domingo, 1 de abril de 2012

A tentação

 
clip_image002ASSUNTO
Fanatismo religioso, relações afetivas, familiares e sociais, traição, reabilitação em drogadicção.



SINOPSE
Gavin Nichols (Charlie Hunnam) é um jovem que está na beira de um edifício, ameaçando pular. O detetive Hollis Lucetti (Terrence Howard) é enviado para impedi-lo e, ao conversar com ele, descobre que Gavin está sendo forçado a pular antes do meio dia. A conversa faz com que Gavin e Hollis exponham seus pontos de vista religiosos, em um verdadeiro embate sobre questões filosóficas.

TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA
Além de entretenimento, os diálogos trabalham questões religiosas e filosóficas. Fé pessoal e o fanatismo religioso são trabalhados na trama, sem que o filme se torne pesado. As discussões filosóficas e teológicas estão presentes no filme. As relações afetivas, reabilitação e traição tem espaço no desenvolvimento do enredo.
O encontro entre o detetive e o suicida promove a retrospectiva da vida de ambos. O diálogo é permeado por cenas do passado que aos poucos vão dando sentido a situação do momento. O detetive é acionado para ajudar ao suicida, tentando evitar que o pior aconteça. No entanto, o  Lucetti  não está em seus melhores dias, pois acabara de descobrir que é estéril. De quem seriam os dois filhos que criou como seus?
O suicida não parece desejar mesmo morrer. Logo, compreendemos que ele está sendo obrigado, para salvar a vida de seu amor. Somos aos poucos apresentados a trama desse amor, dessa amante. Ela é casada com um fanático religioso, que além de ter convicções rígidas e ser incapaz de aceitar diferenças, cobra diariamente lealdade às suas convicções religiosas e pessoais.  A convivência do casal com Gavin e seu colega de apartamento desperta a pior face do marido: o fanatismo e o preconceito .De fato, não é possível perceber a razão de tanta tolerância por parte da esposa, que é jovem e se submete a situações constrangedoras. Aos poucos, vamos percebendo que existe uma dívida de gratidão em relação a esse marido. De fato, a esposa mantém o casamento por considerar que ele um dia a salvou. 

Como é que uma relação afetiva pode evoluir, quando é mantida por condições semelhantes? Quando a atração e o amor acontece, o cotidiano, antes previsível e confortável, começa a perder o sentido. O filme nos faz refletir sobre deferentes aspectos da traição. No caso do detetive, o que parece óbvio não se relaciona a presença de outro amor na vida de sua esposa. Aqui, a mensagem principal gira em torno do quanto as aparências, por mais óbvias que nos pareçam, podem enganar. 
Sem a pretensão de aprofundar qualquer dos temas, o filme é um programa leve, que também provoca reflexões sobre diferentes aspectos da traição. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!