amizade
Clássico absoluto da Sessão da Tarde, este filme permanece ainda hoje como um dos mais tocantes contos cinematográficos sobre a amizade e o universo escolar adolescente. O filme fala de “perdedores” e incompreendidos, atributos facilmente encontrados na adolescência. Trata-se um drama atemporal sobre bullying, a descoberta da amizade e um dos muitos ritos de passagem passíveis de ocorrer na adolescência.
SINOPSE
1980 - Clifford Peach (Chris Makepeace), um adolescente pacífico, está achando muito difícil se adaptar à sua nova escola, onde um valentão (Matt Dillon) aterroriza seus colegas de classe e extorque seu dinheiro para o lanche. Clifford recusa-se a pagar e contrata os serviços de um desajustado grandalhão, cuja simples presença intimida alunos e professores. Mas seu “relacionamento comercial” logo se torna pessoal, pois Clifford e o solitário brutamontes trabalham em aliança contra seus intimidadores… e nasce uma amizade especial entre eles. Ruth Gordon, Martin Mull, Joan Cusack e John Houseman completam “um elenco realmente memorável” (Variety) nesta deliciosa comédia sobre amadurecimento, que é também uma homenagem triunfal ao “perdedor”.
TRAILER

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ocean Heaven

ocean heaven ASSUNTO
Autismo, relações familiares (pai e filho)

SINOPSE
Segundo os Centros de Controle de Doenças E.U., uma pessoa em cada 110 é carregado com autismo. Daí resulta que a China tem mais de 10 milhões de pacientes de autismo. Dafu (Wen Zhang) é um deles: ele parece distraído, repete as palavras de outras pessoas, nada com uma facilidade surpreendente, mantém tudo em casa em ordem exata, e talvez ele não é totalmente consciente da sua morte, as mães de alguns anos atrás. Trabalho em um aquário, Xing Chang (Jet Li) cuida do concurso deste filho 22 anos dele. Com a generosa ajuda dos vizinhos, os dois vivem felizes juntos. No entanto, o pai entende muito bem que no final, ele terá de afastar-se do mundo, deixando seu filho sozinho e que dia virá mais cedo do que todos estão prontos para acreditar. Este filme é uma ode a um pai que está decidida a encontrar um abrigo para o seu filho antes que seja tarde demais. No processo, o menino atinge um grau de independência necessário.
TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA
A história do amor incansável de um pai pelo seu filho autista. O filme é uma colaboração filantrópica, para chamar a atenção para o autismo, pois a China abriga mais ou menos dez milhões de autistas. Para se ter uma ideia, o salário de Jet Li para participar do filme foi... um dólar. Um dólar somente! E, segundo críticos, sua atuação é soberba. Jet Li interpreta Wang Xincheng, o dedicado pai de Wang Dafu, um jovem autista. Porém há um problema: Xincheng descobriu que sofre de câncer terminal do fígado e então decide tirar sua vida junto com seu filho por meio de afogamento. Porém Dafu consegue escapar nadando. Com isso Xincheng acredita que talvez o destino de Dafu possa ser diferente, então começa a missão de ensinar seu filho a ser independente, para que possa futuramente viver sem o pai. O filme é sensível e explora a relação entre o pai e um filho, o amor, o carinho e cuidado que são atributos esperados em um pai. O foco é na relação, independente do diagnóstico, por isso é recomendado para toda a família

Bulliyng

bulying ASSUNTO
Relações familiares, sociais, bullying
  • Qual seria a conduta correta da escola para evitar o bullying sofrido por Jordy?
  • O que deveria ter feito a própria vítima para se proteger?
  • O que deveriam ter feito as testemunhas silenciosas que a tudo assistiam?
  • A família de Jordy agiu corretamente?
SINOPSE
Jordi é um garoto de 15 anos que recentemente perdeu o pai e, juntamente com sua mãe, decide mudar sua cidade para começar uma nova vida. E no princípio tudo parecia ir bem. Mas o destino vai reservar um choque, porque quando Jordi ultrapassar o limiar do novo instituto, que retoma, sem saber o transfronteiras escuro do inferno em si. E ele te convida para entrar, com um sorriso de refrigeração, é Nacho, um colega de classe, que apesar de sua idade agora pertence à raça dos que são alimentadas só o medo e a dor dos outros.
TRAILER

O espelho tem duas faces

o espelho tem 2 faces ASSUNTO
Relações afetivas, familiares e sociais, sexualidade, afetividade.
“O espelho tem duas faces”, que faces são essas? O que vemos no espelho ou como somos vistos? O que nos permitimos ver? Exibindo as relações familiares e sua importância na construção de nossa imagem, o filme explora nossos mitos modernos sobre sexo e beleza com humor e suavidade. Ele é inibido e atraente, mas perde o controle quando o assunto é sexo. Ela é o patinho feio, mas transborda inteligência e capacidade de comunicação. No encontro/,desencontro, ela extrai dele o que ele tem de melhor, ele faz com que ela reconheça seu próprio valor. É na diferença que o encontro verdadeiro acontece.
SINOPSE
Dois professores da Columbia University sentem-se solitários, pois não conseguiram se envolver com quem eles queriam. Ele, Gregory Larkin (Jeff Bridges), é um professor de matemática extremamente introvertido e que ainda idolatra Candy (Elle Macpherson), a antiga namorada que o trocou por outro. Ela, Rose Morgan (Barbra Streisand), é uma professora de literatura muito comunicativa, que viu sua grande paixão, Alex (Pierce Brosnan), se casar com Claire (Mimi Rogers), sua irmã. Ao ver o anúncio de Gregory em um correio sentimental, ela decide responder como se fosse apenas Rose, já que ambos pertencem a mesma universidade. Após alguns encontros totalmente platônicos Gregory pede Rose em casamento, mas decidem ter um união baseada apenas nas suas preferências intelectuais e totalmente desprovida de sexo. No início ela consegue suportar tal situação, mas com o tempo a relação entra em crise e ela decide se produzir, para conquistar realmente seu marido e ter um casamento de fato e não apenas de direito.
Cena do filme

Amadeus

amadeus ASSUNTO
Autismo, Síndrome de asperger, relações sociais, inveja
Mozart nasce com o dom da música e o filme  retrata a personalidade extremamente criativa dele, em contraste com um mundo que rasteja na insanidade e na inveja. Autistas "funcionam" em diferentes graus de inteligência, mas no geral os “asperger” possuem uma inteligência que pode ser normal ou mesmo acima da média, como no caso de Mozart.  Amadeus é um filme maravilhosamente triste. Amadeus também fala sobre frustrações. A frustração de não ser tudo aquilo que se deseja. A frustração de saber que há alguém infinitamente melhor precisamente naquilo que mais admiramos e tentamos alcançar. É sobre a frustração de ver um legado esquecido à medida que a velhice se aproxima. Amadeus mostra-nos os extremos sentimentais que podemos experimentar. Fascínio e repulsa, amor e ódio, sentimentos que, no fundo, se complementam. Leia mais clicando aqui
SINOPSE
A história do filme de Milos Forman, que nos fala da vida e obra de Mozart, passou-se no século XVIII, na Áustria, e relata-nos as peripécias da vida de um dos mais grandiosos músicos vistos até hoje, o grande génio pianista e compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Tudo começa com a confissão de António Salieri, num hospício, dizendo que havia estado envolvido na morte de Mozart (seu ídolo sem comparação, mas que tanto invejava) e afirmando que tudo o que tinha feito, tinha sido impulsionado pela sua vontade de ser um grande compositor. Salieri não se conformava com o fato de que homens tão vulgares e ordinários pudessem alcançar tantos objetivos sem esforço e de que aqueles que trabalhavam e lutavam pelos seus sonhos, nada conseguiam. A banalidade dos homens e a sua mediocridade falavam, por vezes, mais alto que o real valor de u, Homem e, embora Mozart demonstrasse uma absoluta falta de nível, o seu talento sobrepunha-se à vergonha de uma mente sem ideais e sem valores. Salieri desejava ser imortal, não cair no esquecimento, e por isso engendra um plano para pôr um ponto final à situação crítica de ser “ultrapassado” por Mozart. Movido pela inveja e pela obsessão da lembrança eterna, e também pela vontade de castigar Deus pela sua “injustiça”, decide monopolizar toda uma situação em que joga com a vontade de matar Mozart, mas fazendo-se ser seu amigo, para que ninguém suspeitasse de tal coisa, mas Mozart, já enfermo e muito fraco, acaba por falecer, com uma ópera por acabar e também com a missa dos mortos, o réquiem [encomendada por Salieri, desconhecendo Mozart esse pormenor, para celebrar a sua própria morte].
TRAILER

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Obsessão

obsessão ASSUNTO
Obsessão, relações familiares, relações afetivas
Conta a história de uma mãe solteira que foi maltratada na infância e, quando tem um filho, torna-se uma superprotetora e obsessiva. Seus pais viviam um relacionamento de idolatria mútua, ignorando a existencia da filha. Relação misturada entre mãe e filho, isolados do mundo real, vivendo na fantasia da mãe, não do filho. Quando ele entra em contato com o mundo externo, as coisas começam a mudar, pois torna-se ameaça a “perfeição” do mundo construído pela obsessão materna.
SINOPSE
Quando era garota, Emily (Kyra Sedgwick) não recebeu a atenção que achava que merecia de seus pais, Marty (Kevin Bacon) e Sybil (Marisa Tomei). Assim, quando ficou adulta, resolveu fazer uma "produção independente" e acabou tendo Paul (Dominic Scott Kay), que ela carinhosamente chamava de "Loverboy". Paul não gostava deste apelido, no entanto o que mais o incomodava era a atenção sufocante que Emily tinha com ele, não querendo nem mesmo que o filho fosse para a escola, pois assim passaria algumas horas sem a presença dele.
TRAILER

Os vigaristas

vigaristas ASSUNTO
TOC, Pânico, Agorafobia, hipocondria, relações afetivas, relações familiares.
Roy é um viciado em nicotina, obssessivo-compulsivo, sofre de síndrome do pânico, fobia de germes e tem pavor a lugares abertos? Uma agorafobia quase suicida.. Realmente é alguém que deveria encontrar outro tipo de trabalho - o único problema é que ele é bom demais naquilo que faz. Ao mesmo tempo em que narra a transformação que a responsabilidade gerada pela descoberta da paternidade pode causar em um homem, o longa jamais perde de foco a questão da vigarice. O texto tece uma trama que até cede à tentação das reviravoltas, mas faz isso com inteligência, de modo que as três pontas de narrativa se amarrem de forma inesperada. “Os Vigaristas” é um daqueles filmes que, ao final da projeção, estimula o espectador a repassá-lo mentalmente para verificar se há furos no raciocínio do roteiro. É uma história consistente.
Todos os sintomas do personagem revelam-se como hipocondria, no desenrolar da trama. Claro, nem tudo é o que parece, entretanto “o tiro sai pela culatra”, pois torna-se verdade aquilo que não era pra ser, e, sim, o personagem, ainda que saiba que nada era real, sente como se fosse, e se rende a transformação. Isso tudo me lembrou o movimento de tornar consciente da própria “verdade”, se dar conta do próprio movimento, do “ser no mundo”, tudo como condição necessária para nos fornecer capacidade de escolha. Ainda que a intenção não fosse somar, mas subtrair, me pergunto quem realmente ganhou. Confiram e tirem suas conclusões.

SINOPSE
Roy Walker (Nicolas Cage) é um especialista na arte do crime. Juntamente com seu sócio Frank (Sam Rockweel), ele pensa duas vezes em enganar pessoas em busca de dinheiro fácil. Na sua vida particular, no entanto, Roy padece de vários distúrbios: é hipocondríaco (a falta dos remédios provoca gagueira e piscadelas), não sai de casa e tem obsessão por limpeza e organização. Roy Walker (Nicolas Cage) é um especialista na arte do crime. Juntamente com seu sócio Frank (Sam Rockweel). Ele prepara-se para dar um último golpe, quando surge Angela (Alison Lohman), sua filha de 14 anos, que nunca chegou a conhecer. A partir daí, diversas reviravoltas advém deste encontro.
TRAILER

Do começo ao fim

do começo ao fim ASSUNTO
Homossexualidade, amor, incesto, família recasada, relações afetivas e familiares
“Do Começo ao Fim" conta a história do amor homossexual entre dois irmãos. Falando de homossexualidade e incesto de uma forma delicada, poética, romântica. Mais do que falar dos temas e possíveis questões, o filme conta uma história de amor, simples assim. A fita gerou polêmicas, algumas religiões se manifestaram considerando o longa como ferramenta de “promoção do incesto homossexual”
“São assuntos delicados, tabus mesmo, a homossexualidade e o incesto. Eu queria fazer algo radical, mas ao mesmo tempo bonito. Os personagens tornam isso possível. A força do filme está na aceitação que eles têm do amor um pelo outro". (...)"O filme tem ética - que ninguém venha me dizer o contrário. O julgamento está do lado de fora, eu deixei isso para o espectador. E descobri que incomoda muito mais um casal de gays felizes do que infelizes. Se eu deixasse um clima pesado, um final trágico, talvez as pessoas não reclamassem. Mas essa abordagem também não me interessa". (cineasta Aluizio Abranches)
É uma família amorosa, libertária, os pais se dão bem. Os irmãos não vivem num lugar ermo, em que não tivessem oportunidade de conhecer outras pessoas. (...)Nada contra, mas estava na hora de uma história diferente, que abrisse um verdadeiro debate nacional e colocasse o tema gls de uma forma normal. Leia mais aqui

SINOPSE
Do Começo ao Fim é uma história de amor. A história de Francisco e Thomás e de sua família: Julieta, Alexandre e Pedro. Com uma narrativa particular o filme pretende contar a história de um amor incondicional como uma possibilidade, como um contraponto para um mundo cheio de violência, medo e intolerância.1986 – Thomás, filho de Julieta e Alexandre, nasce com os olhos fechados e assim permace durante várias semanas. Julieta não se preocupa e diz que quando o filho estiver pronto, que quando ele quiser, ele abrirá os olhos. Foi assim, nos primeiros dias de vida que Thomás aprendeu o que era livre arbítrio. Um dia, sem mais nem menos, Thomás abre os olhos e olha direto para Francisco, seu irmão de 6 anos.1992 – Julieta é uma linda mulher e uma mãe amorosa. É médica de um hospital e trabalha no setor de emergência. É casada pela segunda vez com Alexandre, pai de Thomás. Pedro, seu primeiro marido e pai de Francisco mora na Argentina. Julieta e ele continuam bons amigos. Durante a infância, os irmãos são muito próximos, talvez próximos demais, segundo Pedro, que passa uma temporada com eles em Buenos Aires.2008 – Anos mais tarde, quando Francisco tem 27 anos e Thomás 21, Julieta morre repentinamente em um acidente de carro. Francisco e Thomas se tornaram amantes e vivem uma extraordinária história de amor.
TRAILER

Histórias de amor duram apenas 90 minutos

historias de amor duram 90 min ASSUNTO
Relações Afetivas, familiares, crise existencial
Zeca, personagem de Caio Blat no filme Histórias de amor duram apenas 90 minutos, é mais um dos filhos da pós-modernidade que muitas vezes parecem condenados a serem eternamente filhos.
Psicólogos e antropólogos têm opiniões variadas para explicar o fenômeno dessa geração que não amadurece e uma delas esbarra na noção de que crescemos com acreditando que podemos tudo. Leia mais clicando aqui
O filme tem um quê de comédia estilo Woody Allen: texto afiadíssimo, misturando situações inusitadas e referências e questões mais filosóficas. Pegue, por exemplo, a cena em que Zeca ainda filosofa o porquê de não conseguir escrever: ele imagina as histórias de diversas pessoas passando pela rua, mas conclui que no fundo, só consegue escrever sobre uma coisa: si mesmo. Uma postura filosófica. (...)Um das coisas geniais é justamente o personagem de Zeca, que, num exercício de metalinguagem, constantemente narra a história como se conversasse conosco, os espectadores, sendo personagem, narrador (e consequentemente autor) da sua própria história. E esse "múltiplo papel" é mencionado pelo menos duas vezes pelo próprio personagem, uma delas quando se sente "figurante da própria história", depois de ter sua masculinidade posta a prova. Leia mais clicando aqui
SINOPSE
Jovem escritor, às voltas com romance que não consegue escrever, vive no mais profundo ócio. Tem 30 anos, mas age como se fosse um adolescente. É talentoso, mas dispersivo: escreve duas frases e logo desiste. Casado com Julia, professora de Belas Artes, mulher linda e resolvida, vive crise de relacionamento, provocada pela forma antagônica com que vêem a vida: Zeca não quer nada, Julia sabe o que quer.  Enquanto a professora dedica-se ao mestrado – ela quer estudar em Paris -, Zeca passa seu tempo perambulando pelas ruas, ruminando reflexões sobre o mundo e sua vida sem objetivos, observando as pessoas, pensando nas histórias que nunca irá escrever, filosofando inutilidades. Zeca é infeliz, porém conformado. Até o dia em que começa a acreditar que Julia o está traindo. E para sua surpresa, com outra mulher.