sábado, 21 de abril de 2012

Guerra dos sexos

clip_image002
ASSUNTO
Relações amorosas, sexualidade, traição, impotência. 


SINOPSE
2011 -Quatro histórias independentes revelam, de maneira divertida e à italiana, como as divergências entre o homem e a mulher dão continuidade a eterna guerra dos sexos. Isso, claro, motivado em grande parte pelas neuroses femininas e obsessões masculinas.





TRAILER


O OLHAR DA PSICOLOGIA
Descompromissado, o filme apenas apresenta com humor possíveis cenas do cotidiano de qualquer casal. São quatro histórias distintas que encontram o tom da comédia exatamente na rotina de todos nós. Ou conhecemos ou já vivemos algo parecido. Não há qualquer aprofundamento em nenhum dos temas propostos. Entretanto, pode se tornar ferramenta terapêutica para pessoas em situações semelhantes que não se dão conta de alguma situação. Pode ser tema de debate, favorecendo a conscientização de algo. A traição é tema do casal que acaba de ganhar mais um membro. Ela não encontra mais disposição para cuidar da relação amorosa por conta dos cuidados com o neném. Ele, por outro lado, tenta ao máximo resistir às tentações da apaixonada jogadora de seu time. Quantas mulheres têm por algum motivo dificuldade de se aproximar do marido após o parto?

Algumas vezes, ocorre a tão falada depressão pós-parto, outras vezes o marido não colabora nos cuidados com o bebê. Seja qual for o motivo, o que podemos fazer para evitar problemas na relação? Quando o diálogo não é possível, certamente é hora de procurar ajuda profissional, principalmente se há amor. A trama sobre a quarentona que é traída pelo marido com uma mulher mais jovem nos é bem conhecida. É sempre mais fácil encarar o fato como se a única razão da traição fosse aquela (e) outra (o) que é mais nova (o), mais rica (o), mais qualquer coisa do que “eu”, a outra (o) não vale nada e roubou meu parceiro (a). Traição é mesmo um tema controverso. O outro, seja o parceiro ou a ladra, é o único responsável, sempre? O meu parceiro jogou fora nossos anos de relação, eu não o conhecia? A idade, o dinheiro ou qualquer coisa externa é sempre o foco no final das contas. Seria de fato assim? Á muito que refletir sobre o tema, pois traição tem a implicação histórica do casal. Independente dos motivos que possam deflagrar uma traição, o melhor caminho, sempre, será se perguntar qual a sua participação. Como anda a relação amorosa, como anda a atenção, a parceria, a renovação, manutenção, carinho e sexualidade? E o que dizer sobre a relação virar um estacionamento, onde nada muda, nós chegamos e partimos sem perceber qualquer alteração? Como anda o cuidado consigo próprio e com o casal? São tantas questões a serem discutidas quando falamos de traição... O tema da terceira história envolve bissexualidade e traição. O fato de ser bissexual não é a questão, mas essa condição é pressuposto de traição? Ou seja, o fato da orientação do desejo oferecer duas possibilidades não pode servir de desculpa para traição. Na história, temos o comportamento ambíguo ameaçando a amizade dos envolvidos, o que também não é difícil acontecer em qualquer tipo de amizade. De novo, temos que sempre perceber quem é quem na situação e qual a nossa parte. A história do garanhão que se encontra impotente frente a uma experiência inusitada (negação, implicância, paixão da vizinha). A impotência tem muitas possíveis razões, sempre. Situação constrangedora e pouco discutida pelos homens, devido a nossa herança cultural machista, pode acontecer por questões fisiológicas ou psicológicas. Na era do Viagra, a questão psicológica tem sido negligenciada. A falta de diálogo sobre o assunto pode piorar muito a situação, é preciso que o tema seja abordado pelo casal, quando se torna rotina. Tanto quanto no primeiro caso, onde a esposa se afasta do marido, na impossibilidade de acontecer tal diálogo é necessário procurar ajuda profissional. O filme é apenas uma comédia italiana que fala de relações amorosas, mas pode servir de pauta para muito papo, eu indico.
Já nas história com temas mais profundos, há espaço para discutir diversidade sexual e adultério. (...) Esse aparente desequilíbrio entre forma e conteúdo pode ser considerado algo positivo. Com uma estética e narrativa simples, Guerra dos Sexos é um filme acessível ao espectador mais iniciante. Com isso, pessoas que não estão habituadas a esses temas serão expostas a questões que, de outra maneira, provavelmente não fariam parte de suas conversas. Leia mais clicando aqui.
Personagens estereotipados vivendo situações surreais dão o tom do filme, de humor levemente escrachado e de estilo típico italiano. Laia mais, clique aqui.
Guerra dos sexos vai levar o espectador ao riso e, quem sabe, a refletir sobre relacionamentos. Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!