quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

No espaço não existem sentimentos

ASSUNTO
Síndrome de Asperger, Relações familiares, sociais e afetivas, diferenças, amizade, amor fraterno.
SINOPSE
Quando a namorada de Sam rompe o relacionamento, ele fica muito deprimido. Para animá-lo e fazer com que volte à sua vida normal, Simon decide ajudar o irmão a encontrar uma nova e perfeita namorada. Mas, vítima da Síndrome de Asperger, Simon percebe que a busca é muito mais complicada do que poderia imaginar e fica em dúvida se realmente poderá ajudar Sam.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
O título do filme nos remete ao funcionamento de Simon, que tem dificuldade de comprender e expressar sentimentos, mas se sente seguro onde não precisa lidar com emoções. O chefe de Simon diz: “Anda, tempo é dinheiro!” E Simon responde: “Tempo é tempo, dinheiro é dinheiro.” É assim que funciona para os portadores da Síndrome de Asperger, não há facilidade na compreensão do que que não é literal. Ele usa uma roupa que o identifica como portador da síndrome, deixando claro que não gosta de ser tocado, pois perde a tranquilidade e o controle nessas ocasiões. Outro problema para ele é mudar a rotina, qualquer coisa que saia do controle compreensível, previsível, repetido, para ele é sinônimo de caos. Ele não entende muito bem o mundo, e as pessoas em geral,  que por sua vez não entendem ele. Os pais não conseguem falar sua língua e qualquer ameaça de desestabilizar seu universo, ele se esconde em sua “nave”, um latão fechado, ou reage agressivamente.
Quando Simon se fecha em sua “nave”, ele se imagina no espaço, onde o mundo pode ser tranquilo, calculado matematicamente, sem ameaças à sua rotina. O único que fala sua língua, compreendendo e respeitando sua forma de funcionar é seu irmão, Sam, que partilha de sua fantasia,  acessando seu isolamento em diferentes ocasiões. Quando Sam se muda, o universo de Simon fica caótico. Aí começa a aventura de ambos, pois Sam leva o irmão para o lugar em que mora com a namorada. A organização compulsiva de Simon se torna regra de convivência. O que não impede de ter outros comportamentos excêntricos, o que  provoca a irritação da namorada. Ainda que Sam explique que ele precisa dela da mesma forma que Simon precisa dele, sua namorada vai embora o deixando desolado. Seja para ajudar o irmão ou restabelecer seu universo previsível, Simon decide fazer alguma coisa. Aí, começa uma aventura divertida e bem humorada de entrar no universo dos sentimentos, para aquele que tem aversão a esse mundo caótico. Encontrar uma candidata divertira e excêntrica, irá abrir para Simon outras perspectivas. A candidata a “cunhada” ou cura da depressão do irmão acaba sendo um remédio para o próprio Simon, construindo com ele um vínculo que irá ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo. O filme é bem humorado, fofo e encantador, não perca!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!