sábado, 28 de março de 2015

A demora

La DemoraASSUNTO
Relações familiares, afetivas e sociais, terceira idade, senilidade.
SINOPSE
No Uruguai vive uma família pobre que é composta por um velho homem, que esquece as coisas e dá trabalho, por três crianças e uma mulher, a mãe, que cuida do pai e dos filhos, e é a única que trabalha. Cansada da jornada de trabalho e percebendo que não dá conta da situação, ela tenta ajuda com a irmã ou em um abrigo de idosos para o seu pai. Quando não encontra resposta para sua angústia, toma uma decisão drástica. Em um dia gelado, ela passeia com o velho em uma praça,  diz que vai comprar água e volta logo, mas o abandona. Depois, ela liga para abrigos do governo para ver se alguém recolhe o seu pai, conseguindo assim, que eles sejam obrigados a acolhêlo. Só que  não, seua planos são frustrados.
TRAILER
O OLHAR DA PSICOLOGIA
O filme uruguaio dá um sôco no estômago, definitivamente, não é para qualquer público. Longe de ser comercial, a fita retrata a realidade nua e crua que pode ser vivida por diferentes famílias ao redor do mundo. Não falamos de uma questão estritamente uruguaia, falamos de uma realidade de qualquer país que não é capazr oferece suporte para a terceira idade. Talvez, o que mais choque, é saber que quanto mais o tempo passa, maior o número de pessoas idosas, e, menor o número de subsídios dirigidos para acolher os problemas enfrentados na velhice. O filme conta a estória de uma família monoparental (quando apenas um dos pais de uma criança arca com as responsabilidades de criar o filho e ou os filhos), que é sustentada por Maria, mãe solteira com três filhos. Trabalhadora, a dona de casa também acolhe em sua casa o pai idoso, que está senil e com a memória afetada. Por mais que deseje mudar de atividade profissional, Maria percebe que trabalhar em casa é sua única alternativa, para dar conta das necessidades do pai, que esquece até do próprio endereço.  Ao deparar com as discrepâncias do sistema de suporte governamental, que não a considera pobre o suficiente para ter direito ao azilo público para o pai, ela procura a irmã, com a intenção de alternar a responsabilidade com o genitor. Diante também da recusa da irmã, ela se vê obrigada a deixá-lo em praça pública, com esperança de que assim ele seja recolhido para o abrigo. O restante da trama gira em torno das situações enfrentadas pelo pai, enquanto espera a filha retornar e dos momentos de Maria enfrentando as possíveis consequências de seu ato. Não é preciso 24 horas da permanência do idoso naquele local, para que emoções e situações diversas aconteçam.
Para o público, que assiste ao desenrolar da trama, a reflexão gira em torno de diferentes aspectos daquela situação: O desespero; O desamparo; O frio, o medo, a solidão; O amor e a confiança na relação contruída com a filha que o fazem permanecer ali, aguardando e confiando em sua volta; A presença afetiva dele na fala dos filhos; A rópria angústia da filha, que aguarda ansiosa por uma solução viável; a reação de outras pessoas frente a cena do senhor solitário na noite fria; a inocência; a solidariedade.  Apesar do esquecimento de detalhes importantes, como telefone ou endereço, ele não esquece da filha nem dos netos por um momento sequer. Apesar de poder contar com o auxílio de diferentes pessoas, aquele homem só faz esperar pelo que confia e acredita: no amor de sua filha. É emocionante, quase angustiante, assistir aos momentos dele enquanto espera. A mais profunda reflexão despertada é sobre o processo de envelhecimento de cada um de nós, que faz parte de uma estatística cada vez maior, sem que haja um acompanhamento sério das políticas públicas. Ao contrário, cada vez mais, vemos que os programas de previdência estão falindo, tornando o futuro dessa geração uma questão mundial. Se no filme, falamos de uma família empobrecida, na realidade vemos um futuro incerto para qualquer classe social. Estamos diante de uma denúncia clara, precisamos pensar em novas alternativas para essa geração de idosos que cresce mais a cada dia e da qual todos poderemos fazer parte um dia. Impactante, triste, emocionante, o filme está longe de ser uma simples distração. Sem dúvida, o filme é perturbador, se tiver coragem, confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!