terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cama de gato

cama de gato ASSUNTO
Abuso sexual, violência

O filme é uma produção nacional que tratou especificamente das questões de jovens brasileiros. Narrada como perdida, "metida" em uma espécie de vácuo de valores e referências, a juventude retratada no filme ilustra a dificuldade dos jovens da atualidade em encarregar-se dos efeitos de seus atos. As experiências mostradas seguem um ritmo alucinado, no qual parece não sobrar muito espaço para a reflexão, tampouco para o silêncio. Em nome do prazer e da diversão - fala que se repete ao longo do filme, - o trio de calouros universitários comete atos cujos efeitos são realmente fatais.
SINOPSE
O filme retrata a vida de três amigos, colegas do colegial de uma escola particular de São Paulo. Representantes da classe média-alta, estes garotos vivem dilemas próprios da juventude dos anos 90: a necessidade de se divertir, aliada a uma preocupação de se estabelecer em uma sociedade baseada na economia global que oferece cada vez menos oportunidades e onde a crescente desigualdade social aparece como consequência natural do sistema. A diversão confunde-se com a violência. Na tentativa de se divertirem a "qualquer custo", acabam matando pessoas e passam a tentar encobrir os crimes sem deixar nenhuma pista que possa envolvê-los nos assassinatos. Quanto mais eles tentam resolver os problemas que criaram, mais eles se complicam. Porém, o limite entre complicação e diversão torna-se bastante tênue.

As Pontes de Madison

as pontes de madison ASSUNTO
Relações afetivas, famiares, relações sociais e de casal
O filme conta a história de uma mulher que sacrifica sua grande paixão para não deixar a família. É uma história que muitas vezes se vive na vida real, mas que infelizmente quando conhecemos o amor verdadeiro já temos a nossa vida construída ao lado de outra pessoa e o medo, o preconceito são mais fortes para nos deixarem libertar desses grilhões que a sociedade nos impõe. O filme retrata de forma delicada, o amor na maturidade da vida. É daquelas histórias que, se já não aconteceu a todos que assistem ao filme, pelo menos desperta o desejo e a esperança de que um dia acontecerá. É o amor marcando de forma indelével a vida do ser humano. O amor envolvido pela paixão, que depois de realizado, deixa as suas lembranças para os que sobreviveram a ele.

SINOPSE
Robert Kincaid (Clint Eastwood) é um fotógrafo profissional contratado pela revista National Geographic para tirar fotos das belas pontes do condado de Madison, Iowa. Perdido, ele pede informações na fazenda dos Johnsons. Francesca Johnson (Meryl Streep - indicada ao OSCAR em 1996 por este filme), é uma dona de casa, casada há quinze anos e com dois filhos adolescentes. Duas vidas unidas pelas estradas do destino. Dois mundos completamente diferentes. Tentando resistir a um inesperado romance. Robert e Francesca. Uma paixão que surge apenas uma vez na vida. Talvez, a única chance de viver um grande amor...mesmo que seja impossível durar para sempre! O filme assumiu prontamente um carácter romântico desembocando no âmago da decepcção. A relação amorosa entre um jornalista da National Geographic, interpretado por Clint Eastwood (Robert Kincaid) e uma dona de casa, Meryl Streep (Francesca Johnson), é vivencida em todo o seu esplendor.Francesca com estatuto de mulher casada é constantemente sobressaltada por uma dualidade: deixar a família e viver esse grande amor ou ficar e ter medo de errar e descobrir que afinal enganou-se. Robert abre-lhe para um mundo diferente: com muitas emoções e sentimentos ao rubro, momentos de verdadeira conexão espiritual e emocional. Durante algum tempo, os dois esquecem-se de tudo o que lhes rodeiam e vivem sem preconceitos um verdadeiro amor. Infelizmente, Francesca, decide que não abandonará a sua família e ficará na sua terra, optando ficar com a recordação daqueles dias imemoráveis vividos ao lado de Robert.
Trecho do filme

Afinidades eletivas

Afinidades eletivas ASSUNTO

RELAÇÕES AFETIVAS – CONFLITOS : EXISTENCIAIS, FAMILIARES e CONJUGAIS

Já maduro, com 60 anos, Goethe retoma o tema da paixão avassaladora com todas as suas implicações e conseqüências escrevendo “As Afinidades Eletivas”. Utilizando-se do princípio químico pelo qual dois elementos agregados se separam para unirem-se a dois outros elementos, Goethe constrói uma alegoria para demonstrar a determinação das forças da natureza no tocante à atração irrefreável que junta as pessoas. O título do livro foi extraído das Ciências Naturais; trata-se de uma expressão attractionibus electivis, usada para designar a atração entre dois elementos químicos diferentes, mas afins. Coincidentemente a personagem feminina principal também se chama Charlotte. O filme narra a trágica história de um casal da Toscana do século 18, que abriga em sua casa no campo um amigo em comum e uma jovem afilhada da mulher. Aos poucos os anfitriões entram em crise quando se apaixonam por seus hóspedes, atraídos pelas afinidades que não têm entre si.  Nessa paisagem bucólica, o jovem casal, Edoardo e Carlotta, recebe a visita de Ottone e Ottilia. Juntos fazem experiências que demonstram que certos elementos possuem Afinidades Eletivas, ou seja, uma atração especial um pelo outro. Dessas experiências nascem novas relações amorosas entre esses casais. Mas suas culpas e as imposições sociais os levam a um triste e trágico final. Trata-se de um filme muito delicado e bonito, sem moralismos nem melodrama, que apenas reflete sobre o imponderável e o inesperado nas relações amorosas. O título vem de um princípio da química que diz que certas substâncias são por natureza destinadas a se combinarem com outras.  Na convivência diária as afinidades entre as pessoas vão se tornando mais evidentes e com o passar do tempo uma paixão irresistível irrompe desestruturando a vida do casal. O filme coloca muita coisas em questão: a fidelidade, o casamento e o significado do amor. A par disso, a mulher aparece no romance não como símbolo ou joguete nas mãos dos homens, mas na condição de interlocutora dotada de inteligência e de vontade. 

SINOPSE
Baseado no romance homônimo do escritor romântico alemão Johann Wolfgang Goethe (1749-1832), As Afinidades Eletivas é um dos mais belos filmes de Paolo e Vittorio Taviani.Toscana, final do século XVIII. Numa casa de campo, o jovem casal Eduardo e Carlotta recebe a visita de Ottone e Ottilia. Juntos fazem experiências que demonstram que certos elementos possuem afinidades eletivas, ou seja, uma atração especial um pelo outro. Das experiências, nascem novas relações amorosas entre os casais.  Com excelente ambientação de época, As Afinidades Eletivas tem como destaque ótimas interpretações de Isabelle Huppert (A Professora de Piano) e Jean-Hughes Anglade (A Rainha Margot), além de estupenda fotografia.

À Procura de Mr. Goodbar

a procura de mr gooldbar ASSUNTO
Deficiencia auditiva, compulsão sexual
O filme é baseado na história real de uma professora de deficientes auditivos, uma mulher reprimida sexualmente que de dia dá aulas como professora de crianças surdas, e à noite procura o prazer nos braços de homens desconhecidos. A procura de Mr. Goodbar mostra o lado mais escuro de encontros ocasionais em busca de sexo. Nem sempre os compulsivos sexuais conseguem manter o anonimato, já que têm um problema que pode atingir qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo ou classe social. Pode acontecer com engenheiros, advogados, comerciantes, desempregados, médicos, professores e até artistas famosos e presidentes. Um dos exemplos mais ilustrativos de que não há pistas para identificar um compulsivo sexual na rua é o caso da dedicada professora primária Roseann Quinn,  americana de 28 anos que inspirou o drama. Durante o dia, a fervorosa católica dava aula para crianças surdas, e era considerada um modelo de bom comportamento. A noite, a moça assumia sua compulsão por sexo, frequentando bares de Nova York em busca de parceiros. Voltava para casa sempre acompanhada de um homem diferente, um dos quais seria o responsável por seu trágico assassinato. O caso chocou os Estados Unidos, na década de 70, e serviu de inspiração para o enredo de um livro e filme de mesmo título.

SINOPSE
Baseado no best seller de Judith Rossner, "A procura de Mr. Goodbar" tem como atriz principal Diane Keaton, que faz o papel de uma mulher reprimida sexualmente. O romance foi baseado num fato real. "Mr. Goodbar" era o nome de um bar, em Nova York, no qual Roseann Quinn, professora irlandesa de 28 anos, encontrou seu último cliente. Ela morava sozinha no apartamento em que foi brutalmente assassinada. Trabalhava de dia numa escola de surdos e à noite saía com homens que encontrava em antros de perdição, levando uma vida de desespero existencial, que desembocava nos habituais exageros de álcool, drogas e sexo sem sentido. Pela noite, a comportada professora de surdos Theresa vira uma caçadora e satisfaz seus desejos com os mais diferentes homens que encontra pelos single bars da cidade. Na vida profissional, a professora Theresa é reconhecida pelos seus trabalhos com crianças deficientes auditivas. Já sua vida sentimental não está nada bem, principalmente depois de dois relacionamentos problemáticos consecutivos. Sem rumo, se envolve nas perigosas e agitadas noites da cidade. O filme conta o longo declínio auto-destrutivo de Theresa Dunn, Já perto do final, há uma revelação que tenta justificar o comportamento negativo de Theresa diante da vida.

A letra escarlate

ASSUNTO
Gênero, sexualidade, fanatismo religioso, relações sociais e afetivas.
A letra escarlate, Hawthorne, recriou, entre o real e o imaginário, o ambiente de uma comunidade puritana no século XVII. Ofereceu uma imagem da condição da mulher naquele contexto, a partir do preconceito, intolerância e violência da sociedade contra Hester Prynne, a protagonista da história, em decorrência de adultério e gravidez fora do casamento.  O filme retrata uma época em que as mulheres não tinham voz ativa e deveriam sempre se submeter às regras sociais e machistas. Nessa época aparece uma mulher que foge destes padrões e tem um comportamento oposto ao esperado, é independente, autônoma e não tem medo de lutar pelo o que acredita, contudo a sociedade não a aceita e ela terá que sofrer as conseqüências do próprio comportamento. As mulheres dessa época não apenas aceitavam as condições de sujeição a que estavam sendo submetidas como procuravam manter essa relação, discriminando qualquer outro tipo de comportamento. Os homens pensavam que uma mulher liberada que chocava a sociedade por pensar por conta própria, só poderia ser alguém sem respeito, vista apenas como objeto de prazer sexual. Essa atitude masculina pode ser exemplificada na cena em que um dos homens respeitados da sociedade tenta beijar a força a personagem principal. Dessa maneira, não precisou de muito tempo para que Hester percebesse que o Novo Mundo não era tão diferente do Velho. As pessoas que ali chegaram, trouxeram consigo todos os antigos preconceitos e regras. O Estado e a religião confundiam-se. A intolerância parecia coisa natural. Havia um conflito entre homens brancos e índios. As autoridades políticas e religiosas aguardavam um sinal de Deus para tomar uma atitude. Hester Prynne deu-lhes o que precisavam. Assim, seu “pecado tornou-se a principal razão dos males que assolavam a sociedade o que justificou atitudes de discriminação, preconceito, injustiça e intolerância. havia todo um contexto que corroborava para a discriminação da mulher nos séculos passados. Romper com esse paradigma foi algo muito valoroso e demandou muito tempo. Hoje, na sociedade ocidental, usufruímos direitos e deveres que nos garantem a igualdade. Mulheres, como a personagem Hester Prynne e muitas outras não identificadas mas reais, pagaram um preço alto para isso. Porém, ainda há Estados laicos, como alguns países muçulmanos, cujo tratamento dado às mulheres em muito se assemelha ao exemplificado no filme. Pode-se ver, então, que a luta das mulheres ainda não acabou. A Letra Escarlate, Nathaniel Hawthorne faz o confronto mais íntimo no homem com a sociedade puritana é o tema do “romance psicológico” (como o autor o classificava, em um tempo em que o mundo ainda não cogitava de psicologia na literatura). É a história de três pecadores e de tudo o que decorreu de seus erros. Todos os personagens carregam muita dor e vivem deprimidos. O romance é uma mistura de alegoria e romance histórico e é considerado por muitos críticos o maior romance da literatura norte-americana.

SINOPSE
Em 1666, A Inglaterra se encontrava sob o domínio do rei Carlos II. Navios apinhados de gente aportavam a todo o momento no Novo Mundo. Pessoas vinham em busca de liberdade, fugindo da perseguição religiosa da terra natal, é sob esse momento histórico-cultural que se passa o filme que mostra em detalhes a situação da mulher na sociedade vigente. Em Massachussetts, Bay Colony, uma bela mulher (Demi Moore) casada com um médico (Robert Duvall) chega na localidade na frente do marido, com a incumbência de providenciar um lar para o casal. Mulher determinada, forte, destemida, moderna. Com essas características, a senhora Prynne chocava a sociedade local. Não se preocupava em esconder a cabeça ou o colo. Possuía conhecimento “de homem”, argumentava com qualquer um que tentasse impor-lhe regras descabidas. Essas atitudes escandalizavam os outros moradores da pequena cidade que olhavam-na com reprovação. Mas ela fica apaixonada por um reverendo (Gary Oldman), que tem por ela os mesmos sentimentos. No entanto, eles reprimem tais emoções pelo fato dela ser casada, mas quando ela supõe que seu marido foi morto pelos índios ela se sente livre e acaba ficando grávida do reverendo. Mas, como apesar de ficar presa e socialmente marginalizada ela se recusa a dizer o nome do pai da criança, passa então a portar um "A" de adúltera bordado em cores vermelhas em suas roupas, como símbolo de sua vergonha perante a sociedade local. O filme apresenta-se como um clássico da literatura estadunidense, a respeito de uma sociedade fortemente influenciada pelos ideais vitorianos ingleses de moral e sexualidade, com uma dose paradoxal de relativização e tolerância.  o fanatismo desenfreado da religiosidade daquele povo e o puritanismo exagerado da época. É um romance psicológico histórico que trata da interpretação da alma humana, características típicas do romantismo que apresenta marcas de uma época.
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sexta-feira, 30 de julho de 2010

Deu a louca na Chapeuzinho

deu a louca na chapeuzinho ASSUNTO
Autoestima, amizade, inveja, criatividade, vingança, envelhecimento, amadurecimento, relacionamento entre avós x netos
O filme apresenta uma quebra de paradigmas do bom e do mau. Alguns autores criticam essa nova versão, alegando que “As histórias infantis, como eram contadas, na grande maioria das vezes auxiliam no desenvolvimento do discernimento entre o bem e o mal, escolhas que surgem em todos os momentos de nossa vida.” Ainda assim, será essa quebra de paradigma uma oportunidade de integrar essas polaridades, auxiliando a criança a perceber que nada é de todo mau ou de todo bom? Importante perceber que ainda que surjam outras formas de contar estórias, as clássicas não deixarão de existir.
SINOPSE
A tranquilidade da vida na floresta é alterada quando um livro de receitas é roubado. Os suspeitos do crime são Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Lenhador e a Vovó, mas cada um deles conta uma história diferente sobre o ocorrido. Policiais do mundo animal investigam o caso As acusações são muitas: roubo de um livro de receitas, invasão de domicílio, distúrbio do silêncio na vizinhança e manuseio de um machado sem licença.
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CARROS

carros ASSUNTO
Relações por interesse, contato com o mundo interno, apoio mútuo, Amizade e repertórios comportamentais
A fama faz com que Relâmpago acredite que não precisa da ajuda de ninguém, sendo uma "equipe de um carro só". Esta arrogância lhe custa caro na última corrida da temporada. Ocorre uma grande mudança. Parte-se de uma fuga do ritmo alucinante, que o mundo moderno exige, para um olhar mais contemplativo e simples à vida. É nesse novo ambiente que McQueen descobre outras formas de estar no mundo.
SINOPSE
Relâmpago McQueen é um carro de corridas novato e talentoso que está disputando a prestigiosa Copa Pistão. Por causa de sua atitude egocêntrica, ele afasta toda sua equipe de apoio e, durante a viagem para Los Angeles, onde ocorrerá a final da Copa, se perde e acaba numa cidadezinha esquecida no meio do deserto, arruinando sua rua principal. Como pena, ele é forçado a ficar e consertar a rua, conhecendo assim os habitantes do lugar: um velho carro de polícia, um gincho caipira, uma kombi hippie, um Jipe militar aposentado, um casal de clássicos rabos de peixe, dois carrinhos italianos fãs da Ferrari, uma velha calhambeque e um possante carrão antigo, que se faz às vezes de juiz. Junto com eles, nosso herói aprende lições de vida e se apaixona pela última moradora do lugar, uma sexy Porsche. Sim, a história lembra muito um filme antigo com Michael J. Fox chamado Doctor Hollywood que apresentava quase a mesma trama e mensagem.
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BOLT, o supercão

bolt o supercao ASSUNTO
Amizade, formação de valores, liderança, motivação, força de vontade, determinação, auto - confiança, auto - estima, criatividade, medo.
Parece um pouco com o mito da "Caverna de Platão", em que Sócrates compara nosso mundo cotidiano a um abrigo subterrâneo. Nessa caverna viviam crianças, tendo as pernas e o pescoço acorrentados de modo que não poderiam mover-se. Eles apenas viam o que estava à sua frente. Perto deles uma grande fogueira projetava suas sombras na parede, fazendo-as acreditar que o mundo real era feito de sombras. Bolt- Supercão não chega perto de tamanha filosofia, mas é uma boa lição sobre quem realmente somos. Meus defeitos, fraquezas e imperfeições definem meu caráter. Neles devo me apoiar para enfrentar a vida real. Uma valiosa lição para a criançada em tempos de competitividade exacerbada e superproteção paterna.
SINOPSE
Bolt é um cachorro que estrela uma série de TV, na qual possui superpoderes. Sua companheira é Penny, com quem vive diversas aventuras. Entretanto Bolt não sabe que o mundo que o cerca é falso, acreditando que realmente possui dons especiais. Quando, nas gravações de um dos episódios, Penny é sequestrada pelo dr. Calico , o vilão da série, ele consegue fugir do furgão em que vive e parte atrás dela. Ao lidar com a vida real é que, aos poucos, ele toma consciência de que não tem superpoderes e é um cachorro normal. Sua imaginação o afasta de sua "humana". Agora com a ajuda de uma simpática gata e um ramster, Bolt quer apenas voltar para casa.
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A pequena sereia

a peq sereia ASSUNTO
Curiosidade, inovação, valores, quebra de paradigmas, amores proibidos, diferenças, aprendizagem.
O desenho apresenta a variação comportamental durante o processo de amadurecimento, a passagem da infância para a adolescência, posteriormente para o mundo adulto é retratada através do conto.
SINOPSE
Ariel é uma jovem sereia de 16 anos, a filha caçula do Rei Tritão, comandante dos sete mares, que está insatisfeita com sua vida Ela é encantada com a vida fora das águas e os humanos e deseja caminhar entre eles para conhecê-los melhor, mas sempre é proibida por seu pai, que considera os humanos como sendo "bárbaros comedores de peixe". Desobedecendo ao pai, ela vai sozinha até a superfície e se apaixona pelo príncipe Eric. No intuito de conhecê-lo, resolve firmar um pacto com Úrsula, a bruxa do reino, que faz com que ela ganhe pernas e se torne uma verdadeira humana. Porém, Úrsula também tem seus planos e eles incluem a conquista do reino de Tritão.
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A bela e a Fera

a bela e a a fera ASSUNTO
Relações familiares, afetivas, sociais, polaridades, autosuporte.
Esta bela animação da Disney em verdade apresenta um conto de fadas de origem pré-cristã. Em um primeiro momento, o desenho “A Bela e a Fera” parece simplesmente nos convidar – já a partir de seu título– a acompanhar a história de dois seres que vestem como poucos a roupagem da conhecida frase “os opostos se atraem”. È diante do encontro destas polaridades que o filme se concentra, apontando as conseqüências que ocorrem quando um homem não vivencia de forma integrada todos os seus aspectos Deste modo, simbolicamente, o filme traz como mensagem a importância de que homens e mulheres vivam de forma mais harmoniosa com suas polaridades internas, o que refletirá não só em suas relações amorosas, mas também nas suas próprias dinâmicas individuais, como é possível conferir no desfecho da relação estabelecida entre Bela e a Fera. “A Bela e a Fera” nos dá uma excelente metáfora para o entrosamento do nosso lado positivo, consciente e belo e o nosso lado obscuro, negativo, inconsciente... e que é pressentido, muitas vezes, como a fera dentro de nós. Através desse conto podemos aprender que a fera, apesar de sua aparência, não é tão terrível e ameaçadora como parece. Também o nosso lado obscuro deixa de ser tão tenebroso e assustador, quando o encaramos e concordamos em conviver com ele, aceitando-o como parte integrante de nosso psiquismo.Ademais, muitas vezes, o belo e o feio são construções feitas por nós como conceitos subjetivos e que por causa disso podemos discriminar aquilo que não nos é agradável, sem ao menos, realmente, conhecer àquela pessoa. O que atualmente vemos é o culto à beleza estética e, por vezes, deixamos de ver e conhecer outras maneiras e formas de beleza.
SINOPSE
Em uma pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os "moradores" do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.
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A nova onde do Imperador

a nova onda do impe ASSUNTO
Relações sociais, afetivas, amizade
A Nova Onda do Imperador se passa no antigo Império Inca, onde hoje estão, basicamente, o Peru e o Equador. O imperador do título é Kuzco, rapaz de 17 anos, alegre, descolado, com jeitão de skatista carioca, mas que é egocêntrico e egoísta e não sabe administrar a gigantesca quantidade de poder que têm em mãos. Totalitário, mimado e injusto, o jovem Kuzco é um terror para os habitantes do seu vasto império. No filme ode ser observado por, pelo menos, duas perspectivas: a primeira se refere à relação de amizade que se estabelece entre o colono – Pacha – e o Imperador Kusko, que implica a observação das relações sociais entre os homens. A segunda, leva-nos à reflexão sobre as grandes batalhas internas que o homem moderno trava consigo mesmo. A consciência seria então o nosso juiz interior, responsável por fazer a distinção do melhor caminho a ser seguido, ao longo de nossa vida. Essa dualidade está presente tanto no personagem do Imperador Kusko quanto no escudeiro da conselheira, que sempre se vê às voltas com um anjo e um demônio a fustigar-lhe a consciência e a confundi-lo sobre o que é preciso ser feito. A narrativa flui, possui leveza, profundidade e trata, mais precisamente, do que acontece com os indivíduos quando eles são despertados para o desejo de busca das suas verdades e dos seus valores. O filme proporciona uma grande lição sobre respeito e amizade

SINOPSE
Em um reino mítico e rodeado de montanhas, Kuzco é o imperador jovem arrogante e vaidoso, que planeja construir um parque para homenagear seu próprio aniversário. Para tanto, seria necessário destruir uma de suas cidades. Yzma é uma feiticeira com planos de tomar o poder e que tenta matar Kuzco. Ele escapa mas se transforma numa lhama falante, fugindo para a floresta.. Nesse ambiente ele conhece um camponês, Pacha, que seria prejudicado pela destruição da cidade. A única chance de Kuzco recuperar seu trono é contando com a ajuda dele. Mas ambos precisarão enfrentar a bruxa Yzma antes de concluir sua jornada.
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A história sem fim

a hist sem fim ASSUNTO
Auto-suporte, importância dos sonhos e fantasias, imaginação, esperança, perseverança, elaboração do luto, impotência, metáfora de um processo terapêutico
No filme o Universo infantil da fantasia é retratado; como a criança entra em contato com o mundo a partir do brincar, e assim, significando suas experiências, descobre o medo, a aventura, a coragem, a confiança… encontra sentido, nomeia as experiências, e vai dessa maneira criando seu mundo. Encontra familiaridade pela via do brincar, da fantasia. Constrói seus sonhos e aprende a cuidar deles. O filme fala sobre você não desanimar e deixar "O Nada" tomar conta de você, sobre autoconfiança, sobre o guerreiro que há em nós aqui representado por Artreyu. Podemos sempre contar com nosso "Dragão da Sorte"! Tudo para no final faz você descobrir que o que precisa é simplesmente sonhar, desejar, esse é o grande segredo.
SINOPSE
Quando o jovem Bastian pegou emprestado um misterioso livro ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. A História Sem Fim segue os limites da imaginação graças ao diretor/co-escritor Wolfgang Petersen(de Mar em Fúria) e um super-time de técnicos (com créditos que incluem 2001:Uma Odisséia no Espaço e Alien:O Oitavo Passageiro) que deram vida aos mais encantadores personagens. Você apreciará esta adorável aventura e descobrirá que A História Sem Fim é sua história.
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A fuga das galinhas

a fuga das galinhas ASSUNTO
Relações de dependência, repetição de padrões, desconexão com a realidade, liberdade, sonho/visão


Em RH
"escolhas", força de vontade, liderança, esperança, sonhos, estabelecimento de metas, busca da liberdade, qualidade de vida no trabalho, etc.
O filme é de fácil entendimento, e é uma obra na qual podemos relacionar a vivência das personagens com as barreiras que temos que transpor no dia-a-dia. Não basta somente conquistar, é necessário analisar o objetivo alcançado para não haver surpresas, pois este objetivo está sempre sujeito a alguma alteração. A análise do filme leva-nos a reflexão de que os nossos sonhos e almejos devem ser sempre colocados em primeiro plano. Gerar mudanças depende da ação. A única forma de gerar resultados é tomando decisões. O filme fala de relações de dependência e toca mulheres e crianças.
SINOPSE
A história se passa numa granja no norte da Inglaterra, em meados dos anos 50, onde Ginger, a líder do bando, tenta mil maneiras de escapar do lugar, com suas colegas. Quando está a ponto de fugir, surge o galo picareta, Rocky, que convence as galinhas da área de que ele é capaz de voar e, assim, vai ensiná-las a transpor a cerca da prisão/granja a caminho da liberdade. Será?
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A era do gelo 3

a era do g 3 ASSUNTO
O ciclo natural da vida , processo de envelhecimento, amizade, ciúmes , família, amizade, paternidade.
O filme conta a estória de como um grupo de personagens, com características exageradamente incompatíveis entre si, se une para salvar um amigo que, por sinal, também conta com inúmeras características incompatíveis com as demais de seus companheiros e, é claro que, ao longo desta jornada, seremos apresentados a várias lições que nos remetam ao verdadeiro valor da amizade, da família, da união e muito mais.
SINOPSE
Nesta terceira animação, Manny e Ellie ( os mamutes), esperam o nascimento do filhotinho, enquanto Sid ( a preguiça ), se perde num mundo subterrâneo povoado por dinosasauros, e seus amigos irão resgata-lo, também Diego o tigre-dente-de-sabre) começa a pensar que está muito mole, como sempre eles terão de enfrentar os seus dilemas. O esquilo engraçado Scrat ainda está perseguindo a sua querida noz mas agora além de seus problemas terá também que enfrentar a sedução de um esquilo fêmea chamada Scratte. A chegada do bebê faz com que Sid, com ciúmes, tente construir sua própria família roubando ovos de dinossauros.
TRAILER:

A era do Gelo 2

a era do g 2 ASSUNTO
Amizade, relações afetivas, aeitação
o filme fala sobre a Busca de uma família, sobre perpetuação de espécie, fala sobre amizade, companheirismo, aceitação mútua
SINOPSE
O enredo mostra o fim da era glacial. Temperaturas acima da média fazem o gelo derreter, transformando a imensidão branca em água. O mamute Manfred, o tigre Diego e o bicho-preguiça Sid lideram uma longa caminhada em busca de esperança. No caminho eles conhecem Ellie, uma mamute fêmea que pensa ser uma gambá. Os mamutes se apaixonam e vivem uma grande aventura.
TRAILER

A era do gelo

a era do g 1 ASSUNTO
Liderança, relações humanas, amizade
Fala de maneira singela da amizade, emociona e leva o público às gargalhadas. O filme mostra a amizade, fala de ajuda mútua em benefício mais mútuo do que próprio.
SINOPSE
2002 - Em plena Era Glacial, um grupo de animais (um mamute, uma preguiça e um tigre dentes-de-sabre) que se unem numa única missão: devolver uma criança humana perdida à sua tribo. Para isso, no entanto, atravessam todos os tipos de adversidades que se pode imaginar, sem deixar ao fim, no entanto, de criar entre eles um forte laço de amizade.
TRECHO DO FILME:

O pequeno Nicolau

o pequrno Nicolau ASSUNTO

Infância, inocência, fantasia, imaginação.

A obra capta a nostalgia de uma infância delicada e um tanto ingênua, mas muito divertida, com este Nicolau de imaginação fértil e amigos atrapalhados. O filme segue a mesma linha ao observar a realidade do ponto de vista de uma criança, com sua ingenuidade e sinceridade, que pode ser assustadora. A visão simples - mas não simplista, nem simplória - que as crianças têm do mundo dos adultos expõe as complicações desnecessárias que pais e professores são capazes de criar para suas próprias vidas. Em cena, Nicolau veste seu indefectível colete vermelho, gravata azul e cabelo desgrenhado. Seus coleguinhas também assumem estereótipos físicos e de personalidade, como o gorducho comilão, o queridinho da professora que usa óculos e é fracote, ou o menino que vive com a cabeça nas nuvens. O personagem e seus amigos merecem ser descobertos por crianças e adultos. Alguns, com uma lembrança nostálgica de sua infância, os outros, com a possibilidade de descobrir como era crescer sem computadores ou qualquer bugiganga eletrônica. Há duas histórias correndo em paralelo, dois pontos de vista (o adulto e o infantil) sobre uma mesma situação.

SINOPSE

Nicolas leva uma vida pacífica. Seus pais o amam mais que tudo, ele tem uma turma de amigos pestinhas para aprontar todas com ele, ou seja, a vida é perfeita e não precisa mudar.Mas um belo dia, Nicolas ouve uma conversa entre seus pais, o que o faz acreditar que sua mãe está grávida. Ele entra em pânico e imagina o pior: um irmão caçula! Os pais de Nicolas não terão mais tempo para ele. Talvez o abandonem na floresta para cuidar apenas de seu irmão. Para escapar desse terrível destino, Nicolas embarca em uma campanha para mostrar aos seus pais que ele é indispensável. Mas por tentar agradar de mais, após vários tropeços ele acaba os enfurecendo. Desesperado, ele decide mudar de tática, afinal ele chegou primeiro então é o bebê que deve desaparecer. Nicolas e seus amigos desastrados surgem com diversos planos e quando eles acreditam que acharam a solução Nicolas encontra um amigo que acabou de ganhar um irmão caçula e descreve todos os aspectos positivos de ser o irmão mais velho.Transformado, ele corre para os pais, feliz por ter um irmão ele descobre que houve um mal entendido e começa a chorar e acredita que nunca mais poderá ser feliz. Mas uma última surpresa aguarda o pequeno Nicolas

TRAILER:

Juno

juno

ASSUNTO


Gravidez na adolescência, sexualidade, aborto, adoção e a família recasada

SINOPSE

Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Passado o susto inicial, ela assume uma postura pragmática diante da situação, com a "equivocada" segurança e maturidade de uma garota de 16 anos, nem um pouco preocupada com o que os outros pensam dela. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de idéia. Junto com sua amiga Leah (Olivia Thirlby) ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho. A trama segue com os conflitos decorrentes nos meses de gestação. Juno inicialmente chama o filho de “coisa” e aos poucos pega afinidade. O garoto que lhe engravidou é um “nerd”, muito inseguro. Os dois são ingênuos perante a situação, não conseguem entender o drama. Seu pai é casado pela segunda vez e ela tem antipatia pela madrasta. A relação das duas desenvolve-se e, de inimigas, tornam-se companheiras. Sua família se envolve com o processo, mesmo que de forma estranha - pois têm comum acordo com a situação da adoção. Ao final do filme, ninguém fica do mesmo jeito. O “acidente” transforma a relação familiar.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Juno é esta adolescente que busca saídas e alternativas para velhas questões. O filme fala sobre a gravidez indesejada de uma adolescente, fato tão comum na atualidade. O filme aborda as crises da adolescência, a imaturidade diante de situações complexas, os papéis parentais, o conflito da gravidez indesejada em relação aos projetos individuais próprios da idade, e a falta de prontidão psíquica do adolescente para enfrentar tais situações. É um filme sutil e delicado, faz uma crítica à superficialidade das relações - sem julgamento moral - quebrando os tabus do politicamente correto. A personagem viverá durante sua gravidez, um doloroso percurso entre a onipotência que rege a lógica adolescente e a impotência diante de inúmeras frustrações, antes de poder eleger com mais consciência crítica, um caminho possível. Mas o encanto do filme talvez resida no fato de apresentar de forma inusitada e delicada, não o rebatido confronto ou cisão entre o mundo adulto e o adolescente, mas uma conversa interessante entre os dois. O pai e a madrasta nem se apresentam como  detentores das soluções sábias, nem se ausentam de sua responsabilidade e ainda conseguem, de lambuja, manter certa hierarquia (necessária) relativa à diferença de gerações. Juno, a garota grávida de apenas 16 anos, transforma-se. Descobre neste período o verdadeiro sentido: - da AMIZADE: pois viu quem estava ao seu lado na escola, sem preconceitos quanto à gravidez; - da FAMÍLIA: pois percebeu que foram eles a presença essencial no processo; - e, principalmente, do AMOR: a relação que gerara o filho aconteceu por aventura, os dois jovens se redescobrem e assim se apaixonam de verdade. A sexualidade muda de valor. Ela vivia de aventuras como qualquer garota de sua idade. E pagou um preço! Foi honesta ao querer seguir em frente com a gestação e, por tantas questões ao seu redor, optou por entregar o filho a adoção. A sexualidade na relação muda de foco. É explícito nesta obra que as coisas feitas na hora errada podem ter drásticas conseqüências.O filme é ideal para trabalhar com grupos de adolescentes. Mesmo com os palavrões e algumas insinuações, ninguém precisará fechar os olhos. Os temas para reflexão são: aborto, gravidez na adolescência e sexo antes do casamento.

O menino de pijama listrado

o menino de pij list ASSUNTO
Inocência, guerra, amizade, infância, preconceito.
O filme mostra, de maneira emocionante, duas realidades destoantes, vivenciada na Alemanha Nazista, na época da segunda guerra. Bruno, menino puro, de oito anos de idade, filho de um oficial nazista, muda-se com a família para uma nova casa, próxima a um campo de concentração e ali acontece toda a trama. O garoto não consegue entender o ódio que sua nação sente pelos judeus, apesar de toda uma educação que tentava convencê-lo de que isso era adequado e necessário. O filme mostra três lados, o do ódio dos alemães contra os judeus, a inocência da infância que não consegue assimilar a lógica dos adultos e o de alemães que desconheciam ou eram contra os verdadeiro horrores cometidos no campo de concentração. O menino do pijama listrado’ é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
SINOPSE
Drama, 2008Um filme sensível, emocionante e triste. Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.
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A mulher invisível

a mulher invisivel ASSUNTO
Depressão, casais, ideais de relacionamento, atração sexual, separação, rompimento de relacionamentos
O filme convoca-nos a refletir sobre os problemas amorosos quando um ideal ultrapassa os limites e se impõe a uma realidade que se mantém somente no plano da fantasia. Pedro sentia-se também o homem ideal e a relação que parecia ser tão perfeita acaba. Ele cai em depressão, se tranca em casa e “cria” uma namorada, a mulher perfeita, a Amanda. Uma mulher disponível em sua mente que só vem a tona após Pedro passar um tempo de reclusão, devido a separação matrimonial. Ela vem para retirá-lo de seu estado de torpor. A sua criação, ou mecanismo de defesa, vem de encontro com a sua baixa tolerância a frustração. Criar um personagem para enfrentar a solidão para poder ir ao cinema, a boate, sem estar sozinho.
SINOPSE
Pedro (Selton Mello) ainda acredita no conceito do casamento, enquanto que Carlos (Vladimir Brichta) não aceita a possibilidade de que um homem passe toda sua vida ao lado da mesma mulher. Os dois são colegas de trabalho em uma sala de controle de tráfego da prefeitura, onde podem bisbilhotar à vontade a vida das pessoas. Um dia Carlos fica preocupado com o amigo, devido ao estado depressivo dele ao ser abandonado por sua esposa, Marina (Maria Luísa Mendonça). O mesmo acontece com Vitória (Maria Manoella), vizinha de Pedro, que testemunha silenciosamente seu drama através de um buraco na parede. Até que subitamente alguém bate na porta de Pedro. Trata-se de Amanda (Luana Piovani), sua nova vizinha, que veio apenas lhe pedir açúcar. Com um jeito inocente e ao mesmo tempo sedutor, ela muda a vida de Pedro. Só que tem um problema: Amanda é invisível, sendo que apenas aqueles que a desejam muito consegue enxergá-la.
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A morte e a donzela

a morte e a donzela ASSUNTO
Violência, tortura, ditadura
O filme narra a história de Pauline Escobar, uma mulher que sofrera uma intensa tortura durante um período ditatorial do país. O fato acabara se transformando em um trauma, fazendo com que ela praticamente se desligasse do mundo. Acabara casando com um importante advogado e se mudara para uma casa situada no topo de uma colina, onde se encontrava em auto-exclusão da sociedade. Não desejava ter ninguém por perto, nem mesmo permitia que alguém soubesse de sua existência. O verdadeiro confronto se trava no psiquismo dos protagonistas, a personagem depois do sofrimento de certo trauma, reencontra aquele que imagina ter sido o grande algoz de sua vida.

SINOPSE
1994 -Em um país da América do Sul, Paulina Escobar (Sigourney Weaver) é uma mulher que foi torturada durante a ditadura e ainda não se recuperou do trauma. Ela mora em uma casa afastada da cidade grande com seu marido, que também era ativista político. Uma noite ele chega em casa com a companhia de um médico a quem deu carona na estrada. Ouvindo a voz do estranho, Paulina está certa de que trata-se do torturador e decide que é o momento de vingança. O marido não sabe se aquele é o homem ou se Paulina está confusa, mas terá de ouvir o relato de todos os horrores não contados. Baseado na peça de Ariel Dorfman.
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A dona da história

a dona da historia ASSUNTO
Escolhas, ninho vazio, Relações de casal
A Carolina madura está em crise porque os filhos já saíram de casa. A proposta da protagonista é dolorosa: olhar para trás e analisar se suas expectativas na juventude se concretizaram não é fácil. Pensar no “e se...”, nas possibilidades desperdiçadas e nos caminhos escolhidos não é tarefa grata nem aos mais bem sucedidos. No entanto, há tamanha leveza em A Dona da História que tal tarefa nem parece ser tão ingrata quanto parece, muito pelo contrário. O filme faz com que esses tão horripilantes balancetes que fazemos em momentos de crise pareçam necessários para que se saia de uma estagnação. Mais do que propor ao espectador que olhar para trás não é tão doloroso quando se percebe que o saldo (quase) sempre é positivo, A Dona da História é uma ode ao romance, uma prova que a vida cotidiana não precisa ser tão temida. Em tempos de relacionamentos efêmeros, é sempre bom ver um filme dedicado aos casais que passam décadas e décadas juntos, superam as crises e provam que, sim, o amor de sua vida pode aparecer justo na sua. O filme encara de uma forma divertidíssima duas perguntas que nos fazemos a todo o momento: "Será que estou no caminho certo?" e "Será que não podia ter sido melhor?".

SINOPSE
Rio de Janeiro, 1968. Quando tinha 18 anos Carolina (Débora Falabella) conhece o grande amor da sua vida, Luís Cláudio (Rodrigo Santoro), seu primeiro e único namorado, com quem se casa. Quando ela tinha 55 anos, com os quatro filhos já crescidos, eles pretendem vender o apartamento em que vivem, para morar num apart-hotel e viajar. Por ele a viagem dos sonhos seria Cuba, mas ela sempre quis conhecer Paris. No decorrer da venda do imóvel acontecem pequenos conflitos, pois Carolina (Marieta Severo) passa a crer que o amor que tinham um pelo outro acabara e propõe a Luís (Antônio Fagundes) terminarem o casamento. Ele, por sua vez, retruca dizendo que é mais uma discussão passageira. O imóvel é vendido. Os dois pegam o elevador do prédio e, antes de cada um ir para um canto, Luís insiste que deveriam viajar e entrega a Carolina uma passagem aérea, que ela não dá importância. Ela vai tomar um banho e então começa um grande momento de reflexão, no qual "se encontra" com a jovem Carolina, ou seja, ela mesma, e começa a pensar como teria sido sua vida se, no dia que Luís a pediu em casamento, ela tivesse dito não. Através de um confronto e diálogo com a jovem que foi aos 18 anos, ela revive os sonhos do passado e as possibilidades de ter seguido outros rumos e conhecido outros amores. Na maturidade Carolina viverá plenamente o privilégio de rever a sua própria história e se reencontrar no que foi, no que não foi e no que poderia ter sido, ao lado ou longe do grande amor de sua vida.
Algumas cenas aqui
Outras cenas aqui
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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Garota interrompida

garota interrompida ASSUNTO
Drogas - Borderline - sexualidade – adultos

Conta a história de uma garota que tem problemas de comportamento e uso de drogas, que foi internada, pela família, em um hospital psiquiátrico. O filme mostra as relações estabelecidas entre os pacientes e dos pacientes para com a instituição, e as mudanças que ocorrem com esta personagem. Além dessa personagem aparecem outras com histórias diferentes e que nos fazem pensar nas relações humanas.
Visão da psiquiatria: Em DUBUGRAS, Maria Thereza Bonilha; MARI, Jair de Jesus; SANTOS, José Francisco Fernandes Quirino dos. A imagem do psiquiatra em filmes ganhadores do Prêmio da Academia entre 1991 e 2001. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul,  Porto Alegre,  v. 29,  n. 1, Apr.  2007 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082007000100018&lng=en&nrm=iso>. access on  28  July  2010.  doi: 10.1590/S0101-81082007000100018.)
SINOPSE
Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.clip_image001
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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Valentin

valentin ASSUNTO
Separação - perda - reconfiguração familiar. Adultos ausentes, crianças presentes
Valentin pode ser estrábico e usar óculos fundo de garrafa, mas enxerga perfeitamente a fraqueza de caráter de seu pai, a carência emocional de sua avó e os pontos fracos da maioria dos adultos que o cercam. O mundo infantil de Valentin é atravessado pelas complicadas questões e dramas dos adultos e, sem encontrar nestes as respostas ou mesmo continência, ele tenta montar os quebra-cabeças da vida a seu modo. Diante das mais complicadas situações, concretas e emocionais, vai criando soluções engenhosas – e que no filme, pelo menos, quase sempre dão certo! - sem que para isso precise tornar-se um adulto. Como ele mesmo diz: “E sim, algumas coisas saem bem, outras saem mal. Enfim, a vida é como um talharim”.

SINOPSE
1960, Buenos Aires. Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de 9 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando, seu pai é um homem distante, incapaz de assumir responsabilidades e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai. Valentin é uma criança solitária, em uma busca constante por amor e afeto. Mas seu pai não quer remexer no passado e, além de tudo, está mais preocupado com seus relacionamentos passageiros.
Trecho do filme

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A cura

a cura ASSUNTO
Infância , amizade, preconeito, doenças crônicas, AIDS
A AIDS é tratada de forma séria, mas ao mesmo tempo é mostrada de forma que Dexter, o personagem que possui a doença, não deixe de viver por culpa dela. O preconceito existente à doença também é retratado, principalmente pela postura tomada pelos garotos e pela própria vizinhança de Dexter e sua mãe. Mas o melhor do filme é justamente a amizade que nasce entre Dexter e Erik, inicialmente ainda baseada no receio, mas que depois se transforma em uma jornada em busca de salvar a vida de um amigo, tentando de todas as formas encontrar algo que possa mantê-lo vivo. O que parecia improvável pelas diferenças que afastavam os meninos, acaba se transformando em uma amizade sólida e verdadeira.
SINOPSE
Dexter e Eric nunca foram grandes amigos, mas têm algo em comum, a solidão. Eric tem um difícil relacionamento com sua mãe e Dexter foi contaminado pelo vírus da AIDS durante uma transfusão de sangue. Surge uma grande amizade e entre ervas milagrosas e muito chocolate, Eric tenta "curar" Dexter. Sem muito sucesso eles pegam uma carona em um barco para Nova Orleans e resolvem encontrar um médico que diz ter encontrado a cura para a doença. Longe de casa eles vivem a maior de todas as aventuras e descobrem o poder da amizade e da compreensão. Um poder que é a cura para todos seus medos e preconceitos.
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Lado a lado

lado a lado ASSUNTO
Câncer, suporte familiar, morte, luto, relações familiares, família recasada.
Depois de uma longa série de argumentos e de ofensas entre Isabel, Jackie e Anna, Luke faz a proposta de casamento para Isabel, a família recasada traz mais dificuldades nas relações. . Isso causa ainda mais fricção entre as crianças, que querem seus pais juntos novamente, e Isabel. No entanto, quando as coisas não podiam mais piorar, Jackie é diagnosticada com câncer e informada que pode provavelmente morrer por causa da doença. Essas notícias chocantes provocam mágoas e arrependimentos, e ensinam a todos lições sobre amor, família e força.
SINOPSE
Uma jovem de doze anos (Jena Malone) e um garoto de sete (Liam Aiken), filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai (Ed Harris), uma bela e renomada fotógrafa (Julia Roberts). O garoto ainda tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isto significa que as chances de reconciliação de seus pais se tornam quase nulas. Por sua vez, a mãe das crianças (Susan Sarandon) ainda alimenta esta briga, fazendo o gênero "mãe perfeita". A fotógrafa faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de dar tanta atenção aos enteados que acaba perdendo o emprego, pois deixou de ser a profissional competente que era. Até que uma notícia inesperada muda completamente a relação entre os familiares. A vida de todos mudam quando Jackie descobre que tem câncer. Os filhos têm que encarar a possibilidade de perder a mãe e Isabel de virar a nova mãe deles.
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A cor púrpura

a cor purp ASSUNTO
Preconceito, abuso, homossexualidade, dominação e dependência na relação conjugal.
O filme tem o mérito de desnudar a sociedade negra pós-escravidão sob uma bem-sucedida visão imparcial. Mostra que a crueldade não estava apenas na escravidão antes imposta pela casta branca, mas sim dentro das próprias famílias negras da época, que reprimiam as mulheres de forma ainda mais implacável que seus opressores. O sofrimento da personagem de Whoopi Goldberg não encontra consolo em ninguém de sua família (exceto por sua irmã), mas em pessoas que vêm de fora e não necessariamente se encaixam dentro do padrão aceito pela sociedade, como a cantora de cabaré Shug (Margaret Avery) ou a nora de seu truculento marido. A personagem principal é vítima de violência psicológica e sexual por parte do pai, violência física e psicológica pelo marido e torna-se ela mesma defensora do uso da violência para lidar com “mulheres insolentes”, fornecendo um exemplo da transmissão intergeracional da violência. Embora partindo de um tema pesado, o filme é impregnado com mensagens de alegria, demonstrações de afeto e superação pessoal, esplendidamente personificadas por Whoopi Goldberg.
SINOPSE
Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.
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A cor do paraíso

a cor do paraiso ASSUNTO
Deficiência Visual, preconceito, relações familiares
Trata-se do drama de um menininho cego (o excelente Mohsen Ramezani, cego de verdade) rejeitado pelo pai. Se o documentário brasileiro Janela da Alma é um filme sobre deficientes visuais que se vale mais da palavra do que da imagem, no iraniano A Cor do Paraíso acontece justamente o contrário. O diretor faz uso do belo cenário natural e da exploração sensorial dos sons para tentar mostrar que a vida pode ser percebida de outras maneiras. E que o paraíso pode estar bem ali, no meio do inferno - basta querer vê-lo. Um filhote de passarinho esperando para ser colocado de volta ao ninho; o toc-toc-toc dos pica-paus; o colorido dos campos onde o menino cego brinca com as irmãs; a superioridade que ele demonstra na leitura em braile durante uma classe com crianças "normais": cada um desses pequenos momentos carrega em si grande significado. “A Cor do Paraíso" possui quase todos os elementos de uma tragédia grega, um personagem com a falha trágica (o pai de Mohamad), a vontade dos deuses (neste caso de Alá) que rege todas as coisas, uma série de eventos relacionados que conduz à epifania e ao final catártico.
SINOPSE
A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes. Com a chegada das férias, ele espera passar algum tempo com as irmãs, a avó e o pai no vilarejo onde mora a família. Viúvo, o pai encontra-se com dois problemas em relação ao filho: não tem mais condições de mantê-lo na escola especial, e pretende se casar novamente e o menino deficiente é como um obstáculo para isso. Por isso, não quer que ele passe as férias em casa, mas junto a um marceneiro cego que pode tomar o menino como aprendiz. O filme gira em torno desta delicada relação entre pai e filho, dos laços de família e da sensibilidade do menino cego. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida.
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8 Mille

8 mille ASSUNTO
Cultura suburbana, superação, família, preconceito
8 Mile é o retrato de uma semana na vida de um grupo de jovens que luta por um lugar ao sol na decadente cidade de Detroit, em 1995. Para pessoas como Jimmy ‘Rabbit’ Smith, Jr. e os seus amigos, o hip-hop é a única alternativa ao vazio. Rabbit sabe que as suas músicas são a única saída e que para alcançar o sucesso, ao mesmo tempo que vive junto com a pobreza e o preconceito racial, por morar em Warren, uma cidade suburbana predominantemente negra ao norte de Detroit.. O jovem em plena crise de identidade procura um sentido para sua vida, para extravasar sua raiva e angústia, ele decide se envolver no mundo do hip hop. A interessante troca de preconceito é acompanhada de um drama familiar entre Rabbit, sua mãe, sua jovem irmã e constantes brigas entre gangues.

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“8 Mile é uma linha divisória psicológica que o separa daquilo que ele é daquilo que ele quer ser e estar" em Notas da produção - clique aqui

SINOPSE

Jimmy "Rabbit" (Eminem) é um rapaz branco que mora numa vizinhança negra separada do resto da cidade de Detroit pela estrada 8 Mile, que dá nome ao filme. Seu maior sonho é conquistar um lugar no mundo do rap, território dominado pelos chamados "afro-americanos". Uma luta que não será nada fácil. Como também nada é fácil na sua própria vida. Sua mãe Stephanie (Kim Basinger), prefere viver à sombra de outros homens - sempre fracassados - que prestar atenção ao filho. E ainda há uma irmã menor que precisa ser protegida e cuidada. Os problemas são muito grandes para o pequeno trailler onde a família mora. Certo dia, durante uma disputa de rappers - onde sobem ao palco dois candidatos de cada vez, que têm de improvisar longas letras diante de uma platéia frenética. Jimmy "trava" totalmente e não consegue exibir seu talento. Fica marcado na comunidade como covarde. Sua única saída agora é tentar uma revanche, ajudado pelos amigos, Future (Mekhi Phifer), DJ Iz (De´Angelo Wilson), Sol (Omar Benson Miller) e Cheddar Bob (Ewan Jones).

21 gramas

21g ASSUNTO
Morte, relações afetivas, sociais, familiares, doação de órgão.
O filme explora as vidas complicadas de três personagens: Uma mãe fragilizada por uma grande perda, um ex-presidiário em busca de salvação e um homem com problemas de saúde. Qual a semelhança entre eles? Talvez a resposta esteja na complexidade dos seus destinos marcados por fraquezas, emoções e, acima de tudo, transtornos pessoais. Os destinos dessas pessoas são ligados em uma mistura de amor, redenção e obsessão. O título refere-se ao peso que um corpo perde quando sua alma o deixa com a morte. A história, inicialmente confusa, toma um rumo surpreendente. A tensão acompanha o espectador durante todo o filme e exige que ele se mantenha atento. Ao mesmo tempo, os fatos vão se revelando e se encaixando na linearidade correta. Cenas que se repetem completam o “efeito quebra-cabeça”. Sentimentos de vingança e culpa marcam as vidas dos personagens. Questionamentos também compõem os três destinos. Afinal, quanto cabe em 21 gramas? Para alguns talvez caiba um último suspiro e um alívio para os problemas mais profundos da alma humana.
SINOPSE
2003 - 21 GRAMAS é uma história de esperança e humanidade, de resistência e sobrevivência. Tenha você medo ou não da morte, ela virá e, nesse instante, o seu corpo se tornará 21 gramas mais leve. Será que é a alma que pesa esses 21 gramas? Esse peso é carregado por aqueles que continuam vivendo depois de nós? 21 GRAMAS explora a existência física e emocional de três pessoas durante um período de vários meses. Um acidente inesperado entrelaça os seus destinos numa história que os levará aos limites do amor, às profundezas da vingança e à promessa da redenção.
O professor universitário Paul Rivers e sua mulher, Mary, vêem a sua união oscilar entre a vida e a morte enquanto ele aguarda um transplante de coração e ela espera engravidar dele por inseminação artificial. Cristina Peck, a querida irmã mais velha de Claudia, casada com Michael e mãe de duas meninas, se refaz de seu passado. O ex-presidiário Jack Jordan e sua mulher, Marianne, lutam para criar os dois filhos enquanto Jack reafirma seu compromisso com a religião. Um trágico acidente tira várias vidas e confronta esses casais. Paul depara-se com a sua mortalidade, Cristina resolve enfrentar o presente e talvez o futuro e a fé de Jack é colocada à prova.
Para que o equilíbrio espiritual de algum deles seja recuperado, será necessário muito sacrifício dos outros. Vinte e um gramas é o peso de cinco moedas de 5 centavos, de um beija-flor, de uma barra de chocolate - e, talvez, também, da alma humana..
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sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tabu

tabu ASSUNTO

Preconceito e alienação, sensibilidade e violência

O filme revela as raízes do desejo e as faíscas da intolerância racial. Descendente de árabes, Jasira é acossada por apelidos racistas na escola texana em que estuda. Sem apoio na família, pois o pai repressor não entende os anseios femininos, e a mãe, separada dele, só quer saber dos novos namorados, Jasira não percebe que o perigo mora ao lado. Seu vizinho alimenta uma doentia obsessão por ela - e está disposto a tudo para levá-la para cama. Enredada numa atmosfera doméstica sufocante, sem saber separa o desejo do amor, a romântica Jasira é uma vítima fácil. Pois ela não sabe que - como na guerra cujos ecos lhe soam longínquos - os homens capazes dos objetivos mais altruístas também são levados, por sentimentos semelhantes, às ações mais torpes

SINOPSE

Baseado no provocante romance Deserto de Jasira, de Alicia Erian (definido como uma mescla de Beleza Americana e Lolita), Tabu narra a história de superação de Jasira, uma garota de 13 anos, entrando na adolescência. Durante a guerra do Iraque, ela vive com sua mãe americana e o futuro padrasto, que está encantado com a crescente maturidade da garota. Por isso, sua mãe a envia para o Texas com seu rígido pai Libanês. Este trata de educá-la nos valores tradicionais da cultura muçulmana. Entretanto, Jasira segue sem saber muito bem o que fazer com sua sexualidade quando nota como seu corpo afeta os homens que a rodeiam, em especial seu vizinho (Aaron Eckhart), um atraente e intolerante soldado da marinha.