quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Jane procura um namorado


ASSUNTO

Síndrome do espectro autista, relações afetivas, sociais e familiares.

SINOPSE

Jane é uma jovem mulher cheia de sonhos, mas alguns deles limitados pela complexa Síndrome de Asperger, uma condição rara que afeta a capacidade do indivíduo de se socializar e de se comunicar de maneira afetiva. Ela encontra apoio sobretudo em sua irmã, Bianca, que decidiu ajudá-la com uma missão ousada: achar o par ideial para começar a namorar.

TRAILER


O OLHAR DA PSICOLOGIA

Ok, é um filme clichê, uma comédia romântica, blá blá blá. Entretanto, falamos de uma protagonista feminina com síndrome de Asperger. Só por isso já vale assistir. Jane tem paixão pelos filmes antigos, exercita seu desejo de vivenciar romances, usa os filmes para treinar, afinal de contas, os portadores da síndrome têm dificuldade de reconhecer expressões e expressar emoções. O treinamento é necessário, quando o plano é entrar para o universo dos namoros. O filme não aprofunda a questão diagnóstica, mas pincela algumas dificuldades comuns aos portadores da síndrome. Ela quer ser reconhecida em sua fase adulta, como pessoa capaz, quer namorar. O filme não revela aptidões específicas de Jane, como costuma ocorrer nesses casos. Sabemos apenas de seu talento como estilista, sem termos noção de algum direcionamento específico de sua inteligência. Asperger é uma condição neurológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Difere de outros transtornos do espectro autista pelo desenvolvimento típico da linguagem e cognição. Embora não seja fundamental para o diagnóstico, ser fisicamente desajeitado e ter uma linguagem atípica ou excêntrica  são características frequentemente citadas pelas pessoas com a síndrome. Em geral, os Aspergers têm inteligência notável, o que não podemos constatar em Jane. Embora, algumas passagens mostrem seu interesse por leitura de temas, como astrologia, por exemplo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a Síndrome de Asperger como um dos transtornos do espectro autista  ou condições do transtorno global do desenvolvimento, as quais são um espectro de condições neurológicas  que se caracterizam por dificuldades na interação social  e na comunicação, além de interesses restritos e comportamentos repetitivos. Os dados epidemiológicos referentes a portadores de TEA indicam que há 4 vezes mais homens do que mulheres com a condição. Mas, em relação à Síndrome de Asperger, os números são bem diferentes: para cada 10 homens diagnosticados, há apenas 1 mulher. A dificuldade na interação social de Jane é notória, também é possível perceber sua sensibilidade com os sons. Entretanto, os traços que os diferenciam dos neurotípicos (ela utiliza o termo, como costumam fazer os seus pares para se referir aos considerados "normais") são pouco explorados na trama. Ainda assim, vale a pena ter um representante do sexo feminino sendo exibido na telona, observando pequenos detalhes que foram apresentados. Afinal de contas, apesar de suas dificuldades na interação social, eles também tem direito e necessidade de construir relações afetivas.Outro aspecto importante, que pode explicar a falta de sintomas típicos está na diferença de sexo. Parece que muitas mulheres com a Síndrome de Asperger apresentam as mesmas capacidades dos homens, mas, com características mais sutis ou menos graves. As mulheres explicam melhor sobre suas emoções e não costumam ser agressivas em resposta a emoções negativas. As meninas com Síndrome de Asperger são mais motivadas para aprender e são mais rápidas para aprender estratégias individuais e em grupo de competências sociais. Por conseguinte, elas poderão ter um prognóstico a longo prazo mais favorável, no sentido de se tornarem socialmente mais competentes. A irmã superprotege e não percebe o quanto sua Jane já amadureceu. Encantando o amigo "galinha", Jane promove um interesse genuíno, que faz com que o mesmo procure se aprofundar no tema, para se aproximar da menina. Enquanto isso, a irmã e amiga tentam encontrar um par romântico para Jane, sem considerar sua singularidade. Nesse aspecto, o filme segue o padrão das comédias românticas. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!